Alimentar fita led com fonte atx?

Boa tarde,

Para um pequeno projecto vou usar uma fita led ws2812b btf-lightning 60leds/mt pelo que li, pelo seguro devia ter uma fonte 5w 20A.
Com fontes atx consigo alimentar esta fita? Sei que tenho la os 5v mas tem alguma desvantagem por ex. energetica, ou por simplesmente ser uma ideia idiota?, é que pelo que vi pelo menos mais 15€ para uma fonte de leds…fontes tenho de sobra. :slight_smile:

Obrigado

Dependente da potencia da fonte ATX, podes usar a mesma para alimentar a fita de Led’s, porem acho que é um desperdício de energia.

É preferível ter uma fonte de alimentação dedicada do que ter uma fonte de alimentação que tem várias voltagens e que só vais usar uma delas.

A questão é que tenho muitas, a duvida é se gastará mais ou outro inconveniente que não esteja a ver fora o espaço que ocupa embora ate tenha fontes microatx.

Pondo a questão noutros termos, o que a atx possa gastar a mais justifica gastar 15€ ou mais numa nova especifica p led? Obrigado pela resposta.

Para teres uma ideia, uma fonte ATX de 500W, só fornece 30A a 5V, o que equivale a 150W, ou seja estas a desperdiçar 350W.

Alem de que uma fonte ATX é um matacão, e uma fonte dedicada de 5V é muito mais maneirinha. Podes usar fontes de alimentação do estilo das dos portáteis, que não precisam de ventilação, o que evita teres um ruido constante sempre que tens as fitas de lede ligadas.

De quantos metros é a fita de led’s que queres montar?

Uma pequena nota (para evitar algum mal entendido). A fonte só vai consumir na tomada aquilo que passar para o equipamento, acrescido da eficiência da mesma.

Relativamente a utilizar uma fonte com tantos amps, essa situação só será válida em casos extremos. Ou seja, que a fita esteja com todos os leds no max ao mesmo tempo, seja pretendido o max de lumens,… Contudo, em casos “normais” não é pretendida o max de todos os leds ao mesmo tempo e caso pretendam um consumo menor a ser estrangulado também na origem, pode ser utilizada uma fonte com menos amps, reduzindo assim a despesa e eventual inconveniência em utilizar fontes muito grandes.

Para ajudar na escolha da fonte o wled fornece uma ferramenta de cálculo.

1 Curtiu

Obrigado @Luis_Andrade .
Era a resposta que pretendia. Pelo que calculei a btf-lightning 60leds/m 5 m gasta 90w. Pesquisei e pelo seguro aconselham uma fonte de 20A, que custa uns 15€-20€ apesar de mais estreita n é mt mais pequena q uma fonte normal, a minha pode ficar escondida, qd as ligaçoes todas vao p dentro do armario. O que não sabia bem pq n percebo, é se iria ter mais consumo, ou se outras implicações haveria. Ainda não esclareci tb como alimento a fita do outro lado se notar diferença de cor no final da fita, tenho de meter outra fonte ou mandar para la os 5v na outra ponta mas da mesma fonte? Mais uma vez obrigado pela resposta.

EDIT: Não tinha reparado na fonte de um portatil, tb é uma boa ideia.

1 Curtiu

Atenção, não é uma fonte de portátil, pois as mesmas têm por norma 19V, mas sim fontes de alimentação do mesmo formato, mas de 5V.

Eu recebi hoje a fonte de alimentação que vou usar na minha fita de Led’s…

1 Curtiu

Podes alimentar em qualquer ponto da fita com a mesma fonte.

1 Curtiu

Já recebi a fita encomendada a 17, entregue hoje do aliexpress china. :slight_smile:

Agora resolver esse problema da fonte…n aparecem mts com 5w e menos de 20A-100W…por mim um pouco menos era aceitável pelos motivos indicados na solução, nunca vou ter tudo no max e posso configurar o max no wled

Segundo li, só com a mesma fonte.

Com múltiplas fontes deve-se seccionar os 5V.

Só o DATA e GND se mantém partilhados em toda fita

Mais uma vez, “segundo li” :slight_smile:

1 Curtiu

Por conta da fita já comecei a perceber mt mais de eletricidade :smiley:

Olha eu usaria uma fonte específica para leds quer por uma questão de durabilidade quer consumo: este artigo explica o que se deve usar em função do tipo de leds a alimentar:


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade