Automação Semana a Semana

Boa tarde
Sou pai separado e tenho as minhas filhas comigo, semana sim, semana nao. Desta forma, no quarto delas, tenho necessidade de ativar certas automações na semana que estão comigo e na seguinte ja nao preciso que funcionem…
Desta forma precisava de criar uma automação, que faça o seguinte:
Domingo X ativa um equipamento, Domingo Seguinte desliga esse equipamento e assim sucessivamente. Tenho procurado ideias como implementar isto e ainda nao consegui entender como o posso fazer. Alguem que me possa ajudar com esta programação pf.
Muito obrigado desde já a todos.

Será mais fácil ajudar se puderes identificar os equipamentos e como estão ligados ao HA.

1 Curtiu

Basta um exemplo simples como fazer a automaçao… O resto eu consigo programar tranquilo. imagina uma lampada que liga todos os dias as 22h. Na semana 1 ela ligará. Na semana 2 não. Na semana 3 ligará e assim sucessivamente.

Boa tarde Ricardo, bem vindo ao fórum da CPHA. Não te esqueças de dar uma leitura nas regras do fórum.

Tens algumas hipóteses de fazer isso no nodered, mas não é trivial. Ajudava perceber a mecânica, é para ligar apenas no momento em que chegam ou para ligar antes de chegarem (por exemplo um aquecedor)? Vai ter on/off durante essa semana ou vai estar sempre on?

Assim em abstracto iria tentar obter o número da semana, e depois consoante o número activava ou não essa função. É preciso também garantir um failsafe porque pode ocorrer o HA estar a reiniciar no momento do trigger e depois já não vai ligar porque o evento já ocorreu.

Como digo, vai depender um pouco daquilo que efectivamente queres fazer e se é ou não um sistema critico. podes sempre colocar um interruptor zigbee na parede para fazer toggle a esse dispositivo.

2 Curtiram

Não seria viável usar o work_day? Teria é que configurar tudo a mão… O único problema seria os fins de semana… :thinking::thinking:

Usando este template na condição da automação deves conseguir…

{{ ((now().strftime("%W") | int) % 2) == 0 }}

Sempre que a semana e par (2’, 4’…10’ semana do ano) ele executa…

Ou este para as impar:
{{ ((now().strftime("%W") | int) % 2) != 0 }}

Podes criar um grupo com as automações que queres ativas nessa semana e fazes só uma automação que ativa e desativa o grupo se a semana for par ou não…

5 Curtiram

Bom dia Joel Silva. Valeu camarada ! Está implementado e a funcionar. Partilho aqui a automação caso alguem venha a necessitar. A unica alteração que fiz foi “%W” por “%w”, uma vez que a semana para mim, nesta situação especifica, inicia no Domingo.

- id: '9_000_27'
  alias: Estado Central Princesas
  trigger:
  - at: '20:00:00'
    platform: time
  condition:
    condition: and
    conditions:
    - condition: time
      weekday:
      - sun
  action:
  - service_template: '{% if (((now().strftime("%w") | int) % 2) == 0) %}switch.turn_on{%else%}switch.turn_off{%endif%}'
    entity_id: switch.central_princesas
3 Curtiram

@RCarmo formata o código se faz favor.

1 Curtiu

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade