Automação do portão eletrico

Ok. Muito obrigado pela vossa atenção…

Para usares a minha automação não precisas de fazer nada.
Basta abrires o portão usando o botão que deverás ter no UI do home assistant (switch.abrir_portao_grande).

Ao fim de 30 segundos ele fecha… Não precisas de fazer nada específico

Atenção que tudo isto tem um grande “handicap”. Como não tens como saber se o portão está aberto ou fechado, se usares isto e o portão estiver aberto, o que vai acontecer é que ele fecha e ao fim de 30 segundos abre!
Mas isso é verdade para qualquer uma das automações que foram aqui postas, por mim ou por ti…

A solução ideal seria, na minha opinião, a seguinte:

script:
  abrir e fechar portao 30s:
    sequence:
      - service: switch.turn_on
        entity_id: switch.abrir_portao_grande
      - delay: '00:00:30'
      - service: switch.turn_on
        entity_id: switch.abrir_portao_grande

switch:
  - platform: template
    switches:
      portaogaragem:
        turn_on:
          service: script.turn_on
          entity_id: script.abrir_e_fechar_portao_30s
        turn_off:
          service: switch.turn_on
          entity_id: switch.abrir_portao_grande

Depois tiras o switch.abrir_portao_grande do UI do home assistant e colocas o switch.portaogaragem

Não te esqueças de pôr o switch no local apropriado da configuration.yaml

Assim, se ele estiver aberto e quiseres fechar carregas no botão off do interruptor novo. Se quiseres abrir, carregas no on.
Ainda melhor era uma solução como o @RodolfoVieira sugeriu…

@maxcalavera uma maneira fácil e barata de saberes se o portão está aberto ou fechado, é usares um sensor da xiaomi, ou 433.
Isto pressupondo que tens o portão relativamente perto de casa.
Acho que seria mais interessante até

Bruno Melo por norma os portões tem a função de fechar automático de fabrica

@Maddoctor Infelizmente não consigo que as tuas automações corram, ja fiz tudo o que me ensinaste e nada. a ultima automação que aqui colocaste da erro ao verificar. @Jose_Ferreira o meu portão tem essa função desativada. @RodolfoVieira já comprei o sensor para usar no portão mas estou a ver que este projecto vai ficar em stand bye pois não consigo que a automacão funcione. Sou um pouco leigo quanto a este tema por isso acho que vou desistir… Aproveito também para vos agradecer por tudo.

tem a função desactivada mas dá para activar

@maxcalavera acho que desistir… neste momento não é a melhor opção, quando dizes que dá erro ao verificar o que aparece?

Desculpem não ter respondido mais cedo, mas não consegui. O erro é este

Invalid config for [switch.template]: required key not provided @ data[‘switches’][‘portaogaragem’][‘value_template’]. Got None. (See ?, line ?). Please check the docs at https://home-assistant.io/components/switch.template/ Invalid config for [script]: [abrir e fechar portao 30s] is an invalid option for [script]. Check: script->script->abrir e fechar portao 30s. (See ?, line ?). Please check the docs at https://home-assistant.io/components/script/

@MadDoctor, já descobri porque é que o teu código não estava a funcionar comigo. Olha lá este vídeo… https://dl.dropboxusercontent.com/s/htyxttrcajoqr7y/VID_20181109_230920.mp4?dl=0. Ou seja, quanto toco no botão para abrir o portão pequeno o raio muda de cor, já o outro switch não tem nenhuma reacção. Porque será? Também reparei que o teu código tem um defeito porque está sempre a ligar o switch de 30 em 30 segundos. Ou seja, está sempre a abrir e a fechar o portão… Porque será?

mas aqui sempre falamos de um só portão, agora tens ai outro portão… podes explicar?

O meu portão tem 2 botões que é para abrir uma folha e outro para abrir as 2 folhas. Peço imensa desculpa porque esqueci-me de mencionar isso. o segundo botão está configurado para o gio14 conforme o teu tutorial @RodolfoVieira (embora que ainda não esteja ligado porque só hoje consegui comprar o circuito integrado 4n25). O primeiro está ligado ao rele 1 onde configurei o meu sonoff sv para o contacto seco… Mais uma vez peço imensas desculpas pelo lapso. Não foi de proposito… E só hoje é que reparei que o primeiro switch não reaguia ao clicar e o segundo reagia… O erro está ai de certeza.

Vamos lá por partes…E esquecer para já o segundo botão/portão…
O último código que o @Maddoctor já está a funcionar? é que tu passas de um problema para outro… e depois não se entende nada…temos que ser claros.

O código está a funcionar mas só com o segundo switch, embora que está sempre a emitir o sinal a cada 30 segundos. O que não era suposto acontecer, supostamente era só emitir sinal para fechar ao fim 30 segundos.

O problema já está resolvido com a ajuda do Rodolfo por assistência remota…

Era bom saber como ficou resolvido para os outros utilizadores do fórum terem conhecimento.

Publica por favor o código final.

O @MadDoctor disse-me para configurar no configuration.yaml um switch e no yaml do portão os scripts para os botões. Ora, o que estava mal era o switch na configuration.yaml. Que não era necessária… Foi só adicionar os scripts e ficou a funcionar… Muito obrigado por vosso tempo…

Estou numa posição semelhante, mas no meu caso abro o portão com o Broadlink !!
E como moro num apartamento só consigo abrir o portão, ele fecha automaticamente 2min depois de aberto!

Eu tenho este código e está a funcionar, o problema é que no meu código ele não está a fechar :confused: , e no HA o portão fica sempre aberto!! sempre que quero abrir tenho que o fechar e voltar a abrir!

Alguém me pode indicar o que tenho que alterar no código para ele fechar??

Eu coloquei um código RF aleatório para o fecho !! visto que não o consigo fechar com o comando…

# GARAGE

- platform: template
  covers:
    garage:
      friendly_name: "Main Garage"
      open_cover:
        service: script.garage_open
      close_cover:
        service: script.garage_close


garage_close:
  sequence:
  - service: switch.broadlink_send_packet_192_168_1_103
    data:
      packet:
      - sgc0AAsLDAAAAAA==
  - delay: 00:00:03
  alias: "Garage Close"

garage_open:
  sequence:
  - service: switch.broadlink_send_packet_192_168_1_103
    data:
      packet:
      - 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
  - delay: 00:00:03
  alias: "Garage Open"

Não coloques isso em cover. Mete como switch e colocas turn_on, delay xx segundos , turn off

Assim ele volta à posição inicial e da próxima vez é só clicar novamente.

teria que mudar para algo tipo isto?

- platform: template
  switches:
garage:
  turn_on:
    service: cover.open_cover
      data:
        entity_id: script.garage_open
  turn_off:
    service: cover.close_cover
      data:
        entity_id: script.garage_close

está-me a dar alguns erros :confused:
onde é que adiciono o delay?

este cogito é baseado do que vi aqui
deste código:

switch:
  - platform: template
    switches:
      garage:
        value_template: "{{ is_state('cover.garage_door', 'on') }}"
        turn_on:
          service: cover.open_cover
          data:
            entity_id: cover.garage_door
        turn_off:
          service: cover.close_cover
          data:
            entity_id: cover.garage_door
        entity_picture_template: >-
          {% if is_state('cover.garage_door', 'open') %}
            /local/garage-open.png
          {% else %}
            /local/garage-closed.png
          {% endif %}  

meter o icon da garagem tambem era engraçado !!
Eu não consigo ver o estado se esta aberto ou fechado, porque n tenho la sensor ! portanto aquela parte inicial do código tera q sair certo?


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade