Ajuda na escolha de "controlador" para motor de piscina

Boa tarde a todos,

Queria controlar os horários em que trabalha o motor da piscina e também o seu consumo eléctrico.
O motor é de 750W, pelo que pensei num módulo Sonoff Pow R2, assim faria as duas coisas (ligar/desligar e monitorização de consumo) com um só equipamento e com o adaptador até ficaria bem na caixa de disjuntores.
E ainda permitiria Tasmota, que para mim é fundamental não depender de servidores externos.

Como tenho cá um Sonoff basic a mais, fui testar, mas infelizmente, só tem cobertura WIFI com a porta aberta (24 a 32%), assim que fecho a porta, perde a ligação.

O que recomendam para tal?
Repetidores WIFI não queria (e nem tenho por ali nenhum local intermédio para colocar um)
Colocar antena externa no Pow R2 ? a minha experiência a soldar não é das melhores…

Os SDM120 também permitem ligar e desligar, ou é só medidor de consumo? Estes sempre permitiam comprar logo um módulo ESP com antena externa.

Há algum outro tipo de módulo que possa usar?

Em primeiro lugar, para um motor não devias usar nenhuma dessas opções… Eles quase sempre têm contactores e o correcto é usares o sonoff ou equivalente para activares o contactor e não o motor directamente… Isso leva a que não consigas medir… Podes usar um sonoff basic com um pzem,por exemplo… Usas o relé do basic para activar o contactor e medes o consumo com o pzem no circuito de alimentação do motor.
Pode parecer uma pergunta parva, mas para que queres medir o consumo? Se é um motor de 750w e a velocidade não é variável,em princípio consome 750w durante o tempo que estiver ligado… É só matemática…

1 Curtiu

Obrigado pela opinião e vídeo explicativo. Também já tinha pensado na hipótese do contactor, mas como a bomba não é muito potente, pensei em por directo. Neste momento só está ligada por uma ficha schuko normal (já assim vinha no kit) em vez do normal relé térmico, contactor, temporizador, diferencial, …

Quando pensei no Sonoff POW, era com um quipamento fazer 3: contactor, temporizador e relé térmico usando as opções MaxPower / MaxPowerHold / MaxPowerWindow do tasmota.

Quanto ao consumo, é mesmo só cálculos, mas com uma opção destas evitava ter de os fazer, bastando ver no HA quanto é que já me tinha custado!

É sempre arriscado usar cargas indutivas com picos tão elevados num relé destes, mas…
Quanto aos cálculos, podes pôr o HA a fazê-los.:. :wink:


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade