Autenticação Multi-Factor

Hoje deparei-me com uma configuração interessante do HA, que há de ser do conhecimento da maioria, mas acredito que pode ser útil para alguém!

O HA permite implementar autenticação multi-factor de uma forma muito simples.

Entram no HA, e depois clicam nos detalhes do vosso user no canto superior esquerdo onde tem a inicial do login.

De seguida basta ativar esta opção (que na imagem abaixo já está ativa):
image

Para quem já tem o Google Authenticator instalado, basta abrir a máquina fotográfica no telefone e a aplicação deve abrir de imediato para realizar o BIND à conta.

Caso não tenham ainda o google authenticator, basta procurar na Play/App store a aplicação “Google Authenticator”, cujo owner/developer é “Google LLC”.

Depois no próximo login, após inserir o username/password, vai solicitar o token:
image

Para verem o token basta aceder ao Google Authenticator e ver o token associado ao vosso username homeassistant.

Mais info sobre MFA:

2 Curtiram

Chegaste a testar a dupla autenticação com a ligação da internet desligada?

Viva,

Como é OTP assumi que não haveria necessidade de ligação à internet a não ser para a primeira sincronização do TOKEN. E depois tive só a preocupação em validar a configuração NTP para ter o relógio sincronizado.

Mas fiquei curioso e fiz o teste. Acabei de simular a falha de internet e funcionou bem!

2 Curtiram

Ainda bem… era essa mesmo a minha dúvida. Obrigado!

Este tópico foi automaticamente fechado 90 dias após a última resposta. Novas respostas não são permitidas.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade