Ausência de neutro nos interruptores

Boa tarde,
Comprei uns modulos da Shelly porque, nas caixas que abri reparei que tinha neutro (ou seja, nos interruptores da casa de banho e a outra até era de uns estores eletricos). Guess what?!?, parece que são os únicos interruptores que têm neutro.

Alguém sabe como podemos fazer nestas situações? Há forma de puxar o neutro para as caixas ou nem vale a pena o esforço? Se o neutro não for puxado para as caixas de interruptores existe algum “relay”/smart switch com power consumption que possa ser usado?

  • Já vi uns que tinha que trocar todo o interruptor, mas não queria fazer isso, só como última alternativa…).

PS: Quase todas as lampadas aqui em casa têm 2 interruptores.

Sim, normalmente o circuito de luzes não tem neutro nos interruptores, mas é fácil de resolver.
Perto de cada interruptor (normalmente por cima das portas) deves ter caixas de derivação, basta fazer uma puxada do neutro dessas caixas até ao interruptor.

Carlos, obrigado pela resposta.

Por acaso acho que já tinha lido algo nesse sentido, mas parece que não tenho sorte. As portas são todas até ao teto e este é em pladur e não vejo qualquer caixa nas paredes.

Há para aí uns devices a trabalhar sem neutro , agora não encontro , mas já vi algures, esta pode ser a 1ª solução, que dará nenos trabalho penso eu.

Outras soluções , terás de ver como tens a “fiarada” passada entre o ponto luz, cx derivação e interruptor , conforme estiver feito, pode permitir algumas soluçoes.

Pode permitir passar facilmente um neutro do ponto luz para o interruptor, por ex.
Pode ser que permita a montagem do device ( se couber) na base da lumiaria. Isso será possivel se tiveres a fase e o retorno a ir à luminaria (o que deve ser pouco provavel.)

Sonoff T4EU1C
https://www.itead.cc/sonoff-t4eu1c-wi-fi-smart-single-wire-wall-switch.html
, o esquema é este

Há para aí uns devices a trabalhar sem neutro , agora não encontro , mas já vi algures, esta pode ser a 1ª solução, que dará nenos trabalho penso eu.

Acho que só existe se decidir trocar o espelho/interruptor todo. Mas essa era uma situação que estava a tentar evitar.

A minha melhor opção neste momento, embora não goste da ideia, seria mesmo usar o SONOFF POW R2 diretamente no teto, certo? Como isto é tudo pladur e são focos de luz, acredito que consiga encaixar sem qualquer problema.

POW R2 ? Precisas medir consumo? Pretendes descartar a hipotese de comando da luz por interruptor?
O pow , pelo esquema ligações, não tem controlo por botão

image

Tens razão, assim perco a funcionalidade de ligar/desligar a luz.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade