Ajuda Sonoff + Tasmota constantemente unavailable

Viva Pessoal,

Preciso da vossa ajuda com uma situação que me acontece recorrentemente. Tenho vários sonoffs diferentes (Basic, S20, POW e Touch), todos com TASMOTA e todos apresentam o mesmo comportamento instável de estarem constamente a aparecer como unavailable no HA. Junto um printscreen para explicar melhor o que quero dizer.

Tenho os sonoffs ligados a redes wireless diferentes e o comportamento é o mesmo…o que sugerem?

Obrigado a todos

Numa análise muito superficial, aparentemente, pode estar relacionado com o Wi-Fi ou, com algum tipo de tempestade na rede provocado por outro equipamento.

@pedrorferreira o firmware de tasmota que puseste esta na lingua Portuguesa?

@Maddoctor issue do core ?

Seria bom se pudesses mostrar o log de um dos Sonoff quando isso acontece para se tentar ver qual é o problema. Além de problemas na rede wifi também poderá ser o equipamento a reiniciar sozinho devido a um erro.

@Luis_Andrade, também existe essa possibilidade mas tenho os equipamentos ligados a diferentes APs e todos apresentam o mesmo comportamento.

@RodolfoVieira não, está em inglês.

@j_assuncao, vou enviar os logs para um syslog server de forma a ser mais fácil reunir e analisar. Assim que tiver os logs coloco aqui.

Obrigado malta

Posta o resultado de backlog status1; status2

12:48:54 CMD: backlog status1; status2
12:48:54 MQT: stat/sonoff01/STATUS = {“Status”:{“Module”:1,“FriendlyName”:[“Sonoff01”],“Topic”:“sonoff01”,“ButtonTopic”:“0”,“Power”:0,“PowerOnState”:3,“LedState”:1,“SaveData”:1,“SaveState”:1,“ButtonRetain”:0,“PowerRetain”:1}}
12:48:54 MQT: stat/sonoff01/STATUS = {“Status”:{“Module”:1,“FriendlyName”:[“Sonoff01”],“Topic”:“sonoff01”,“ButtonTopic”:“0”,“Power”:0,“PowerOnState”:3,“LedState”:1,“SaveData”:1,“SaveState”:1,“ButtonRetain”:0,“PowerRetain”:1}}

Enganei-me… Coloca
Backlog status; status 1; status 2; status 5

15:06:08 CMD: Backlog status; status 1; status 2; status 5

15:06:08 MQT: stat/sonofftouch01/STATUS = {“Status”:{“Module”:10,“FriendlyName”:[“SonoffTouch01”],“Topic”:“sonofftouch01”,“ButtonTopic”:“sonofftouch01”,“Power”:0,“PowerOnState”:3,“LedState”:1,“SaveData”:1,“SaveState”:1,“ButtonRetain”:0,“PowerRetain”:1}}

15:06:08 MQT: stat/sonofftouch01/STATUS1 = {“StatusPRM”:{“Baudrate”:115200,“GroupTopic”:“sonoffs”,“OtaUrl”:“http://192.168.1.131:9541/data/firmwares/sonoff.bin",“RestartReason”:"Software/System restart”,“Uptime”:“0T03:32:32”,“StartupUTC”:“2018-10-10T10:33:36”,“Sleep”:0,“BootCount”:243,“SaveCount”:1950,“SaveAddress”:“F7000”}}

15:06:08 MQT: stat/sonofftouch01/STATUS2 = {“StatusFWR”:{“Version”:“6.2.1”,“BuildDateTime”:“2018-09-09T16:50:26”,“Boot”:31,“Core”:“2_3_0”,“SDK”:“1.5.3(aec24ac9)”}}

15:06:09 MQT: stat/sonofftouch01/STATUS5 = {“StatusNET”:{“Hostname”:“sonofftouch01-5088”,“IPAddress”:“192.168.1.56”,“Gateway”:“192.168.1.1”,“Subnetmask”:“255.255.255.0”,“DNSServer”:“192.168.1.1”,“Mac”:“60:01:94:99:73:E0”,“Webserver”:2,“WifiConfig”:2}}

Bem, o core está correcto

Posta backlog status 8; status 11

@pedrorferreira

O cenário ideal de testes seria ter um equipamento na bancada, ligado por cabo a receber informação de consola (ex: termite)… Visto que, se o mesmo faz algum reboot a informação desaparece do interface web e pode também não chegar ao log server.

Adicionalmente, aumentar o nível de log para permitir uma melhor análise.

Contudo, visto o problema ser generalizado… é difícil que o mesmo resida ao nível dos sonoffs.

Podes descrever como tens implementado a tua arquitectura de rede: IPfixo no equipamento, e/ou no router (DHCP lease time, tamanho e tipo da subnet, reserva de IPs…), APs (quantos, de que tipo, nome iguais/diferentes, sobreposição de canais e força), segmentos de rede, servidor ha (qual e como está configurado o IP),… Adicionalmente, outro tipo de equipamentos ligados (especialmente equipamentos de stream multimédia tipo box, chromecast, …).

Mais uma questão: Sendo um problema recente. Existe algum equipamento Wifi do mesmo género que não está a acontecer (se sim, o que difere em firmware e configurações)?

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Bom dia,

Aumentei o nivel de logging de um dos Sonoffs e percebi que perde a ligação Wireless e quando faz o pedido DHCP, não obtém resposta, deixando de conseguir conectar ao MQTT:

18:43:09 MQT: Attempting connection…
18:43:09 MQT: Connect failed to 192.168.1.131:1883, rc -2. Retry in 10 sec
18:43:09 WIF: Checking connection…
18:43:09 WIF: Connect failed as no IP address received
18:43:09 WIF: Patch issue 2186
18:43:09 WIF: Connecting to AP1 ET_WIFI_RE in mode 11N as sonofftouch01-5088…
18:43:10 WIF: Checking connection…
18:43:10 WIF: Attempting connection…
18:43:11 WIF: Checking connection…
18:43:11 WIF: Attempting connection…
18:43:12 WIF: Checking connection…
18:43:12 WIF: Attempting connection…
18:43:13 WIF: Checking connection…
18:43:13 WIF: Attempting connection…
18:43:14 WIF: Checking connection…
18:43:14 WIF: Attempting connection…
18:43:15 WIF: Checking connection…
18:43:15 WIF: Attempting connection…
18:43:16 WIF: Checking connection…
18:43:16 WIF: Attempting connection…
18:43:17 WIF: Checking connection…
18:43:17 WIF: Attempting connection…
18:43:18 WIF: Checking connection…
18:43:18 WIF: Connected
18:43:18 DNS: Initialized
18:43:29 MQT: Attempting connection…
18:43:29 MQT: Connected
18:43:29 MQT: tele/sonofftouch01/LWT = Online (retained)
18:43:29 MQT: cmnd/sonofftouch01/POWER =
18:43:29 MQT: Subscribe to cmnd/sonofftouch01/#
18:43:29 MQT: Subscribe to cmnd/sonoffs/#
18:43:29 MQT: Subscribe to cmnd/DVES_9973E0/#
18:43:38 WIF: Checking connection…
18:43:38 WIF: Connected

Os Sonoffs têm reserva de DHCP no router da Vodafone para simplicidade de configuração. É possível adicionar um IP fixo ao Tasmota (não encontrei no Web Interface) de forma a testar?

@pedrorferreira

Aparentemente, o problema não está nos sonoffs. Algo está a acontecer na tua rede para os equipamentos caírem e terem dificuldades em ligar novamente (com base no log dado pela conexão ao wifi e demora a adquirir o ip). Este problema pode estar ao nível do router ou algum outro equipamento que possa provocar alguma limitação na resposta do mesmo.

Como tentativa de verificar o serviço de DHCP do router podes dar IP fixo num equipamento e analisar o comportamento. Para tal, utiliza este comando na consola:

Backlog IPAddress1 xxx.xxx.xxx.xxx; IPAddress2 xxx.xxx.xxx.xxx; IPAddress3 255.255.225.0; IPAddress4 xxx.xxx.xxx.xxx; Password password; SSID1 accesspoint; restart 1

Para garantir as mesmas configurações dadas pelo DHCP, escreve na consola IPAddress1,… para retornar o que atualmente tens atribuído. Posteriormente, colocas no comando acima a informação retornada, para que tome efeito permanente e seja realizado um restart

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RTFM :smile:

Já coloquei IP fixo e vou monitorizar.

Muito obrigado pela tua resposta.

Já tenho o sonoff do qual enviei logs com IP fixo e vou avaliar.

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