Ativar/desativar notificações Telegram

Então é o seguinte, configurei uns quantos sensores xiaomi de porta, para quando abrirem enviarem msg pelo Telegram, mas reparei que passados alguns dias começa a cansar ouvir o telemóvel sempre a apitar cada vez que se abre uma porta ou janela. O que queria, era criar uma configuração tipo interruptor que desse para desligar todas as notificações, ou apenas a deste ou aquele sensor. Assim podia configurar os sensores tipo alarme, em que ligava ou desligava todos ou alguns sensores sempre que queria. Alguma ideia?

Podes adicionar a integração de alarme ou um sensor de presença. Tenho isso configurado das duas formas, se alguém estiver em casa, não manda notificação.

@yaba, só precisava de saber como colocar um botão para activar ou desactivar as notificações, para cada um dos sensores ou para todos.

Adicionas um input_boolean e depois na automação indicas nas condições que o input_boolean tem de estar on para notificar.

À primeira vista é isto, mas ajuda mais qualquer coisinha, se não não chego lá só com as dicas do Home Assistant.

Podes tirar daqui ideias de como criar a automação:


Para perceberes melhor como funciona uma automação:



Tenho desta forma, terás de adaptar à tua situação e criar um input_boolean como indicou o @j_assuncao (o meu input indica se há pessoas em casa ou não)

- id: notificar_porta_aberta
  alias: Notificar_Porta_Aberta
  trigger:
  - platform: state
    entity_id: binary_sensor.zb_contact1
    to: 'on'
  condition:
    condition: and
    conditions:
      - condition: state
        entity_id: binary_sensor.zb_contact1
        state: 'on'
      - condition: state
        entity_id: binary_sensor.people_home
        state: 'off'
  action:
  - service: notify.pushovermsg
    data:
      message: Porta aberta
  - service: script.turn_on
    data:
      entity_id: script.porta_aberta

A última parte podes ignorar, é um script para outras coisas além da notificação.

Filipe, se calhar não me expliquei bem, neste momento não vejo maneira de, de forma automática ou com sensores, de conseguir por o sistema a saber quando está, ou não, alguém em casa , a forma mais acertada que encontrei era colocar um botão em que pudesse inibir/activar as notificações desses sensores no Telegram. À partida pensei que seria fácil, mas depois de ler toda a documentação não sei por onde começar.

Para saberes se alguém está ou não em casa tens diversas formas de o fazer…
Wifi, Gps, BT a partir daí é fácil criares condições para alcançares o teu objectivo.

@RodolfoVieira, mas por vezes eu não estar em casa não quer dizer que não esteja ninguém, dai o botão ser o mais eficaz para não receber notificações quando não quero. Claro está que depois posso afinar com outro trigger , mas neste momento o botão era o que me convinha mais, por onde posso começar? Consigo criar uma regra para todos os sensores ou tenho que inibir/activar um a um?

Quem é esse ninguém ? Todos os utilizadores de casa tem chave de casa? Se sim, posso te apresentar uma solução que estou a usar (estou à espera de mais que funciona bem). Isso de andar com input booleans na minha opinião é giro para activar algo muito muito muito exporádico de algo que queres que aconteça ou não… e não para andares constantemente nisso.

@RodolfoVieira neste momento de pandemia tenho a mulher e filho em casa e para por mais uma variante na equação o gato. O que sugeres para contornar o problema?

Bom se o filho tiver também chave de casa , o que podes usar é um ESP-32 a servir de gateway BT e depois em cada chaves de casa ter um beacon BT algo muito pequeno no porta chaves em que consegues saber se esse dispositivo está em casa ou não. E a partir daí usar isso como condição, obviamente que podes usar outras como disse anteriormente ou até mesmo misturar várias condições.
Mas para já devido a uns testes que tenho feito parece me uma solução bastante equilibrada e funcional pelo menos no meu caso.

@RodolfoVieira é uma boa ideia, sim senhor, conhecia esse sistema para fechaduras, mas neste momento o meu filho está numa idade complicada, ainda não tem idade para ter a chave de casa mas já o vamos deixando sozinho e ai queria saber se as portas abrem. Nesta fase o botão parece-me o mais flexível e não preciso de gastar dinheiro, futuramente posso sempre ver como as coisas correm e fazer o upgrade.

Podes usar o input_boolean sem dúvida alguma… mas já sabes que isso vai ser uma rotina em que vais estar sempre a fazer isso manualmente…

@RodolfoVieira mas para usar o input_boolean tenho que criar uma automação para cada sensor? Como consigo depois juntar tudo num botão?

Podes fazer como queiras… a imaginação é o limite.

Problema resolvido!!!

Acrescentei o seguinte no configuration.yalm:

input_boolean:
  notify_home:
    name: Ativar alarme
    icon: mdi:alarm-light-outline

Depois foi só ir ás automações e criar a condição de só mandar as notificações caso se verifique que esteja on.

Em resumo, o input_boolean funciona como um sensor “falso”.

Obrigado a todos!!!

1 Curtiu

Vinha responder, mas já vi que encontraste a solução, sim, o input_boolean é um template, ou um sensor falso que podes ligar/desligar o resto da automação mantém-se.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade