Automação downlights philips zhirui

Bom dia pessoal, estou a tentar automatizar as minhas downlights da xiaomi philips zhirui, mas nao estou a conseguir não sei muito bem porquê. será que alguém me consegue ajudar?

A minha automação

  - alias: Ligar 18h00 20h00
    initial_state: true
    trigger:
      platform: state
      entity_id: binary_sensor.motion_sensor_158d00029be9c3
      from: 'off'
      to: 'on'
    condition:
    - condition: time
      after: '18:00:00'
      before: '20:00:00'
    - condition: numeric_state
      entity_id: sensor.illumination_158d00029be9c3
      below: 15
    action:
      - service: light.turn_on
        entity_id: light.downlight_cozinha_entrada
        data:
          Brightness: 100
          Scene : 1
      - service: light.turn_on
        data:
          entity_id: binary_sensor.motion_sensor_158d00029be9c3

configuration.yaml está assim

light:
  - platform: yeelight
    devices:
     xxx.xxx.x.xxx:
        name: yeelight_rgb_7811dc6b09nm
  - platform: xiaomi_miio
    name: Downlight Cozinha Entrada
    host: xxx.xxx.x.xxx
    token: xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
    model: philips.light.bulb
  - platform: xiaomi_miio
    name: Downlight Cozinha Janela
    host: xxx.xxx.x.xxx
    token: xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
    model: philips.light.bulb

e o erro que o home assistant reporta:

2018-11-04 09:06:26 WARNING (MainThread) [homeassistant.config] Package portao contains invalid customize
2018-11-04 09:06:26 WARNING (MainThread) [homeassistant.config] Package cozinha contains invalid customize
2018-11-04 09:06:51 ERROR (SyncWorker_3) [homeassistant.components.light.yeelight] Failed to connect to bulb xxx.xxx.x.xxx, yeelight_rgb_7811dc6b09nm: A socket error occurred when sending the command.
2018-11-04 09:07:00 ERROR (MainThread) [homeassistant.core] Timer got out of sync. Resetting
2018-11-04 09:07:10 ERROR (MainThread) [homeassistant.helpers.entity] Update for media_player.radio fails
Traceback (most recent call last):
  File "/usr/local/lib/python3.6/site-packages/jsonrpc_async/jsonrpc.py", line 29, in send_message
    response = yield from self._request(data=message.serialize())
  File "/usr/local/lib/python3.6/site-packages/aiohttp/client.py", line 391, in _request
    await resp.start(conn)
  File "/usr/local/lib/python3.6/site-packages/aiohttp/client_reqrep.py", line 770, in start
    self._continue = None
  File "/usr/local/lib/python3.6/site-packages/aiohttp/helpers.py", line 673, in __exit__
    raise asyncio.TimeoutError from None
concurrent.futures._base.TimeoutError

During handling of the above exception, another exception occurred:

Traceback (most recent call last):
  File "/usr/local/lib/python3.6/site-packages/homeassistant/helpers/entity.py", line 221, in async_update_ha_state
    await self.async_device_update()
  File "/usr/local/lib/python3.6/site-packages/homeassistant/helpers/entity.py", line 347, in async_device_update
    await self.async_update()
  File "/usr/local/lib/python3.6/site-packages/homeassistant/components/media_player/kodi.py", line 479, in async_update
    'albumartist', 'showtitle', 'album', 'season', 'episode']
  File "/usr/local/lib/python3.6/site-packages/jsonrpc_async/jsonrpc.py", line 31, in send_message
    raise TransportError('Transport Error', message, exc)
jsonrpc_base.jsonrpc.TransportError: ("Error calling method 'Player.GetItem': Transport Error", TimeoutError())

Obrigado pela vossa ajuda.

Essas lampadas não têm um token?

Sim @rodolfoVieira e está configurado mas eu apaguei para não postar aqui o token…
Elas aparecem no HA e informação do estado. Mas não consigo que a automação funcione.

Quak é o valor que agora aparece em sensor.illumination_158d00029be9c3 ?

E já exprimentas-te tirar na automação o Scene : 1

E deixar so o Brightness? Isso ainda não. Mas agora reparei num erro. O : a seguir ao scene tem um espaço. Vou tentar tirar o espaço e depois tiro o scene a ver o que dá…

Sim primeiro ves se o valor está abaixo desse 15, se tiver acima não vai funcionar, e depois exprimenta a tirar o que te disse só retirar o Scene : 1

Sim, isso eu sabia pois já tinha configurado um valor mais elevado para efeitos de teste… Vou tentar. Obrigado

Já experimentei e não funciona. Não sei o que mais poderei alterar…

Bom dia.

Uma pergunta o que é a ultima entidade da tua automação?

      - service: light.turn_on
        data:
          entity_id: binary_sensor.motion_sensor_158d00029be9c3

Aproveito e peço-te que confirmes que tens o “Developer mode” enable na Yeelight mobile app?

Essa última parte é erro da minha parte, o @RodolfoVieira já me alertou para esse erro. E como as automações funcionam nunca dei por nada. Quanto a developer mode penso que não faz falta uma vez que na App yeelight não aparecem lá e por parte do home assistant estão a funcionar. https://www.dropbox.com/s/6v74y90d4zl4eey/Screenshot_20181105-105527.png?dl=0
A única coisa que nao está a funcionar é mesmo as automações. Qualquer coisa que ali está mal… Tenho feito muitas pesquisas e ainda assim não consegui acertar com as automações.

A app é uma coisa, controlar “localmente” é outra e como podes ver neste topico tirando actualizar o HA só tens esse factor a testar.

@jpm, eu consigo controlar as lâmpadas localmente no HA, consigo acender e apagar. O que não estou a conseguir é fazer automações. Se fores ao meu primeiro poste e fores ver o log do HA só dá erro nas configurações das automacões… As lâmpadas não têm qualquer tipo de erros…

2018-11-04 09:06:26 WARNING (MainThread) [homeassistant.config] Package portao contains invalid customize
    2018-11-04 09:06:26 WARNING (MainThread) [homeassistant.config] Package cozinha contains invalid customize
    2018-11-04 09:06:51 ERROR (SyncWorker_3) [homeassistant.components.light.yeelight] Failed to connect to bulb xxx.xxx.x.xxx, yeelight_rgb_7811dc6b09nm: A socket error occurred when sending the command.
    2018-11-04 09:07:00 ERROR (MainThread) [homeassistant.core] Timer got out of sync. Resetting
    2018-11-04 09:07:10 ERROR (MainThread) [homeassistant.helpers.entity] Update for media_player.radio fails
    Traceback (most recent call last):

O erro que estás a ver da yeelight é porque está desligada no interruptor… Mas as lâmpadas que falo são da xiaomi Philips zhirui. É está tudo devidamente bem configurado…

  - alias: Ligar 18h00 20h00
    initial_state: true
    trigger:
      platform: state
      entity_id: binary_sensor.motion_sensor_158d00029be9c3
      from: 'off'
      to: 'on'
    action:
      - service: light.turn_on
        entity_id: light.downlight_cozinha_entrada
        data:
          Brightness: 100

Testa e envia um log em modo debug com esta automação a correr, sffv.

Já testei essa autorização. Não deu em nada, mas posso testar novamente, só não sei como fazer o modo debug…

Vê se é isto que me pediste…

Removido por motivos de segurança

Nada do teu log indica que essa automação foi executada, nem sequer que tentou e deu erro.

pesquisei pela hora 18h00 e pela entidade

downlight_cozinha_entrada

nenhum deles retornou o resultado esperado.

o log deve ter a execução da automação nem que seja de forma manual com um trigger manual da mesma.

O problema é que ela nem sequer aparece no HA para poder executar manualmente… Simplesmente não existe… Começo a desconfiar do ficheiro .yaml. Mas também o ficheiro sem a automação funciona bem sem erros…

Excelente, então o primeiro passo ultrapassamos:

Essa automação não tem erros, simplesmente não é carregada

Segundo passo: tens a certeza que estas no ficheiro certo? Se sim porque dizes que sim. Se não onde é que está essa automação?

Sim, estou no ficheiro cozinha.yaml que é onde tenho as minhas configurações para os periféricos que tenho na cozinha. Periféricos esses que são as xiaomi philips zhirui e sensor de movimento. A automação está dentro desse mesmo ficheiro que após o configurar lá e reiniciar o HA dá erro nesse mesmo ficheiro…

@maxcalavera

Sugeria tirares a automação do ficheiro package e colocares no automations.yaml.

Por um motivo: alteras, gravas, fazes check, reload automations, e evitas estar sempre a reiniciar o HA. Quando estiver ok, se quiseres, voltas a colocar no package.

Não te resolve nada, mas poupas tempo :wink:

@maxcalavera conheces a função de verificar os ficheiros?

configuration -> General e antes de carregares em Restart, carregas em check config

image

diz-te logo quais os erros que tens e não precisas de estar a reinciar o HA com erros.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade