Automação quartel de Bombeiros - Sirene, iluminação, Barreiras, Portões

Olá a todos!

Sou novo neste forum e também no mundo do HA, mas surgiu-me a ideia de um projecto, integrando HA, para o quartel de Bombeiros, do qual sou o responsavel, pelos sistemas de informação.

Neste momento, temos diversos sistemas que gostaríamos de automatizar / controlar via dashboard, tanto por questões de “nice to have”, como por questões de termos sistemas avariados que nos estão a pedir milhares de euros para substituir, como é o caso da sirene do quartel (aquela que se ouve ao meio dia por exemplo).

Começando pelo inicio, temos os seguintes sistemas que gostariamos de integrar com Home Assistant:

Sirene exterior do quartel:

Neste momento está avariado na parte de controlo, mas é um sistema que está ligado com 5 botões. que acionam um relé, que faz injectar 24v na sirene, para fazer a mesma tocar. Esses botões tem as seguintes funções:

  • Botão 1 - 1 Toque de 20 segundos
  • Botão 2 - 2 Toques de 20 segundos
  • Botão 3 - 3 Toques de 20 segundos
  • Botão 4 - 4 Toques de 20 segundos
  • Botão 5 - Toque manual (on/off)

Este sistema também é suposto tocar todos os dias automaticamente a uma hora predefinida.

Iluminação: (esta deverá ser a mais facil)

Gostaríamos de poder automatizar / controlar a iluminação do nosso quartel, nomeadamente nos parques de veículos, com controlo atraves de dashboard na central do corpo de bombeiros

Atualmente as luzes são ligadas através de “contactores” (sera assim o nome?), diretamente no quadro elétrico localizado na central.

Portões do parque de veículos:

Temos 13 Portoões que gostaríamos de ter a hipotese de controlar através da central e que tivessemos a hipotese de visualizar o estado dos mesmos através do dashboard.

Atualmente os portões são controlados através de botoneiras individuais junto a cada portão (que gostaríamos de manter em paralelo)

Barreiras de entrada de veiculos

Temos 2 conjuntos de barreiras, que tem botões para controlo na central, que tem cada uma uma “chave” que fecha o circuito das celulas IR para manter os portões abertos em caso de necessidade e não fecharem passado X segundos conforme estão programado nas barreira.

Semáforos

Temos uma botoneira, na central, que faz passar o semaforo de laranja, para vermelho, na saida dos veiculos de emergencia.

Paineis Solares

Para concluir, temos instalado sistemas de paineis solares, com Sunny Portal, que gostariamos também de ter a visualziação em tempo real, do que está a ser produzido VS o que está a ser consumiido da rede da EDP.

E pronto, é só isto…

Se existir alguém que nos possa dar uma ideia se todas estas “necessidades” são possiveis de realizar, bem com se (ainda melhor), houver alguem da zona de Cascais, que nos queira ajudar por carolice neste projecto.

Obrigado desde já pelo tempo que “perderam” a ler este post!

Rui Jácome

Tudo isso é possível de fazer, depende apenas do orçamento para comprar dispositivos para tornar os equipamentos que querem integrar “compatíveis” com o HA.

Olá Rui.
Não vou adientar muito porque o principal já fui respondido acima…é tudo uma questão de euros.
Mas uma ves que es responsável pelo quartel…
Deixo te este video… que te poderá ajudar em outras ideias…

1 Curtiu

Viva Rui, é um grande prazer ver-te aqui na comunidade do HA. Eu posso marcar contigo e dar-te um overview do que o HA pode fazer e de como tenho feito aqui em casa. Marcamos uma video-conferência e faço desktop sharing para este efeito. Tens de ter em mente que sou um novato também, pelo que as coisas mais complexas poderão requisitar mais ajuda da comunidade.

Tal como já disseram acima, tudo o que queres é possível e desde já, como morador no concelho de Cascais, me ponho à disposição para ajudar como voluntário se julgares proveitoso.

Ola Moacir!

Obrigado pela resposta. Vamos combinar um dia e ou fazemos uma call, ou passas por cá pelo quartel.

Obrigado aos restantes também

@ruijacome

Caso pretendas, podes ir ao nosso canal do discord.

Temos por hábito utilizar os canais de voz e vídeo para partilhar informação em direto, ajudar os membros da comunidade, tal como discutir diversos temas.

2 Curtiram

Luís, eu entro no CPHA a utilizar minha conta no Google. Dito isto, no Discord posso também entrar com Google ou devo criar uma conta no CPHA?

Tens de criar uma nova conta no Discord. Penso que não permite ainda SSO com a Google.

Mas há como correlacionar a conta do discord com o CPHA ou devo informar ao grupo/comunidade qual é minha identificação lá?

Basta usares o mesmo nome/nick em ambos os lados.

Olá novamente!

Não descartando eu ligar-me ao discord, gostaria de saber se me poderiam indicar os componentes que eu teria que usar para fazer tocar as sirenes de alerta, que neste momento é o mais urgente:

A sirene do quartel, o sistema atual de botões, apenas fecha o circuito e a sirene toca no quartel.

A sirene remota no centro de Cascais, é através de um “circuito/linha morta” da PT, que tem 24v injectados através do quartel que depois no local remoto faz fechar um segundo circuito. se conseguisse fechar esse circuito remoto através do túnel VPN que temos já criado, seria o ideal para não ter que estar a pagar o circuito da PT que ainda é carote…

Obrigado desde já!

Qualquer resposta que te dêem será pura especulação sem ver os equipamentos a serem integrados…

Podia dar-te aqui uma lista bem grande de dispositivos e nenhum servir. Estas coisas não podem, nem devem, ser feitas por intuição tipo “acho que serve”. Uma coisa são dispositivos para trabalhar com 24V ou completamente diferente são dispositivos para trabalhar com 230V, e mesmo estes ultimos dependem da potencia do equipamento que lá vai estar ligado.

Viva!

Obrigado pela resposta.

O relé que queremos inicialmente substituir é este:

Está ligado a um transformador de 12v.

Obrigado!

Está aqui um projecto que parece bastante interessante. Força nisso.

Viva!

Pois é, apesar de não perceber patavina do assunto e andar à pesca, temos aqui no quartel, muita cois, que podemos colocar a trabalhar com Home assistant…

Obrigado!

Rui Jácome


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade