Boas
Quero criar uma variável em HA cujo valor é alterado consoante o estado de um sensor.
Seja
Quero que essa variável passe a ‘true’, ‘on’, ‘1’ … quando o estado de um switch altera pela primeira vez a cada dia e assim conseguir que só envia uma vez uma notificação.
Ex: A primeira vez que um sensor detetar movimento enviar uma notificação via ALEXA/Google Assistant com o estado do tempo ou os eventos que existem no calendário para esse dia.
Alguém dá uma ajuda ?
Podes criar um auxilar e uma automação para fazer reset do mesmo ao nascer do sol. O mesmo auxiliar, poderá depois ser utilizado numa qualquer automação como condição (para validar a execução) e/ou acão de alteração do estado do mesmo em qualquer outra automação pretendida.
Acho que ir por esse lado é complicar. Se pretendes que uma automação seja executada apenas uma vez por dia basta incluires o seguinte na automação em que terás que substituir “a_tua_automacao” pela pretendida:
- id: a_tua_automacao
alias: a_tua_automacao
trigger:
.....
.....
.....
condition:
- condition: template
value_template: {{as_timestamp(state_attr('automation.a_tua_automacao','last_triggered'))|timestamp_custom('%-d') != as_timestamp(now())|timestamp_custom('%-d')}}
Caso ja tenha sido executada hoje retorna false senão retornará true
Não acredito que seja propriamente complicar. A forma que apresentei permite ter maior transversalidade, versatilidade e controlo dinâmico do momento a ser executado, podendo ser “ativada/desativada” de diversas formas. Conforme o caso apresentado, se o sensor estiver num local em que a meio da noite tenhas a necessidade de ir, uma abordagem mais simples é que pode complicar a coisa …
Em automações existem sempre muitas formas e abordagens… o importante é partilhar várias perspectivas e soluções.
Luís, o meu comentário em relação ao não complicar era para o Henrique pois e pelo (pouco) que sei não é possível afetar diretamente o valor/estado de um sensor através de uma automação. Eu (por acaso) tenho isso implementado por exemplo para identificar o utilizador que usou os widgets do tlm (e do relógio) mas tenho pelo meio um servidor MQTT em que a automação envia o payload e um sensor atualiza em função do que automação colocou.
Sem dúvida que estamos aqui para partilhar ideias e implementações e eu sou muito novo nisto pois só comecei com o HA há um ano atrás.