Apresentação e algumas dúvidas

Boa tarde,

Este é o meu primeiro post. Chamo-me Pedro Oliveira, e sou de Vila do Conde.

Pertenço ao vosso grupo no Facebook, há muito pouco tempo, e sou um apaixonado por tudo o que diga respeito às novas tecnologias.

Acabo de adquirir (para já), há pouco mais de duas semanas, o seguinte:

  • 5 sonoff, modelo S26;

  • 2 extensões, com 4 tomadas e três usb, cada, a funcionar com Tuya.

As minhas questões são as seguintes:

  • Qual o melhor firmware? tasmota, Espurna ou Espeasy?

  • Que hardware necessito para flashar?

Apesar de muitas horas a ler e ver vídeos sobre o assunto, o certo é que não chego a nenhuma conclusão concreta.

Gostava de saber a vossa opinião.

Obrigado.

Pedro Oliveira

Bem vindo ao fórum da CPHA @TomWolf e não esqueças de ler os nossos Termos do Serviço/Regras e a FAQ.

Se precisares de dicas tens muitas aqui no fórum e se quiseres conversar sobre algum tema para tirar duvidas tens sempre o nosso servidor de Discord! Mas para questões especificas , primeiro usa a LUPA para pesquisares se o tema já se encontra no fórum se não, opta por abrir um novo tópico aqui no fórum pois as respostas às tuas duvidas poderão posteriormente ajudar outros utilizadores.

Antes de mais agradeço que escrevas devidamente o título pois aqui ouvimos todos bem e não é preciso gritar (usar apenas maiúsculas é o mesmo que gritar)…

A escolha do firmware é uma coisa pessoal mas o Tasmota é o mais utilizado permitindo uma grande flexibilidade na configuração.

Para flashar podes comprar um FTDI que permita regular entre 3V3 e 5V.

Obrigado pela rápida resposta.
E peço desculpa pelos caps no título.

1 Curtiu

Para flashares as tuya, procura por tuya-convert…

Nuno Neves segui os passos indicados num tópico do forum e consegui “flashar” via ota a tomada tuya. Acontece que a mesma deixou de funcionar. Dá para “re-flashar” soldando ou morreu?

Sim, claro… Por ftdi, solda do, dá sempre, a menos que tenha defeito ou a queimes… Esse procedimento não depende de software…

Boa tarde a toda a comunidade!

Sou uma maçarico com o HA :slight_smile: comecei a cerca de 6 semanas a fazer a automização da minha casa.

Optei por usar shelly dado ter uma boa app, mas depois descobri o HA e não quero outra coisa.

Basicamente tenho shelly 1, shelly 1 PM, shelly EM, Shelly sensores T/H e uma lâmpada RGB.
Na totalidade são 26 dispositivos.

Depois comprei um NUC intel J5005, instalei w10, Virtual box, HA.

No HA já instalei o seguinte:
File Editor, inluxdb, grafana, hacs, shelly integrations, samba.

Já fiz os painéis no lovelace com diversos cards, mas sempre em UI. Também já fiz umas automações básicas.

Tudo isto aprendi a ver vídeos no youtube, mas depois descobri o vosso fórum que tem muita informação.

Agora aqui ficam as minhas duvidas básicas :

Fiz um Entities Card para toda a iluminação, mas quando ligo a luz o icon não muda de cor, podem dizer como isso se faz?

Também vi no vosso forum o código para calcular a energia diaria/mensal com ciclos, meti no config.yaml e ficou a funcionar.

A minha questão como é que faço para mais entidades? basta copiar o código e só mudar o source?

EX: este é da contagem geral

utility_meter:
  daily_energy:
    source: sensor.shelly_shem_05dbfb_1_total_consumption
    cycle: daily
    tariffs:
      - vazio
      - ponta
  
  monthly_energy:
    source: sensor.shelly_shem_05dbfb_1_total_consumption
    cycle: monthly
    offset:
      days: 0
    tariffs:
      - vazio
      - ponta

Também gostaria de ajuda para consegui calcular os custos.

Obrigado.

@Almeida coloca a configuração do teu card aqui devidamente formatada como tambem uma imagem de como está agora o cartão.
Relativamente à questão do utility_meter tens no no fórum um tópico em concreto para essa dúvida. Os tópicos são para ser respeitados.

Já colo[quote=“RodolfoVieira, post:8, topic:3848, full:true”]
@Almeida coloca a configuração do teu card aqui devidamente formatada como tambem uma imagem de como está agora o cartão.
Relativamente à questão do utility_meter tens no no fórum um tópico em concreto para essa dúvida. Os tópicos são para ser respeitados.
[/quote]

Já editei com a informação em falta. Obg

Eu não uso shellys para poder confirmar se é falta de alguma configuração nos shellys para que o ícone mude de cor, ele deveria mudar.
Relativamente ao utility meter tens como disse no fórum tópicos para esse assunto.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade