Automação Exaustor

Boa noite.

Preciso da vossa ajuda. Estou a usar um switch para on/off do exaustor de teto e tenho um sensor temp/hum da xiaomi no wc. E quero usar o valor de humidade para ligar o exaustor quando tomo banho e a humidade aumenta consideravelmente dentro do box.

Neste momento tenho isto:

  alias: Exaustor On Automatico Humidade
  description: Liga o exaustor do wc automaticamente quandoa humidade atinge 70%.
  trigger:
  - above: '80'
    below: '81'
    entity_id: sensor.mi_h_xxxxxxxxxx
    platform: numeric_state
  condition:
  - condition: device
    device_id: bxxxxxxxxxx
    domain: switch
    entity_id: switch.bxxxxxxxxx
    type: is_off
  action:
  - device_id: bxxxxxxxx
    domain: switch
    entity_id: switch.bxxxxxxxxx
    type: turn_on
  mode: single

Será essa a forma correta ? Usei above e below para que a automação não fique ligada por muito tempo, se usar apenas above enquanto a humidade estiver alta a automação está sempre ligada, e não queria. Conhecem forma melhor de fazer isso ? (aviso já que qualquer coisa que faço no hassio representa horas de leitura e aprendizagem, estou muito verde ainda). A paragem do exaustor é feita por tempo fora dessa automação, isto porque posso ligar o exaustor de outras formas e quero garantir que ele desliga auto ao fim de x tempo sempre.

Eu optava por colocar apenas o above mas na condição, metes se o exaustor estiver desligado.
Ou seja, a automação vai ter como trigger sempre que esteja acima de 80 mas apenas se o exaustor estiver desligado é que passa para a action

1 Curtiu

Eu fiz isso inicialmente, mas a automation fica on durante algum tempo. Mas essa deve ser realmente a solução. Vou testar melhor.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade