Boas,
Existe algum tutorial para criar uma alimentção de um wemos mini d1 está com a alimentação fraca? Obrigado
Boas,
Existe algum tutorial para criar uma alimentção de um wemos mini d1 está com a alimentação fraca? Obrigado
Não entendi o título do tópico. Podes alterar ou explicar o objectivo no post.
Objectivamente, não entendi também o que é pretendido no post… como estás a alimentar o D1?
O que pretendes concretamente e qual é o constrangimento?
Realmente… O que pretendo é alimentar o mini d1 por baterias ou powerbank e receber um alerta quando as baterias precisarem de ser substituidas…
Isso deve ser fácil, uma vez que ele recebe informação da vcc como se pode ver nas mensagens de telemetria…
Certo. O mini D1 envia esta mensagem:
16:17:03 RSL: tele/mini1/STATE = {“Time”:“2018-12-31T16:17:03”,“Uptime”:“0T00:10:17”,“Vcc”:2.945,“SleepMode”:“Dynamic”,“Sleep”:50,“LoadAvg”:19,“Wifi”:{“AP”:1,“SSId”:“jgs”,“BSSId”:“84:94:8C:A2:BB:B8”,“Channel”:2,“RSSI”:84}}
E consigo ler o valor com :
- platform: mqtt
name: “V Teste”
state_topic: “tele/minid1/STATE”
value_template: “{{ value_json.Vcc }}”
unit_of_measurement: “V”
O meu problema é que o power bank é de 5V e a tensão lida é da alimentação do mini d1…
Quando vejo o HA ele mostra-me o valor de tensão mas eu não sei se é de agora ou do dia anterior…
Alguma solução?
O valor que aparece no HA é o da última telemetria - 5 minutos se não tiveres modificado…
O maior problema que podes ter é que essa medicação é após o regulador integrado no wemos, o que pode fazer com que só notes quando a bateria estiver demasiado baixa…
Pois… Estava com esperança que alguém já tivesse passado por isto. Ninguém usa sensores a bateria?
O problema é que se o sensor deixar de comunicar o valor apresentado seja mais antigo. Como se faz para garantir que este valor é recente e o sensor está a comunicar?
@jagsilva
Se tens o Tasmota instalado ele envia um sinal de LWT que permite ao HA saber se o sensor está activo ou não.
Certo. E que faço com isso?
Configuras no HA o availability_topic
, o payload_available
e o payload_not_available
do sensor. Depois crias uma automação para te avisar quando o sensor perder a comunicação.
E ligado aos 5V do alimentador, usar um divisor de tensão que depois dá entrada na analogica do wemos?
Assim terás a leitura do valor da alimetação a montante (os 5V das baterias ou powerbank ) .
Atenção que penso que o maximo de tensão aplicavel aos wemos são 6V ou 7V
Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt