Ajudar com HC-SR04 e Tasmota para projeto de medição de Gasóleo

Bom Dia a todos,

Estou a desenvolver um projeto que é para saber o estado da litragem do meu depósito de Gasoleo, já que muitas vezes acaba e nós nunca sabemos o estado dele.

Então a ideia é a seguinte e já em execução:

1 x Wemos Mini
1 x HC-SR04
1 x Tubo PBC da altura do depósito

Já fiz uma caixa para encastrar no topo do depósito onde vai o HC-SR04 metido + o tubo de PBC, o tubo de PBC esta colocado por causa de não haver reflexos do Gasoleo e até aqui ok e a funcionar com o Tasmota. O meu problema é que o HC-SR04 como sabem dá medição de cm e eu quero que me dê Litros. Como poderei fazer essa conversão? No Tasmota? No Ha?

Alguém me pode ajudar?

Abraço

O mais fácil é criar um template sensor no HA que converte o valor do primeiro. Tens de ver a área transversal do tanque, partindo do princípio que ele é das mesmas dimensões em todas as “alturas” para calcular a conversão e ficares a sabem a quantos litros corresponde 1 cm…

Ao estar dentro do tubo PVC, penso que isso se é transversal não é importante, porque por fora tem que litros tem em cada altura. Agora como faço esse template? Alguma ideia? É que eu não tenho idea de como o fazer.

Nesse caso é ainda mais fácil. Tens de ver nesse tubo quantos centímetros correspondem a 1 litro e depois é só matemática! Procura no site do HA por template sensor… Está lá tudo…
Em alternativa, ao receberes o valor em cm do tasmota podes converter directo…
Coloca aqui quantos cm correspondem a 1 litro, uma transcrição da consola do tasmota e a configuração que tens no HA para o sensor e eu tento ajudar-te…

1 Curtiu

Vou comprar hoje o tubo e meter no local, só assim sei ao certo, pela medida que aparece no depósito.

Depois logo aviso.

Mas ainda não testaste? Tens a certeza que as ondas sonoras não atravessam o gasóleo dando resultados errados?

Eu estou a pensar fazer o mesmo para o meu termoacumulador e sei que o ESP Easy tem um input para converter a distância em litros.

1 Curtiu

Estou a testar agora, penso que não estão a dar erros falsos e sem o tubo.

Boas, tenho testado e até vai bem, mas ainda não estou convencido de tudo Ok.

Quando termine de fazer os testes todos aviso por aqui e coloco toda a informação.

Este tópico foi automaticamente fechado 90 dias após a última resposta. Novas respostas não são permitidas.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade