Automação do portão eletrico

Está feito…

  - alias: Abrir fechar com delay 30s
    initial_state: true
    trigger:
      platform: state
      entity_id: binary_sensor.sonoff_portao_automatico
      from: 'off'
      to: 'on'
    action:
      - service: switch.turn_on
        data:
          entity_id: switch.abrir_portao_grande
      - delay: '00:00:30'
      - service: switch.turn_on
        data:
          entity_id: switch.abrir_portao_grande

Está a funcionar na perfeição…

esse trigger é muito estranho… Explica lá como é que isso funciona. Esse binary_sensor é o quê?

O binary_sensor é o meu sonoff

binary_sensor:

  - platform: mqtt
    name: "Sonoff portao automatico"
    state_topic: "cmnd/comandoportao/POWER1"
    payload_on: "ON"
    payload_off: "OFF"

Queres explicações do funcionamento mas eu não te sei dizer… não sou barra nisto. Apenas um pouco de pesquisa e sorte… foi alterando os códigos que voces forneceram e com muita sorte cheguei aqui… Não sei que te diga…
Só te sei dizer que está a funcionar… Se quiseres posso partilhar um video.

Agora é que percebi a tua confusão!

Não precisas desse binary_Sensor
Apaga-o
A automação não está correcta. Funciona, mas de forma “rebuscada”. Vai induzir outros users em erro…
usa a seguinte automação:

  - alias: Abrir fechar com delay 30s
    initial_state: true
    trigger:
      platform: state
      entity_id: switch.abrir_portao_grande
      from: 'off'
      to: 'on'
    action:
      - delay: '00:00:30'
      - service: switch.turn_on
        entity_id: switch.abrir_portao_grande

Já testei esta automação. Mas o funcionamento dela não é o que eu pretendo…
Ou seja, o que esta automação faz é que o portão só vai abrir após os 30 segundos depois de accionada a automação…
Não sei se me fiz entender!!
A minha automação pode não ser a mais correta mas para mim está a funcionar na perfeição.

Estás a abrir o portão como? Com o switch, no HA, certo?

Não me digas que estás a testar a automação activando-a directamente em vez de mandares o portão abrir e veres o comportamento…

Estou a usar “despoletar” para testar. Agora o próximo passo é pesquisar para criar um switch para esta automação. Isto sou eu a inventar porque não sei se é possível. Quero criar um widget para meter no ecrã principal do telemóvel… Tenho o sonoff ao meu lado e não preciso de ver o portão a trabalhar. A partir que o sonoff emite um ruido do rele sei que está a fucionar…

Não podes fazer isso!

Por isso é que dizes que as automações não funcionam e estás a usar automações “estranhas”!

Usa a automação que te pus no mundo real e garanto-te que funciona! Apaga esse binary_sensor…

Funciona sim, mas como já te disse o portão só irá abrir 30 segundos após o accionamento da automação. Se quiseres posso te fazer um video para perceberes melhor…

Não estás a perceber!!! Não podes testar automações da forma que estás a fazer!!! É um péssimo princípio e vai dar erros MUITAS vezes…

Passo a explicar:
O que a “minha” automação faz é reagir ao facto de usares o botão do HA para abrir o portão. Espera 30 segundos e activa outra vez o botão!
Se activares directamente, não há a activação inicial que fizeste tu!

Confia em mim! Usa a automação que pus. A tua não tem lógica nenhuma…

Ou usa a tua e pronto, mas assim não aprendes a fazer as coisas de forma correcta…

Mas não sei de outra forma para ativar a automação. Não me aparece nenhum switch para poder correr a automação. Desculpa a minha ignorância… Será que me podes lucidar?

não é suposto correres automações directamente por rotina…

Elas são feitas para reagir a “situações”

Se queres testar uma automação tens de fazer com que ela seja activada mesmo, ou seja, executando o trigger - neste caso, mandar abrir o portão no UI do home-assistant. Outra alternativa é “publicares” um evento no event bus, mas isso já é muito à frente…
O que eu costumo fazer é fazer uma versão de testes da mesma automação em que mudo as entities para uma lâmpada, por exemplo… (mas as “características” têm de ser idênticas - neste caso, por exemplo, graças ao pulsetime do tasmota, o teu switch fica off automaticamente ao fim de x tempo… Teria que ser uma lâmpada que fizesse o mesmo…)

Se queres “coisas” para executar directamente, deves usar scripts…

Testa lá a automação que pus acima no mundo real e dá feedback… :wink:

Então tenho de estudar para criar um script. Pois ainda não cheguei a essa parte. Se calhar é melhor apagar o meu código não achas?

Deixa estar… Serve para esclarecer dúvidas de outros…
Já testaste como te disse?

@MadDoctor, será que me podias ensinar a criar o script para correr a tua automação? É que já fiz pesquisas e ainda tentei criar uma mas sem sucesso… Agradeço desde ja. Muito obrigado. Forte abraço.

Não percebeste para o que é um script… O script não serve para executar uma automação…
Um script é um conjunto de acções (idêntico à parte da action das automações) e que podes executar, sem triggers ou conditions. É feito para que o executes e ele faz várias acções.
Se não quiseres usar a automação que te pus, cria um script com a parte da action da “tua” automação. Depois só tens de o colocar no UI e executá-lo…

Mas eu queria usar a tua automação, só não sei como a executar… Será que me podias ajudar nessa parte?

@maxcalavera
Tal como o @Maddoctor disse, um script NÃO É uma automação!

Se calhar em vez de pesquisares como é que vais fazer isso, devias primeiro pesquisar qual é a diferença entre uma automação e um script…

Um script é activado por um botão ou uma automação. A automação é activada por um trigger.

Se queres ter um botão na interface do HA com um botão para abrires o portão tens utilizar um script, não há volta a dar nem é preciso reinventar a roda.

@j_assuncao, eu já percebi mais ou menos o mecanismo, eu não quero reinventar nada. Só queria um pouco de ajuda para poder fazer um script.

O @Maddoctor explicou-te exactamente o que deves fazer.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade