Automação entre tempos

Boa noite,
Tenho duas automações simples que são ligar um switch as x horas e apagar o switch as y horas.

Não há possibilidade de fazer isso numa só automação?

Tou em querer que com NodeRed consegues fazer, no HA sinceramente agora de momento só estou me a lembrar que podes usar um delay para depois fazeres o turn off.
Contudo, porque não queres ter duas automações?

Tenho um Separador com as automações, e sempre que quero fazer uma coisa deste género ou um comutador de escada por exemplo, fico com duas automações. Ainda não testei a possibilidade de fazer um grupo para cada conjunto de automações que no fundo é a mesma.

E para que queres um separador com as automações?

Para as delisgar e ligar quando quiser

Não estou a ver onde isso se encaixa nesta afirmação:

As automações são para estar sempre a funcionar, salvo em raros casos. Por algum motivo existem as condições nas automações…

Claro, mas eu quero ter um separador onde posso ativar e desativar sem ir ao ficheiro de configuração.
Até porque em caso de falha qualquer utilizador pode desligar sem me dar cabo do .yaml

Ok, percebi.

Voltando à questão inicial podes sempre criar uma automação que corra a cada minuto, por exemplo, e que tem como condição ligar as luzes se for depois das x horas e desligar depois das y horas.

Em termos de desempenho não sobrecarrega muito?
É possível criar um grupo com essas duas automações e um só switch para ligar e desligar as duas? Assim não tinha mais thread a correr.

Uma automação a correr a cada minuto não sobrecarrega o sistema. Eu próprio tinha um Rpi 3B com mais de 20 automações a correr a cada 5 segundos e não notava diferença.

O que deves fazer para ligar e desligar as automações é criar um input_boolean para cada conjunto de automações (ligar e desligar) e depois colocar uma condição na automação. Algo assim:

#### LUZ  CORREDOR
  - alias: 'Luz Corredor'
    initial_state: 'on'
    trigger:
      - platform: time
        minutes: '/1'
        seconds: 01
    condition:
      condition: and
      conditions:
        - condition: time
          after: '22:00:00'
          before: '08:00:00'
        - condition: state
          entity_id: input_boolean.luz_corredor
          state: 'off'
    action:
      - service: light.turn_on
        entity_id: light.luz_corredor

As automações que fiz no assistente já criam esse Switch. é so adicionar a entidade ao tab

@joaopedrocmp na automação que o @j_assuncao colocou acima para te ajudar terás que mudar de platform: time para platform: time_pattern o HA teve há pouco tempo um update no qual esse parametro teve uma alteração.

1 Curtiu

Este tópico foi automaticamente fechado 90 dias após a última resposta. Novas respostas não são permitidas.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade