Automação Residencial com ESP32 e Raspberry

Olá a todos, sou novo no mundo de automação residencial e minha formação técnica é Engenharia Civil, o que dificulta um pouco com relação as programações.

Estou a construir minha casa no mês de Março/2019 e já quero deixar toda a iluminação automatizada. Para isso comprei os seguintes componentes:
02 placas ESP32;
02 placas com 08 relés;
01 raspberry pi;
Cabos;
Lâmpadas de LED;
30 sensores Touch Ttp223b para criar os interruptores Touch;

Já sei montar todo o sistema utilizando o Esp32 e os relés via MQTT em servidor externo, porém caso aconteça algum problema na minha internet o sistema para de funcionar.

Para ficar independente da internet eu comprei o Raspberry para montar uma rede interna e consegui criar servidor mqtt dentro dele de maneira fácil.

A grande dúvida é como integrar tudo isso que já fiz com o HomeAssistant, por onde devo começar a estudar, tem algum canal no youtube, tutorial…???

Outra dúvida que poderia me ajudar e não sei se é possível seria transformar o meu ESP32 em uma espécie de Sonoff de vários canais, acho que isso facilitaria a minha vida.

Obrigado a todos!

Porque é que não usas antes esp8266?! Tipo nodemcu ou wemos d1 mini?!
De qualquer forma deverás ter toda a informação que precisas aqui no fórum na secção dos tutoriais…

Não estou a ver propriamente o que pretendes fazer com os esp32 e relés… é um PLC? Será para colocar a nível central (quadro) e depois ligar a lâmpadas e sensores? Caso seja isso, como pretendes fazer com os interruptores? Vais ter cabos desde o quadro até ao interruptor? Qual é a extensão, voltagem, isolamento,…? …São diversas as questões e muitas respostas…

Desculpa a ignorância mas não sei o que é PLC.