Boa tarde a todos.
Tenho já alguns dispositivos “semi”-inteligentes que uso para controlar através do Google Home e/ou através de rotinas nas aplicações correspondentes. No entanto começo a perceber a necessidade de algo mais fiável e mais “inteligente”, que interligue entre marcas e me permita automatizar certas coisas com filtros específicos, seja tendo em conta presença de 2 pessoas na casa, meteorologia, dados de sensores e/ou horário.
Até agora, o que tenho:
a) GOOGLE:
- Choromecast 2
- Google Home Mini
b) SmartLife / Tuya
- 1 Lâmpada inteligente RGBW WiFi
- 4 fichas 10A Inteligentes WiFi (controlo máquina
café, triturador, máquina da loiça e 1 candeeiro normal) - 4 fichas 16A Inteligentes WiFi c/ informação de consumo (controlo de horário de alimentação suplementar de painéis solares para água, aquecedor, termoventilador, desumificador)
- 1 Ficha tripla Inteligente WiFi, c/ 4 tomadas individuais + grupo USB
- 1 HUB Zigbee ligado por WiFi, com os seguintes sub-dispositivos:
- Sensor porta x 3
- Sensor movimento
- Sensor de humidade e temperatura
- Sensor de inundação
c) Broadlink
- 1 RM Pro+ (Controlo por WiFi de IR + RF) - Uso para controlar 1 televisão, MEO, box android, sistema de DVD Surround que está ligado à televisão e o portão da garagem.
- 1 RM3 mini (Controlo por WiFi de IR) - Uso para controlar 1 televisão + 1 box android
d) SONOFF:
- 3 fichas USB WiFi (que queria utilizar, quanto mais não fosse, para detectar se o dispositivo “não inteligente” onde estão ligados está ou não a funcionar, e automatizar outros a partir disso - e não consigo)
Tenho mais coisas “a caminho” e muitas ideias, mas estou a ficar limitado às aplicações separadas, ao Google Home que me falha muito em rotinas com acções múltiplas, à falta de controlo de condições (que tentei também com IFTTT Pro) e raramente consigo obter o resultado esperado. De tudo o que tenho usado, mesmo assim, a aplicação Smartlife é a que tem dado melhores resultados, mas não me permite depois, por exemplo, ter feedback no Google Home das acções executadas.
Estou a pensar realmente embrenhar-me nisto e comprar um Rapsberry Pi 4 para o HomeAssistant, mas tenho conhecimentos muito limitados, e sei que terei de seguir
muitos tutoriais “passo a passo” e às cegas pois não saberei realmente o que estou a fazer. Como tal, tenho “algumas questões”, que gostaria que uma alma caridosa que tivesse alguma paciência, explicasse a este grande noob:
-
Terei de ter um IP fixo para controlar o HA do exterior? Se sim, qual a melhor e mais barata forma de o fazer?
-
Será necessário flashar todos estes dispositivos para que funcionem com o HA, ou há integrações directas no HA?
Se SIM:
1.2. Terei de fazer isto abrindo fisicamente os dispositivos ou há maneira simples de o fazer por wireless (OTA)?
1.2. Após o flash continuarão a funcionar com as aplicações respectivas e Google Assistant directamente? -
Poderei aproveitar a máquina em questão (RPi4) também para outros recursos (por exemplo, kodi, servidor de música, etc…), tendo como base a instalação do HA?
-
Será fácil actualizar o HA sem perder tudo o que já tenho configurado / guardado, assim como os dados respectivos? Qual a melhor e mais simples forma de o fazer para garantir isto?
Desculpem o “mega” post, mas estou mesmo perdido!
PS: Alguém de Évora por aqui que pudesse dar uma ajuda mais “ao vivo”?
Obrigado desde já a todos e parabéns por esta comunidade!
Pedro Roque