Aqara Wall Switch

Boa tarde,

Estou a inicar-me nestas andanças do Home Assistant e já tenho a minha Consuela “Xiaomi Vaccum” ligada ao Google Home. Agora estava a pensar em alterar os meus interruptores pelos da Aqara.
Acontece que no corredor tenho 2 interruptores para abrir a mesma luz (um em cada extremidade).
Algém sabe se é possível configurar quando um interruptor estiver activo, automaticamente activa o outro?

Obrigado

Queres que ao pressionar um botão, no outro interruptor também mostre que está pressionado?
Se é isso, Quase de certeza que é impossível

Qual o tipo dos AQARA, somente wireless ou ligado á rede electrica + wireless?

É sempre possível criar uma automação ligada a um grupo que engloba os dois interruptores. Assim, independentemente do interruptor que carregares a luz acende ou apaga.

1 Curtiu

Trata-se do que está embutido na parede+wifi

Sim é possível desde que optes somente pelos Aqara (wifi)…

No meu corredor tenho 2 interruptores (um em cada ponta) Aqara para as mesmas lâmpadas. Se optares pelos wireless podes ter quantos interruptores quiseres pois não vais usar as ligações dos atuais. Agora se queres manter algum dos interruptores esquece pois ao desligar num vais cortar toda a ligaçao.

Penso que Aqara wifi não existem… Os que existem são zigbee e precisas do gateway xiaomi ou do cc2531… Atenção que eles são “quadrados” e em princípio não dão para as caixas de interruptores europeus… Pondera usar os sonoff T1 (a “desvantagem” que têm é ser touch). Em alternativa, usa os shelly ou bhonofre com os interruptores originais…

@blopes O meu problema é que as luzes que tenho no corredor são lampadas halogénea refletora https://www.aki.pt/iluminacao/lampadas-/lampadas-halogeneo-/halogeneo-especifica/lampadahalogenearefletoragu5.340w540lm3000klexman-p64716.aspx) por isso julgo que o wireless não iria funcionar.

@Maddoctor: já estive a ver a caixa e é redonda. Seria necessário fazer sempre um pequeno trabalho de pedreiro, pois a volta é estuque. O Gateway já tenho. A minha unica questão é saber se conseguimos fazer o tal “grupo” de quando 1 é activado, o outro automaticamente também activa. Em relação ao shelly, referes-te a este (https://shelly.cloud/shelly2/)? Sabes se isto á de fácil integração com o hass (como disse ainda estou a dar os 1º passos nisto)?

é integrável depois de mudado o firmware - não sei até que ponto estás À vontade para isso porque no shelly não é demasiado fácil, mas faz-se…
Se optares por shelly ou bhonoffre e instalares tasmota dá para fazer tudo o que pretendes… o mesmo se aplica ao sonoff t1…

Corrige-me se estou errado, mas se instalar o Shelly, basta-me pôr apenas 1 interruptor do corredor, pois não se justifica estar a instalar nos 2 que controlam o mesmo candeeiro?

estás errado… o relé apenas tem NO, não tem NC, por isso não funciona como um comutador normal… AInda que funcionassse, ficavas sem feedback do estado real…
Precisas de 2…

Tks, vou pesquisar mais então…Estou a ver que vai ser mais fácil trocar de candeeiro por um “inteligente” e que agrade a esposa (que está um pouco renitente com esta historia de por a casa um pouco inteligente…) :grin:

Não me parece uma boa troca… Numa boa domótica a casa deve continuar a funcionar normalmente mesme quando o sistema encrava ou falha… Se confiares apenas em lâmpadas inteligentes que não são controladas (on/off) pelo sistema eléctrico directamente, arriscas-te a ficar mal… E aí é que a tua mulher fica “contra” a domótica… Com uma certa razão…

1 Curtiu

Ok, vou pôr essa ideia de lado então… estou a ver que a “única” solução para este tipo de luzes é mm um switch em cada interruptor, o que não me deixa muito confortável pois estou a ver que obriga a ter muito conhecimento sobre a matéria (o que com o google e forums podem ajudar bastante).

Obrigado pelos esclarecimentos :+1:

Se quiseres um sistema fiável e user friendly mesmo para quem não é “geek”, sim, será esse um dos caminhos - há outros ainda mais complexos de implementar…

Vamos com calma…deixa-me pesquisar e tentar implementar este mais “user friendly”. Esses mais complexos vão quando me sentir mais confortável nestas andanças. :rofl::joy:

Quando disseste “é integrável depois de mudado o firmware” referias-te a estes switches? Já agora, não consigo encontrar os bhonoffre que falaste…

sim… colocar tasmota nesses switches, sejam eles sonoff T1, sonoff touch, shelly ou bhonofre…
bhonofre foi desenhado pelo @brunohorta. Procura na net como encomendar… O shelly é mais pequeno e portanto mais fácil de colocar nas caixas, mas o onoffre é mais fácil de flashar… Os mais fáceis de todos são os sonoff, mas substituem o interruptor todo por uma versão touch…

1 Curtiu

Boa, já encontrei e estão lá tutoriais para flashar :smiley: Mais uma vez obrigado pela ajuda.

Epa, estes videos do @brunohorta são maravilhosos para noobs como eu. Consegue explicar TUDO de uma forma muito simples… @Maddoctor agora percebo quando dizes que é user friendly…

Eu no meu caso tenho 4 lampadas GU10 que mudei de halogeno para LED mas funciona com as duas, e em cada 2 tenho 1 sonoff. Automatizei os interruptores Aqara que ao ligar/desligar controal os sonoff’s.

Copyright © 2017-. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt

FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade