Ajuda Nextcloud /HA

Boas,

Tenho um NUC com Proxmox e Ubuntu Server com o HA e Nextcloud e ja consigo aceder ao HA atraves do endereço que criei no duckdns mas será que é possivel aceder tambem ao Nextcloud?
E ja agora é preferivel ter o HA no Proxmox dentro do Ubuntu Server ou numa instalaçao sozinho?

Obrigado desde ja

O HA deve estar numa VM separada com Debian.

Separado do Nextcloud? Pode estar os dois no Ubuntu Server?

Porque não usas um lxc para o nextcloud? Eu tenho uma VM dedicada ao HA, o resto LXCs…

Ainda sou muito noob nisto :stuck_out_tongue: nem sei meter lxc :stuck_out_tongue:

Em vez de criares VM crias CT…mas previamente tens de sacar o template do SO que irás meter…

Ok vou investigar :slight_smile: E é possivel aceder ao HA e ao Nexcloud fora da rede interna?

Sim claro, fazes o port forward no teu router.

Ok obrigado vou testar :slight_smile:

O HA deve estar sempre numa VM sem mais nada a correr nela, e convém correr o Debian porque apenas o HassOS e o Debian são SOs suportados oficialmente.

1 Curtiu

Ok obrigado :slight_smile: vou refazer aqui as coisas :slight_smile:

Podem me dizer como é possivel fazer port forward da porta 443 para dois ips diferentes (HA e Nextcloud) ?

Obrigado,

Que eu saiba, isso é impossível de fazer.

Ok pois pelo que tenho investigado ou acedo a um ou a outro… Obrigado de qualquer maneira :slight_smile:

Fazes port foward como o Sérgio Leitão disse ou instalas o Wireguard (VPN) em alternativa.
Tendo em conta que pretendes aceder ao HA e Nextcloud fora da rede o wireguard parece-me ser a melhor solução

Tens muita opções para implementar o que pretendes.
Na minha opinião a mais “facil” será optares pelo docker. Isto é:

1 - Crias uma VM com mais um Ubuntu Server 20.xx, no final da instalação dá-te a opção para instalar uma lista de aplicações adicionais e está lá a opção “…docker…”;

2 - Visitas o site: https://hub.docker.com/r/linuxserver/nextcloud;

3 - Obtem o teu PUID e PGID, e crias as pastas onde queres guardar os dados do Nextcloud;

3.1 - Personalizas o que está na caixa de texto " docker cli";

3.2 - Fazes ssh ao ubuntu server com docker;

3.3 - Colas na linha de comandos, com “sudo” antes, o que personalizaste;

3.4 - Pimba! segue o procedimento que já fizeste na tua outra instalação do Nextcloud;

4 - Para melhor gerir o que vai no docker, instalas também o portainer -> https://hub.docker.com/r/portainer/portainer-ce;

5 - Dezenas de containers de docker em https://fleet.linuxserver.io/ (wireguard também).

Esta orientação tem pouco detalhe, mas alguma duvida PM ou aqui.

Have Fun
Mata

2 Curtiram

Muito obrigado pela ajuda vou investigar e testar :slight_smile:

Se no HA tiveres reverse proxy (nginx) instalado, metes o router a enviar todos os pacotes 443 para lá, e o nginx faz a distribuição mediante o FQDN que escolheres. Por exemplo se tentares aceder a nextcloud.teudominio.pt o HA vai receber a informação e encaminha para a máquina que tem o nextcloud. Se tentares aceder a homeassistant.teudominio.pt o HA vai deixar aceder ao teu HA

2 Curtiram

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade