Automações em node red ou yaml? Ajuda!

Boa tarde.
Tenho o Home Assistant instalado numa box h96 pro +, tudo a correr como deve ser. Mas não me entendo com o node red. O Home Assistant é utilizado num estabelecimento comercial, controlo blackouts, ar condicionado (é de condutas, não é inteligente, só tem comando de parede sem IR, mas tem um switch que o liga e desliga), luzes, sensores de temperatura, humidade e luminosidade, IR para controlar TV, controlo do PC (reiniciar, desligar ou hibernar), humidificadores/ambientadores e sistema de som.

Tenho automações criadas em Lovelace para:

  • Abrir os blackouts quando está sol, logo depois do nascer do sol, em dias de céu limpo ou quase limpo (com base em openweathermaps cloud coverage), em dias úteis e fora férias ou feriados (associado calendário google), se temperatura interior estiver abaixo de X. O ar condicionado liga perto da hora de abertura de porta. Assim climatizo o espaço primeiro com o sol (é tudo envidraçado, voltado a sul) e só depois com o AC. Já notei poupança na conta da eletricidade.

  • Quando tudo está a trabalhar, acender luzes e baixar blackouts 20min antes do por do sol.

  • No verão, ligar AC mais cedo e abrir blackouts perto da hora de abertura de porta.

  • Ligar TV e música perto da hora de abertura.

  • Controlar Aspirador Robot

  • Sinalizar abertura de porta

Objetivo: Controlar tudo com node red (os fluxos parecem ser fáceis de criar, mas nunca consigo fazer arrancar o esquema e tenho nodes que não consigo por a funcionar, como google calendar para ir buscar entradas de férias) ou com yaml (mais difíceis de criar, falha uma vírgula, ponto ou aspas e trama-se tudo, usar os if e elif e endif - ou tudo o que está pelo meio - é mais complicado pelo menos para mim que ainda não percebi todas as lógicas) e através do frontend não consigo fazer metade.
Por exemplo, no inverno quero que, sabendo que o sol já nasceu, que a temperatura interior (sensor zigbee) é de 15ºC e está céu limpo ou quase limpo (sensor cloud coverage openweathermaps), os blackouts subam e o AC arranque para aquecer (Setpoint de 22ºC). No entanto, caso estejam 16ºC no interior, o AC arrancar 10min + tarde, 17º e arranca 20min + tarde, e por aí fora (tenho que ter sempre AC a trabalhar porque também ventila o espaço). O mesmo com os blackouts, só subirem apenas se entre o nascer do sol e a hora de abertura estiver uma cloud coverage inferior a 50%.

Esta é apenas uma ideia de automatismo que quero criar. Consigo usar google calendar nas automações, no node red não consigo.

Ajuda???
Obrigado!


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade