Automatização da rega do jardim

No que respeita a circuito eléctrico o Sonoff 4CH PRO

1. Não tem transformador 220VAC para 24VAC, pelo que terás de comprar um transfomador 24VAC para alimentar as electroválvulas, por exemplo este. 1A chega para uma electroválvula de cada vez, se tiveres muitas válvulas em simultâneo pode ser que necessites de um transformador com mais ampéres
  2. Enquanto que o programador da Hunter tem 1 saída em cada relé (teus círculos vermelhos), o Sonoff tem 3 contactos por relé. O do meio é por onde entra a electricidade (no caso do Hunter é interno ao programador, no caso do Sonoff terás de gastar algum fio para ligares os 24VAC a cada um). O contacto da esquerda do Sonoff equivale aos contactos do Hunter (estou a escrever de cabeça, poderá ser o da direita, um dos contactos está fechado e outro aberto quando o relé está ligado)

Estou a ver que no teu caso só usas 7 dos 8 canais. No Sonoff poderás usar esse canal que te vai sobrar para, em vez de ligares 24VAC, ligares 220VAC e a saída vai alimentar o transformador de 24VAC. Assim o transformador só vai estar em carga quando for necessário regar, o que por um lado prolonga a sua vida, e por outro gasta menos energia.

No meu caso optei por não pôr sensor de humidade, na minha zona a previsão meteorológica é credível q.b., e na estação chuvosa desligo o sistema de rega dado que o terreno tende a ficar empapado durante dias a fio.

1 Curtiu

Ola Hugo,

antes de mais, obrigado pela explicação e para acrescentar, julgo que fomos colegas na “Big Blue”, será ??

relativamente às ligações ao sonoff, não entendo como ligo o transformador externo ao canal livre, para alimentar as electrovávulas.
o sonoff, é ligado directamente a 220V e depois tenho q fazer uma 2a ligação de um transformador de 24VAC para as electrovávulas ?? Se t
iver q utilizar 2 sonoffs, uma vez q tenho 7 sectores, isso implica ter 2 transformadores ?
sinceramente, nesta parte das ligações estou meio perdido…

Obrigado !!

Isto é um mundo pequeno, fomos sim. Apostei no OpenHAB mas ando por aqui a recolher ideias, e por vezes dar umas dicas.

Fiz um esquema de como ficam as ligações

Sobre a tua questão de eWeLink vs HA: não te metas com o eWeLink. O controlo fica na China, se falha a Internet lá se vai a rega, mais vale teres um sistema de controlo local. Tasmotiza o Sonoff, é fácil (o meu é um R2 mas com o R3 pode ser diferente, precisei de um adaptador ftdi que se compra na Mauser e uns jumper cables dupont macho fêmea).

Edit: Segundo esta foto do Sonoff os fios verdes / castanho ligam à esquerda, o meu desenho está errado, mas creio que mesmo assim se percebe a ideia.

imagem

Abraço

Ola Hugo,

completamente claro e muito útil o esclarecimento !!!
Muito obrigado. Depois quando receber os sonoffs dou noticias,

Abraço

Pois. Era isso que ia dizer. O teu esquema não, está certo. As válvulas ligam a esquerda. De resto está tudo bem feito. Desculpem mas não, tenho tido muito tempo para partilhar mais fotos.

1 Curtiu

Sugiro que mantenhas os dois sistemas em paralelo. Não será difícil teres um comutador de 220V que alimente ora um ora outro. Na minha opinião não deve haver nunca uma dependência a 100% do HA.

Não precisa de haver essa dependência nem precisa de manter o sistema da Hunter. Se utilizar Sonoff com Tasmota pode perfeitamente configurar os tempos de rega no HA, passar esses valores para os temporizadores do Tasmota e criar uma rule para quando perder a ligação ao HA activar os temporizadores. Assim, se o HA falhar, os temporizadores assumem o controlo da rega.

Sim, claro, mas não será mais simples manter o Hunter ? Não tenho grande prática com as rules do Tasmota, uma rule pode estar inactiva mas penso que terei de usar o wifi para me ligar ao Sonoff para a activar quando for necessário. E se a falha se dever ao wifi ? E a mulher saberá fazê-lo ?

Podes criar rules para reagir a diversas situações: falha de ligação ao MQTT, falha de ligação ao wifi, reboot, etc. Basta criar rules para cobrir as situações que queres precaver. E se bem configurado, funciona tudo de maneira autónoma sem necessidade de intervenção humana.

1 Curtiu

O que eu faço no meu sistema é usar os timers do tasmota para controlar a rega… Ou seja, o funcionamento é local… Depois o HA “apenas” serve para ir buscar os dados dos timers do tasmota e programar novos dados… Assim, só precisas de ligação ao WiFi para modificar a programação… De resto funciona independentemente

2 Curtiram

Caramba, automações de jardim eu só tinha visto com equipamentos profissionais que nem os da Grabe! Mas isso que você fez está muito bom, muito bom mesmo, meus parabéns! Essas programações de rega automática que você fez também estão ótimas e muito detalhadas. Eu mal vejo a hora de ter grana pra comprar um produto do tipo e fazer a automatização das minhas queridas plantinhas. Por enquanto, tenho tido muito trabalho quase todos os dias só pra conseguir manter todas elas saudáveis e com bom aspecto e aparência.

Alguem me recomenda algum modelo de eletrovalvulas. Vou criar 3 zonas de jardim e ainda não tenho nada. Obrigado

Penso que qualquer eletrovalcula de 24 voltes serve. Tenho 4 ligada a um sonoff 4ch.

Estou a montar aqui também e comprei essa aqui.

Comprei a 220 VAC para não precisar de transformador.

Estou a usar um CH4 Pro mas o CH4 para essas válvulas é melhor. Estou a usar o PRO por que já o tinha aqui para controlar minha caldeira mas estou a substituir por um Shelly 1, na altura não conhecia o Shelly e o CH4 é bem maior.

1 Curtiu

Não sei porquê mas não me parece boa ideia misturar água e 220 V… :sweat_smile::sweat_smile::sweat_smile:

Obrigado pela sugestão. mas pk dizes que k ch4 é melhor que k ch4 pro?

O sonoff 4ch pro r2 podes alimentar desde 12 a 220 V. O sonoff 4ch só funciona a 220v. Tens a vantagem que no pro r2 podes alimentar com diferentes vontagens nos, diferentes reles…

Honestamente aguá e electricidade é uma mistura que pode ser bem perigosa, a 12 ou 220 :slight_smile:
Por isso mesmo no circuito dessa ligação meti um interruptor diferencial de 30mA, fora o geral de 300mA.

É apenas para evitar fazer aquele salto de um canal para o outro. No CH4 entra com a fase e o nutro e os canais tem saídas para a fase e o neutro. Se eu fosse comprar para essas válvulas compraria o CH4 e não o Pro.

Mas como o @maxcalavera disse, só tem saídas para 220V enquanto o CH4 Pro tem contactos secos.

Certo. Mas 220v diria que será bem mais perigoso que os 12v. Pelo menos em 12v não tens o risco de seres eletrocutado… Agora o 4ch ser melhor que o pro não estou a ver em que sentido. Só pelas ligações? Isso vai depender muito da utilização que lhes queres dar…

Copyright © 2017-. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt

FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade