Automação para alimentação

Boas,

Existe algum tutorial para criar uma alimentção de um wemos mini d1 está com a alimentação fraca? Obrigado

Não entendi o título do tópico. Podes alterar ou explicar o objectivo no post.

Objectivamente, não entendi também o que é pretendido no post… como estás a alimentar o D1?
O que pretendes concretamente e qual é o constrangimento?

1 Curtiu

Realmente… O que pretendo é alimentar o mini d1 por baterias ou powerbank e receber um alerta quando as baterias precisarem de ser substituidas…

Isso deve ser fácil, uma vez que ele recebe informação da vcc como se pode ver nas mensagens de telemetria…

@Maddoctor bem pensado pelo menos o firmware Tasmota envia essa info.

Certo. O mini D1 envia esta mensagem:

16:17:03 RSL: tele/mini1/STATE = {“Time”:“2018-12-31T16:17:03”,“Uptime”:“0T00:10:17”,“Vcc”:2.945,“SleepMode”:“Dynamic”,“Sleep”:50,“LoadAvg”:19,“Wifi”:{“AP”:1,“SSId”:“jgs”,“BSSId”:“84:94:8C:A2:BB:B8”,“Channel”:2,“RSSI”:84}}

E consigo ler o valor com :

  • platform: mqtt
    name: “V Teste”
    state_topic: “tele/minid1/STATE”
    value_template: “{{ value_json.Vcc }}”
    unit_of_measurement: “V”

O meu problema é que o power bank é de 5V e a tensão lida é da alimentação do mini d1…
Quando vejo o HA ele mostra-me o valor de tensão mas eu não sei se é de agora ou do dia anterior…
Alguma solução?

O valor que aparece no HA é o da última telemetria - 5 minutos se não tiveres modificado…

O maior problema que podes ter é que essa medicação é após o regulador integrado no wemos, o que pode fazer com que só notes quando a bateria estiver demasiado baixa…

Pois… Estava com esperança que alguém já tivesse passado por isto. Ninguém usa sensores a bateria?

O problema é que se o sensor deixar de comunicar o valor apresentado seja mais antigo. Como se faz para garantir que este valor é recente e o sensor está a comunicar?

@jagsilva
Se tens o Tasmota instalado ele envia um sinal de LWT que permite ao HA saber se o sensor está activo ou não.

Certo. E que faço com isso?

Configuras no HA o availability_topic, o payload_available e o payload_not_available do sensor. Depois crias uma automação para te avisar quando o sensor perder a comunicação.

1 Curtiu

E ligado aos 5V do alimentador, usar um divisor de tensão que depois dá entrada na analogica do wemos?
Assim terás a leitura do valor da alimetação a montante (os 5V das baterias ou powerbank ) .
Atenção que penso que o maximo de tensão aplicavel aos wemos são 6V ou 7V


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade