Ambientador Airwick 433mhz

Olá, depois de um video que o @brunohorta fez no seu :tv: Canal sobre com iotizar um Airwick, eu achei a ideia muito engraçada, e como tinha dois aqui em casa tencionei fazer o mesmo…mas queria fazer um pouco diferente e por isso esperei mais algum tempo até surgir novas ideias, até que em um blog espanhol, tirei a ideia que o fazer usando um módulo 433 mhz.

Então o que vais precisar caso queiras concretizar também este projecto?

O ambientador podes comprar em qualquer supermercado, ou também o podes encontrar mais barato em lojas de chines ou bazares, por norma já trazem uma recarga, eu costumo comprar recargas nos chineses têm muito aromas e o preço é bem mais baixo.

O mini relay 433 podes encontrar online no alixpress , pesquisa por esse mesmo nome que vais encontrar…

O transformador podes usar um de 5v eu usei um do nokia antigo que aqui tinha.

Depois tens duas opções ou compras um Broadlink Rf Pro opção mais cara, ou usas um Sonoff Bridge que é a opção mais barata e foi o que usei neste projecto.

O botão de pressão podes encontrar também na Robert Mauser.

O Botão 433mhz podes encontrar no aliexpress, pesquisa por button 433 em principio qualquer um serve…

Ok, uma vez que já tens todo o material, vais começar por desmonstar o Ambientador… existe muitos modelos ao qual não vou estar estar a mostrar fotos de todo o processo de desmontagem… mas por norma é tudo muito parecido, depois de tirares os parafusos e teres acesso ao motor.

Aqui as ligações do Módulo são muito simples:

Fio Amarelo da placa liga ao fio do vermelho do motor.
Fio Branco da placa liga ao fio azul, ou preto do motor…
Fio Vermelho da placa liga ao positivo do transformador.
Fio Preto da placa liga ao negativo do transformador.

:point_right: Eu usei um transformador invés de uma pilha, pois o ambientador está posto em cima do meu poliban escondido e onde tenho corrente.

Agora vai depender de como queres, que o teu ambientador active, eu quis que as coisas fossem o mais simples possíveis e que tudo ficasse escondido, por isso decidi esconder um botão 433 dentro do autoclismo…

Então o que fiz basicamente foi, tirar essa tampa que fica por cima do autoclismo e ligar o botão que está soldado ao botão original da placa (botão 433) e arranjar um local no mecanismo do autoclismo que, quando pressionares o autoclismo haja um contacto nesse botão que colocaste no mecanismo, e que o mesmo emita para o Home Assistant um Sinal 433.

Por sua vez, o Home Assistant vai receber esse sinal, e vai mandar o Sonoff Bridge emitir outro sinal 433 em que a placa vai receber esse sinal e fazer o Ambientador funcionar :wink:

Ok, agora para começares na parte da configuração e colocares isto a funcionar vais precisar de no teu configuration.yaml criares um switch.

:pushpin: Este código é para o caso de estares a usar um sonoff bridge.

switch:

  - platform: mqtt
    name: tomadas
    command_topic: "cmnd/teste/Backlog"
    payload_on: "RfKey1"
    payload_off: "RfKey2"
    
  - platform: mqtt
    name: "ambipuff" 
    state_topic: "tele/teste/RESULT"
    command_topic: "cmnd/teste/RfCode"
    qos: 1
    payload_on: "#12345"
    payload_off: "#54321"

Ok, uma vez que já criaste o swich, vais agora clicar uma vez no botão da plaquinha mini rele 433, vai se acender um led vermelho e vai ficar fixo,

Depois quando ele led tiver vermelho fixo, vais ao Home Assistant e vais carregar no switch que tu criaste acima, o led da plaquinha irá piscar 3 vezes… ou seja ele quando estava vermelho fixo… queria dizer que estar em learning Mode, e quando piscou 3 vezes quis indicar que já ficou com um codigo na memória, e sempre que o receber irá actuar o ambientador…

Pressupondo que já tenhas testado,e que tenha funcionado, vamos então agora para a parte da automação, em que o ambientador vai funcionar quando pressionar o autoclismo.

Dentro outra vez do teu configuration.yaml coloca isto:

automation:
  - alias: 'ambi'
    initial_state: true
    trigger:
      platform: mqtt
      topic: tele/teste/RESULT
    condition:
      - condition: template
        value_template: '{{ trigger.payload_json.RfReceived.Data == "FA64E1" }}'     
    action:
      service: switch.turn_on
      data:
        entity_id: switch.ambipuff

Bom, caso tenhas seguido todos os passos tens o teu Ambientador já um bocadinho mais inteligente…

4 Curtiram

Este tópico foi automaticamente fechado 90 dias após a última resposta. Novas respostas não são permitidas.

Bom dia @RodolfoVieira, gostava de fazer o mesmo ao meu ambientado. Mas usando um wemos. Mas não sei como fazer as ligações. Conheces algum esquema que possa seguir?muito obrigado.

@maxcalavera podes tentar isto

1 Curtiu

Obrigado @RodolfoVieira vou testar e depois dou feedback.

Obrigado Rodolfo. Estou tentado a isto!

Bom dia,
Tenho duas dúvidas, é possível usar um shelly em vez do sonoff? É que tenho já em casa… :slight_smile:

Como não tenho ponto de energia perto o que posso usar para alimentar o ambientador? Algum exemplo? A bem dizer o ambientador tem as pilhas próprias, o problema é mesmo como alimentar o shelly… Será que um PowerBank servia? Ou é muito rebuscada a ideia? Assim se desse alimentava ambientador e Shelly.
Tenho que procurar outro embientador que o meu colocando a botija lá dentro dica sem espaço para mais nada lá dentro…

Obrigado.

@Marco_Lima_HA shelly? Neste projecto foi utilizado RF. O sonoff utilizado aqui foi um sonoff bridge Rf, que shelly estás a falar?

@RodolfoVieira nao sei o shelly 1 que tem contato seco? Mas tenho o problema de não ter ponto de energia perto.
Teria que ser com as pilhas do air wick ou um power bank… vês alguma solução?

@Marco_Lima_HA com o shelly 1 não podes seguir o que está no tutorial pois, o que faz o contacto é um rele RF.
E o que dá ordem a esse RF é o sonoff zigbee bridge.
o que podes fazer é esquecer esse shelly e tudo o resto que está aqui neste tutorial e fazer o que eu respondi ao @maxcalavera.

1 Curtiu

E tudo que seja utilizar WiFi a pilhas/bateria é para esquecer… A autonomia dos equipamentos WiFi vai ser muito pouca.

A melhor solução para utilizar pilhas é mesmo o que se utilizou neste tópico, equipamento RF. Ou então se houver alguma coisa equivalente Zigbee…

1 Curtiu

Olá a todos

Eu quis fazer algo parecido a isto, mas segui um tópico do HABrasil em que usei um sonoff basic (deixo foto da ligação), e liguei diretamente no motor, Mas o motor não tem força para rodar e pressionar a garrafa. Não alterei nenhuma ligação original, simplesmente retirei as pilhas. Se eu desligar o sonoff e colocar as pilhas, já funciona bem.

Alguma ideia de como resolver?

A peça que estou a usar, é de 3,3v, mas tenho delas de 5v. Mas pelo que já percebi, acho que não vai resolver.

.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade