Ajuda Rede ZigBee alcance

Olá boa noite.

Preciso de uma ajuda ou sugestões do que fazer. Estou a ter problemas com a distancia ou seja sinal da rede ZigBee… Estou a montar estilo de uma estufa em casa, e tenho lá um botão sem Fios ZigBee da Nedis + um sensor temperatura/humidade da Sonoff zigbee…Hoje até adicionei um THR320D WIFI, mas quero o outro a funcionar tb. Tenho um PC a servir de NAS com HA e um Sonoff USB ZigBee 3.0… Até a data funciona impec… Salvo erro cheguei a flashar qualquer FW lá que não me recordo bem o quê… Talvez para aumentar o sinal, não me recordo… Funciona bem é o que interessa. Onde quero que chegue o sinal tem de atravessar 3 paredes… Tinha aqui para canto um HUB Sonoff, flashei com Tasmota e pensei que teria resolvido o problema… Pois funcionava tudo bem, MAS os dispositivos ligados a ele se desconectam após umas horas :confused: Já vi que é cronico e não existe solução para isso… Bem, pus me a pensar… Deixa ver o que fazer, encomendei ontem 2 fichas Sonoff ZigBee… Já que funcionam como router/extender… Até precisava para as bombas da Hidroponia… Mas… Mesmo com as 2, a que fica mais longe que é na estufa não chega sinal… 0 LQI… epá…

Existe algum HUB que funcione? Para eu enfiar na estufa e ficar a funcionar? ou alguma outra sugestão para estender o sinal?

Obrigado.

Zigbee para distancias longas é sempre uma tourada, que pode funcionar bem como pode dar problemas… é um tiro no escuro. Não te vou recomendar nada… pois não tenho a certeza do que tenho em mente te resolve o problema… e depois vais gastar dinheiro sem necessidade talvez.
Mas se tiveres um interruptor a mais tenta por um interruptor na entrada onde estão as bombas a ver se resulta.

Obrigado pela resposta. Gastar já estou eu farto lol Só para meter a funcionar 1 botão e um sensor… Comprei 2 tomadas Zigbee de propósito para isso mesmo… A distancia se formos a ver nem é muita, em linha reta sem paredes deve ser uns 15 ~ 20 metros. Dai ter comprado 2 tomadas, como são routers eu cá para mim deve funcionar… só que não… A ultima tomada, a das bombas é a que fica mais longe e 0 de sinal… E essa passa apenas por duas paredes… Engraçado que, o Botão Nedis Zigbee se colocar em outra posição longe de 1 das paredes apanha sinal direto do coordenador ( PC com o HA e Sonoff USB 3.0 ). Mas Ponto a ponto pelos Routers nepias… :rage: Uma coisa que reparei, o sinal maximo do Zigbee não é 255?! Estando como se vê na Foto a “luz bar” a 4 metros do PC com o Sonoff USB com apenas 46 LQI?! Será que estou a sofrer de interferência de sinal?! Comprei nos xinocas 2 USB repetidores ZigBee a ver se ajuda… da tuya… haver vamos…

Viva. Consegui resolver o problema com apenas 1 USB Zigbee Repetidor!

Só tenho 1 problema, que não sei se será um problema… é que não identifica o USB Repeater como sendo…

Ele funciona, já testei os botões na estufa já anteriormente configurados e tudo normal. E como se pode ver acima está tudo interligado agora.

Foi esta a minha solução e que funcionou impec! As vezes alguém com o mesmo problema em relação a distancias pode resolver como no meu caso!

Comprei 2, 1 apenas resolveu :grin: Tinha um plano B, que seria este equipamento! Que sim, parece que é mesmo poderoso… Tuya X5… Pena custar 60 paus…

Mas se funciona-se teria de ser. Ainda bem que com Low Cost lá foi.

Ainda bem que funcionou mas agora vê lá é por quanto tempo :slight_smile:

Podes por favor partilhar o link do Tuya X5… Não encontro à venda.
Obrigado

@Daniel Sim claro. https://pt.aliexpress.com/item/1005005263012049.html?gatewayAdapt=glo2bra

Mas vê uns vídeos antes de comprar, eu pelo o que vi pareceu me ser uma boa solução. As pens já tinha comprado antes de descobrir isso, como resolveu no meu caso fica assim :wink:

@RodolfoVieira até ver tem cumprido :stuck_out_tongue: Mesmo assumindo como sensores de agua lol

2 Curtiram

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade