Ajuda para principiante / noob (opiniões, por favor)

Por OTA nunca tentei mas tanto os Shellys como os Sonoffs até com fios encostados se conseguem flashar

1 Curtiu

Então no caso dessa tomada Tuya, que também tenho, com medidor de consumo, o facto de não se conseguir ler os dados no HA com o firmware original está no facto de a integração ainda não contemplar (podendo no futuro?) ou é outro problema? Flashando essas com Tasmota já consegues leituras no HA? Obrigado desde já.!

Nunca se sabe o que eles podem integrar no futuro. Eu na app da tuya tinha o consumo, no HA não.

Em relação ao tasmota, isso depende da tomada em questão.
Verifcas neste site se existe a tomada: https://templates.blakadder.com/.

Eu tenho umas blitzwolf BW SHP2. Tenho outra da koogeek que também dá o consumo.

1 Curtiu

Ando a pesquisar, pesquisar, pesquisar… Achei este vídeo fazendo referência à utilização da app SmartThings da Samsung (da qual não tenho dispositivo nenhum) para controlar dispositivos tasmotados através da nuvem (além de local). Alguém tem experiência com isto? No fundo o meu objectivo é manter uma alternativa viável à perca de um servidor local e de tudo o que isso implica, mantendo controlo pela nuvem. Será viável? Achei isto bastante interessante, mas pelo que percebi terei de ter um HUB SmartThings para isto. Alguém já tentou algo parecido?

[https://www.youtube.com/watch?v=hTzD5sT89Us] - (SONOFF, TUYA E RF NO SMARTTHINGS COM FIRMWARE TASMOTA (TASMOTA-CONNECT))

O objectivo principal do HA é a não dependência de clouds e, se não estou enganado, a utilização que descreves obriga o HA a usar a cloud do SmartThings…

E a perda do servidor onde corre o HA provocar uma interrupção no serviço em casa só ocorre se estiver mal configurado. Primeiro porque o HA só deixa de funcionar se tiveres uma falha no hardware onde ele corre, e segundo o controlo do básico (luzes principalmente) deve sempre continuar em caso de falha do HA, tudo o resto é acessório.

Um interruptor bem montado (por exemplo o Shelly) funciona SEMPRE desde que tenha electricidade. Pode falhar o HA, o MQTT, o COAP, ou outra coisa qualquer e quando carregas no interruptor a luz acende ou apaga. Caso o HA falhe perdes apenas as automações (caso não uses Node-Red) e isso é perfeitamente suportável durante o tempo que levares a repor o sistema. Por isto tudo, acho que meter coisas na cloud é completamente desnecessário além de ser uma enorme falha de segurança.

Acrescentando ao que o @j_assuncao disse, acho que a cloud não deve ser olhada com o modo “robusto” de fazeres as coisas. Acho que mais depressa tens desgosto com a cloud do que com hardware mais configurado.

Além disso muitas vezes na cloud tens de misturar vários serviços para alcançar o mesmo objectivo que conseguias com o HA. Logo mais pontos para falhar.

1 Curtiu

O cerne da minha preocupação está no título deste tópico (noob). O meu receio é, simplesmente, perder o acesso aos dispositivos que agora tenho, depois de os flashar, sem saber se tenho sucesso nem ainda muito bem como (mais uma vez, noob). Então ando a explorar todos os IF’s… THEN… ELSE de forma a salvaguardar-me de todas as hipóteses. Esta solução que vi sei que é fora deste fórum, sei que foge ao objectivo, mas até agora, se funcionar, é a única Cloud free (por enquanto) que poderia permitir integrações de todas as outras marcas (que já percebi que há no GitHub integrações para muitas). Se não conseguir ter sucesso com o HA poderei, mesmo com os flashados, voltar a ter integração com Google Home e alguns automatismos directos. Desculpem se é off-topic, estou só a procurar experiências. Obrigado a todos!!!

@FragMenthor sendo os teus receios com o teu equipamento que colocaste aqui, os unicos que irias flashar são:

**1 Lâmpada inteligente RGBW WiFi**
**4 fichas 10A Inteligentes WiFi (controlo máquina café, triturador, máquina da loiça e 1 candeeiro normal)**
**4 fichas 16A Inteligentes WiFi c/ informação de consumo (controlo de horário de alimentação suplementar de painéis solares para água, aquecedor, termoventilador, desumificador)**
**1 Ficha tripla Inteligente WiFi, c/ 4 tomadas individuais + grupo USB**
**3 fichas USB WiFi (que queria utilizar, quanto mais não fosse, para detectar se o dispositivo “não inteligente” onde estão ligados está ou não a funcionar, e automatizar outros a partir disso - e não consigo)**

Se bem que tou na duvida quais são essas 3 fichas usb que referes…

Não necessitas de teres receio com nada, tens a sorte de ter aqui malta que já cá anda a muito tempo que te dá mais que confiança para avançares sem medos.
Mas repito o que já disse… se és uma pessoa sem paciência e tempo…o HA não é para ti…Desculpa ser tão frontal nas palavras… mas as vezes a malta põe a carroça à frente dos bois.
Já tens um bom equipamento base para começar a brincar… agora é só veres se realmente é isto que queres…e se é este o caminho que queres tomar… aparece no discord , para falar (“escrever”) um bocado com a malta.

1 Curtiu

Obrigado, Rodolfo! Tenho paciência, tenho gosto, simplesmente muito “fora” de tudo. Ainda estive 3 anos em Informática no IST, década de 90, lol. Não sou inexperiente em informática, mas depois disso tenho estado “out” e deixei-me desactualizar, pois deixou de ser a “minha àrea”. Para mim, linux, neste momento, “zero”. Ando a pesquisar bastante, não só aqui no fórum. Gosto de tomar decisões ponderadas, com soluções previstas para cada hipótese por forma a não perder o que já tenho e que uso já bastante. Tempo também tenho pouco, mas sou dedicado e focado, sei o que quero, faltam-me “O plano”. As vossas opiniões, as mais variadas, para mim, são de extremo valor, sejam elas quais forem, para que a minha linha de acção se defina… Depois, olha, se correr menos bem mando aqui S.O.S’s à malta que já vi que é muito disponível. Obrigado mais uma vez!

Então os outros não seria necessário? Qual a diferença? Por exemplo, o HUB Zigbee também e os dispositivos zigbee que a ele ligam também…

Que pelos vistos não dão para flashar…

Não, isso não é flashável porque usa um chip diferente do normal. Nunca experimentei mas esses talvez dêem para integrar com o HA através do custom component SonoffLAN.

2 Curtiram

@FragMenthor não dá pra flashar esses é um facto para da para usares o que o @j_assuncao disse, o autor desse video lançou uns dias outro que refere que dá para usares esse dispositivo no HA sem problemas… tal como os outros… mas os outros não sigas esse caminho.
Como disse anteriormente aparece no discord, para não estamos a fazer deste post um chat :wink:

Pode-se sempre fazer o backup do firmware original. O tasmotizer já faz isso nas calmas.

Estou um pouco no mesmo barco que tu, embora um pouco mais avançado.
A minha necessidade de mudar para o HA acaba mais por ser a forma de ter tudo centralizado em vez de ter de controlar os meus equipamentos com 4 apps (neste momento).

Eu comecei no Windows, criando uma máquina virtual. Sem problemas de inicio, mas a dada altura a VM deixou de iniciar, nem mesmo novas VMs criadas a partir dos ficheiros VDI e VDMK do site to HA iniciavam. Desisti…

Depois tive a brilhante ideia de instalar o HA (com Docker e HA supervised) no RPI3 onde já tinha um servidor Nextcloud… Basicamente aquilo não aguenta com os 2, suponho que nem com o HA com algumas integrações e addons aguente.

Finalmente agarrei no PC com Windows, formatei-e e pus Debian 10, juntamente com outros serviços e criei um mega servidor, num portátil com quase 8 anos.

A minha 1ª preocupação quando fiz o setup foi com Backups. Assim, se alguma coisa der para o torto, tenho sempre os backups para repor tudo, isto desde a VM em Windows.

Atualmente tenho quase tudo integrado no HA, apenas faltam os ar condicionados LG (parece que ainda não têm integração), mas ainda não como quero.
Estou como tu, tenho alguns equipamentos Tuya, mas estou a resistir à tentação de os flashar com Tasmota para não perder a ligação à app. Não por mim, mas a minha maria tb usa algumas tomadas para ligar/desligar, e não quero problemas para o meu lado :wink: .
No fim de semana passado comecei a olhar para a integração com o localTuya, já consegui lá colocar um equipamento mas não funciona, aquilo é bastante complicado de configurar. Acho que o Tasmota está mais perto de entrar cá em casa do que quero acreditar :smirk:

Com o tempo vai lá, só é preciso tempo e muita dedicação. Mas tempo é coisa que falta um bocado por aqui, entre o trabalho, 2 filhos, mulher, o HA acaba por ser a amante com quem não nos devíamos ter metido :smiley:

Boa sorte para tua jornada :+1:

1 Curtiu

É mesmo essa perspectiva que quero abordar! Com a ajuda que já tive por aqui, de ontem, que não tinha nada, já tenho um servidor a correr (com ajuda de outro amigo meu) para testes, e já consegui acrescentar as tomadas TUYA, uma ficha tripla TUYA, uma lâmpada também TUYA e a famigerada ficha SONOFF USB, que também consegui através do HACS. De repente, de NADINHA, para MUITO (para mim) :slight_smile: Obriogado, malta. Começo a visualizar melhor os caminhos… :slight_smile:

2 Curtiram

Bom dia,

Para começar a tentar fazer alguma coisa disto (para quem nem entende bem as nomenclaturas que utilizam) qual destas placas será a mais adequada sem muitas limitações Placa SBC Raspberry Pi 3 Modelo B 1GB , a de 4GB ou a de 8GB? ou acima de tudo se alguma destas não vale mesmo a pena por ser muito limitada?

Um NUC dos mais básicos tem muita vantagem sobre este tipo de equipamentos?
NUC 1
NUC 2

Para o meu nível de conhecimento não queria gastar mais de 130€ para ver se consigo entender alguma coisa disto :slight_smile:
Grato

A sugestão no site do HA https://www.home-assistant.io/getting-started/
é no minimo Raspberry Pi 4 Model B (2GB) + Power Supply at least 3A e cartão SD32Gb class A2.
nisso tudo gastas à volta de 70€ :

Para já a config de hw serve-me perfeitamente para as poucas coisas que estou a fazer com o HA, mas se fores pensar em evoluir como é normal, se calhar é melhor ir logo para um NUC.
Quanto ao modelo NUC, talvez alguem possa indicar alguma coisa no valor do teu orçamento.

PS: há malta que para ver como é antes de avançar , usa uma máquina que esteja encostada :wink:

1 Curtiu

obrigado P. Dá Mesquita entendi.

Tenho uma duvida, já entendi a vantagem na automação, mas mais que isso tenho desconforto com a segurança, tento explicar:

Eu basicamente tenho 4 objetivos (até ver):
. Controlar o portão fora de casa;
. Monitorizar os consumos da casa e produção dos painéis solares para gerir o que liga e a hora a que liga;
. Colocar um aparelho destes Broadlink RM mini3 pra controlar o A/C
. Aceder ás câmaras de vigilância

Mas estou a ficar desconfortável por ter os vários equipamentos nas Cloud das marcas o que não deve ser seguro.
Eu com o Home assistant consigo dar a volta ao tema de ter de estar ligado ás clouds das marcas e aceder diretamente ao HA?


Copyright © 2017-. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade