Automação Residencial com ESP32 e Raspberry

Olá a todos, sou novo no mundo de automação residencial e minha formação técnica é Engenharia Civil, o que dificulta um pouco com relação as programações.

Estou a construir minha casa no mês de Março/2019 e já quero deixar toda a iluminação automatizada. Para isso comprei os seguintes componentes:
02 placas ESP32;
02 placas com 08 relés;
01 raspberry pi;
Cabos;
Lâmpadas de LED;
30 sensores Touch Ttp223b para criar os interruptores Touch;

Já sei montar todo o sistema utilizando o Esp32 e os relés via MQTT em servidor externo, porém caso aconteça algum problema na minha internet o sistema para de funcionar.

Para ficar independente da internet eu comprei o Raspberry para montar uma rede interna e consegui criar servidor mqtt dentro dele de maneira fácil.

A grande dúvida é como integrar tudo isso que já fiz com o HomeAssistant, por onde devo começar a estudar, tem algum canal no youtube, tutorial…???

Outra dúvida que poderia me ajudar e não sei se é possível seria transformar o meu ESP32 em uma espécie de Sonoff de vários canais, acho que isso facilitaria a minha vida.

Obrigado a todos!

Porque é que não usas antes esp8266?! Tipo nodemcu ou wemos d1 mini?!
De qualquer forma deverás ter toda a informação que precisas aqui no fórum na secção dos tutoriais…

Não estou a ver propriamente o que pretendes fazer com os esp32 e relés… é um PLC? Será para colocar a nível central (quadro) e depois ligar a lâmpadas e sensores? Caso seja isso, como pretendes fazer com os interruptores? Vais ter cabos desde o quadro até ao interruptor? Qual é a extensão, voltagem, isolamento,…? …São diversas as questões e muitas respostas…

Desculpa a ignorância mas não sei o que é PLC.
Sim, a ideia é fazer uma central (Quadro de distribuição Lógica) para a iluminação. Os interruptores serão físicos (no local) Touch e os cabos irão da central até os interruptores. A extensão máxima do cabo será de 80 metros a voltagem do ESP32 é 3.3V e minha rede é 220V.
Todo o cabeamento será embutido em eletroduto por dentro das paredes. Para a tensão 220V serão usado cabos de 1,5mm² e 2,5mm². Estou em dúvida qual cabo usar para os interruptores.

Os relés ficarão dentro do centro de distribuição junto com o ESP32, que ficará na Cozinha da casa.
Para ligar a lampada da sala farei a seguinte ligação:
Neutro e fase (1,5mm²) da Lâmpada irão até o quadro de distribuição para ligar nos relés
O interruptor da sala será touch portanto terá que chegar 3 cabos nele, VCC, GND e SIG (Lógica), esses cabos que ainda não sei qual seção usar.

Existe algum outro método mais fácil e/ou seguro?

Nesse tipo de ligação que descrevi consigo resolver via MQTT, porém quero integrar com o Raspeberry e HA.

Muitos problemas estão presentes nesse teu projeto. Naturalmente, em bancada de testes, nem metade são visíveis. A um pequeno título de exemplo: não será possível um extensão para cabo até ao interruptor desse comprimento com essa voltagem, aliado a outros problemas como interferências eletromagnéticas.

Antes de partires para decisões estruturais… e se pretenderes fazer algo com gestão centralizada por cabo, recomendo estudar os sistemas já existentes no mercado de fabricantes reconhecidos.

Uma solução por cabo será sermpre mais caro.

Não seria preferível considerar algo como interruptores wifi… sendo mais simples a instalação e o custo final mais económico?! Estou a partir do pressuposto que uma instalação por cabo (conforme as normas) seria muito diferente do projeto que tens em mente.

PLC - PROGRAMMABLE LOGIC CONTROLLER. Basicamente é um “computador” que monitoriza os estados e toma decisões conforme o programado.

Tal como diz o @Luis_Andrade o melhor, até porque sai mais barato, será utilizares uma soloção ja existente no mercado como por exemplo os Sonoff T1 ou Touch. Funcionam por wi-fi e caso tenhas problemas com sistema de controlo (HA, MQTT, wi-fi, etc.) os interruptores funcionam sempre.

Estou gostando muito do fórum, estão de parabéns e obrigado por tirarem minhas dúvidas. Entendi, então seria mais viável comprar alguns Sonnofs? Não é mais vantajoso utilizar um esp01 com relés? Acho que se tornaria mais barato.

Podes usar o que quiseres. A questão é a fiabilidade e o tempo de instalação vs diferença de preço

Se quiseres uma solução centralizada podes colocar sonoff 4ch ou shelly 4Pro, e convém teres sempre um a mais para o caso de algum se estragar. Considera que se tens um sistema desses a controlar as luzes se algum dos módulos avaria tudo o que lá está ligado fica sem trabalhar. Se forem luzes…

Se colocas um shelly num interruptor e ele avaria, basta retirar e ligar directo no interruptor. Se tens uns relés no quadro a controlar uma série de lampadas e o módulo avaria, vais ter de comprar umas velas

1 Curtiu

Ficarias bem servido também com nodemcu e wemos d1 mini e fica mais barato que os sonoff… O problema que o pessoal referia era o comprimento dos fios que é demasiado para 3.3v e leva, ainda que desse, a interferências electromagnéticas…

Este tópico foi automaticamente fechado 90 dias após a última resposta. Novas respostas não são permitidas.

Copyright © 2017-. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt

FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade