Estou no processo de migrar todas as minhas automações para o node-red e quero implementar um flow que envie o Roborock para a zona do caixote do lixo quando um X número de metros quadrados foi limpo.
A minha ideia era comparar a área total limpa antes de aspirar com a nova área total limpa depois de concluída a limpeza da casa. Conceptualmente é o que me faz mais sentido mas, na prática, não sei como implementar.
Boas .
Tenho isso feito , mas em yaml. De qualquer maneira o conceito é simples. Para começar envio a área total para um input-number , depois tenho um sensor template que está sempre a comparar a diferença desse input number para a área total actual. Por fim tenho um script em que quando essa diferença for maior que 200, e quando alguém chegar a casa ou se estiver alguém envia para o lado do caixote e anuncia nos media player para despejar. Por fim volta para a base e a última acção do script é enviar outra vez o valor actual da área total limpa para o input-number ficando o sensor template outra vez a 0.
Em node red , acho que o problema é guardar valores que não desapareçam depois de um restart. Mas se usar só o input-number do HA e resto fazer lá, também deve dar concerteza.
Obrigado pela dica.
Já agora, dá para partilhar o código yaml?
Eu tinha isso a funcionar por um input_bool, que quando a área de limpeza era >70 ficava verdadeiro e uma automação que na mudança de estado “cleaning->returning to the dock” mandava o roborock para o caixote do lixo, mas quando a casa era limpa por zonas, o input_bool nunca saia do false.
Bem acho que não me esqueci de nada. Os dois sensores podem ser simplificados, na verdade o primeiro só serve para tirar o atributo do aspirador e torná-lo num sensor.
Para o sensor m2 lixo começar a contar é preciso ou activar o script e ele correr completamente ou colocar à mão o valor actual da arêa total limpa no input_number.
Obrigado pela partilha, dá para perceber a lógica que usas perfeitamente, mas qual o porquê da diferença de 200% ser o 100% do sensor?
Isso quer dizer que o sensor dá o bin do lixo cheio a ± cada 200 m^2 aspirados, ou não?
Boa, obrigado pelas dicas, vou implementar o input number no HA.
A automação que atualiza o input number quando o roborock vai para a dock e o script foi tentar fazer no node-red