Ajuda na adaptação de Solução de controlo de estores SONOFF para uma solução RF

Boas !!

Então é o seguinte, estou a precisar de ajuda na adaptação desta solução, para uma mesma solução, mas no meu caso funciona com comandos RF enviados pelo Broadlink RM Pro.

Neste momento utilizo este comando.

Frente/Verso

Atualmente o comando funciona assim:

  • 3 Botões que utilizo no total
  • 1 para SUBIR
  • 1 para DESCER
  • 1 para PAUSA

Se quiser abrir na totalidade, basta carregar no botão SUBIR e o Blackout abre até ao fim e para sozinho, no entanto se quiser mudar a posição apenas um bocado, tenho que carregar no botão SUBIR e depois no PAUSE quando quiser parar .

exemplo

https://streamable.com/f71cw

O tempo que demora a abrir é de 50 segundos.

O tempo que demora a fechar são 49 segundos

Neste momento tenho 2 estores(ou blackouts) destes, e pretendia controlar os dois no HA. (posteriormente no HomeKit).

Já fiz o primeiro TPC e com o Broadlink RM PRO, já consegui retirar os códigos RF de subir, descer e pausa de cada um deles ! :smiley:

Códigos:

**SALA:**

Descer
sgc0AAsLFQoVFAsUDAoVEwsUCwoWChUKFQoVChUUCwoVChUKFhMMChUUCwoVEwsUCwoVFAsAArcAAAAA

Pausa
sgc0AAsLFQoVEwsUCwoVFAsUCwoVChUKFQoVChUUCwoVChUKFRQLChUUCwoVFAsUCxQLChUAArcAAAAA

Subir
sgc0AAsLFQoVFAwTDAoVFAsUCwoWChUKFQoVChUTCwoVChUKFhQMChUUCwoVFAsTCxQLFAwAArgAAAAA


**QUARTO:**

Descer
sgs0AAkNEwsTDBMVChUKCxMLExUKDBMVChUKDBMLExUKCxMLFBUKFQkVChUJFQoVCgsTFQoAAvoAAAAA

Pausa
sgc0AAkNEwwTDBMVCRUKDBMMExULCxMVCRUJDBMMExYJDBMMExYJFQkVCRYJFgkVChUJDBQAAvoAAAAA

Subir
sgc0AAkMEwsTDBMWChUJDBMLExUKCxMVChUKDBMMExUKCxQLFBUKFQoVCRUJFQoVChUJFQoAAvkAAAAA

Agora pretendia que alguém me ajudasse na parte difícil :stuck_out_tongue: Que no entanto é a que eu não percebo (programação). Que seria então adaptar este tutorial à minha solução pretendida !

Esforço recompensado com uma :beer:

Boa explicação. Só ficou a faltar o mais importante que é a parte do receptor. Se tiveres a marca e modelo disso já é metade do trabalho feito!

Isso não consigo saber, porque para tal teria que abrir a parte de cima da parede para aceder ao motor :confused:

Mas posso só perguntar porque seria necessário saber o modelo do receptor?

Isto porque na minha cabeça funciona assim: Se posso controlar o Estore com o comando RF, e consigo enviar os códigos do comando RF (a partir do Broadlink RM PRO) para abrir o estore, para que necessito do modelo receptor?

Eu pretendia usar a mesma tecnologia usada no tutorial do ar condicionado mas neste caso no estore !

@attackk tu podes abrir e pausar e fechar através do HA , mas nunca vais saber a posicão do estore quando este é comandado pelo comando fisico.

Ahhhh !

Agora tudo faz sentido lol !!! Deixa-me ver se consigo abrir isto sem partir metade da casa :rofl:

É assim, definitivamente ao motor não tenho acesso porque parece estar em cima do pladur… Mas ao lado do estore tem aqui esta abertura:

É o necessário? Ou seria mesmo preciso saber o modelo do receptor ?

Com isso já conseguerias instalar ai um shelly, visto que o sonoff dual r2 é muito grande e não cabe aí.
Essa coisa de andarem a por a coisas sem ter acesso as mesmas… é mesmo obras à vale tudo.

Isto é o melhor que consigo fazer !

mas não encontrei o motor (também não faço ideia como é :confused: )

Lado direito:

Lado esquerdo:

VIDEO

https://streamable.com/ulv5z

A ideia de saber qual é o receptor é saber se dá para o substituir pelo Dual R2 por exemplo.

Isto porque se não tiveres algo que comunique bi-direccionalmente não vais conseguir saber a posição.

Mas pelas fotos parece-me que o receptor está na estrutura do próprio motor.

Pois, também me parece.

Sendo assim é difícil saber certo? Para tal teria que tirar o blackout do motor para ver certo? Penso que isso não vá ser muito fácil de se fazer :confused: ou pior, se sei fazer ! acho que só iria estar a estragar :confused:

O shelly qualquer um servia? comprei a pouco tempo este:

Pelo que estive a ver, penso ter descoberto o receptor…

Segundo o tio google será algo desta linha:

http://www.came.com/global/es/en/public/solutions/blinds-and-awnings-automation?context=apartment

Mais precisamente este modelo:

http://prd.came.com/global/fr/en/public/solutions/mondrian-r4

é da mesma marca do comando, e tem a mesma cor do que o meu :sweat_smile:

Bem, pelos vistos o rádio está integrado no motor, portanto controlar com sonoff ou shelly é para esquecer…
Solução para controlar por HA é simples. Por HA com estimativa de percentagem é difícil e pouco prático atendendo a que a estimativa só estará correcta quando o comando é dado pelo HA e não pelo controlo original. Podes fazer o reset de todas as vezes, mas isso só te garante que vais ter o movimento que escolheste no HA, mas nunca te vai dizer o estado em que está em determinado momento…

Eu posso sempre deixar de utilizar o comando fisico e passar a utilizar so pelo HA !!

Assim ja funcionava certo?

Caso foste esta a implementação, saberias que código teria que utilizar?

desde já um obrigado !

Bem, saber, sei, que fui eu que fiz o do tutorial original, mas nos próximos dias não te consigo fazer isso… Pode ser que mais alguém queira tentar entretanto, senão, pondero fazer um tutorial para essa situação.
Faço, no entanto, a ressalva de que fazer apenas pelo HA não me parece boa ideia, a menos que ponhas botões físicos que controlem o HA.
Uma domotica que precise de telemóvel ou tablet para funcionar não é practica e “cansa” em pouco tempo… Isto na minha opinião, claro…

1 Curtiu

Se definitivamente me conseguisses fazer isso ficaria muito agradecido ! :slight_smile:

Eu definitivamente tinha que utilizar o comando, e entre utilizar o comando ou o telemóvel não mudaria muito! Até porque assim podia programar o estore do quarto a abrir todas as manhas à hora que eu acordasse ! :slight_smile:
E programar ambos para fechar a uma determinada hora :smiley:

Assim como tinha mencionado acima, quem me conseguisse ajudar iria receber uma :beer: eheh

Essa cerveja vem num barril?! LOL :stuck_out_tongue_winking_eye:

Uma alternativa que tens é usar um sonoff bridge em vez do broadlink e assim ele simulava o comando actual, como faz o rm, mas depois compravas outro comando (normal de controlar portões) e usavas esse para dar ordens ao HA através do sonoff bridge… Assim tinhas o melhor de 2 mundos…

1 Curtiu

Essa parece-me a melhor opção a tomar. A substituição do comando é uma excelente ideia.

Fiquei um bocado trocado :stuck_out_tongue_closed_eyes:

Acho que isso já seria mais complicado :stuck_out_tongue: o melhor é mesmo usar só pelo telemóvel! ate porque como tinha referido, pretendia usar automações depois :slight_smile:

Bem, não é complicado.
O sonoff bridge é um Emissor de rf como o broadlink, mas também é um receptor e portanto tanto pode simular o comando original como receber os sinais de outro comando e, com isso, executares acções no HA… Assim tinhas controlo pelo telemóvel e automações, mas também tinhas um comando físico que podias usar, mantendo o feedback do HA…
A menos que sejas o único que vai usar os estores, é muito importante que as outras pessoas continuem a poder usar um controlo físico para que tenhas “aprovação”… :wink:

Acho que isso não seria necessário :stuck_out_tongue:

Eu moro sozinho portanto não haverá mais ninguém a abrir estores :smile:


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade