Ajuda mqtt hassio

Bom dia, recentemente migrei o meu home assistant de um pc com linux para um pi3 com hassio
O meu problema é que nao consigo fazer com que os dispositivos mqtt se liguem ao brocker, já exprimentei os addons mosquitto broker e o mqtt server sem sucesso.
Os meus dispositivos nao tem user e pass configurado ( ligam anonimo) penso que sera ai o problema mas queria ter a certeza antes de partir para a configuraçao dos dispositivos.
Versao hassio 0.91.3

O addon Mosquito Broker funciona bastante bem e desde que bem configurado podes utilizar (mas não deves por motivos de segurança) o login anónimo. Que configuração utilizaste?

Utilizei as configs base do mqtt broker apenas mudei a linha onde diz anonymous de false para true

Obrigado pela resposta

E por acaso configuraste a parte do login no addon?

{
  "logins": [
    {
      "username": "xxxxxx",
      "password": "xxxxxx"
    }
  ],
  "anonymous": false,
  "customize": {
    "active": false,
    "folder": "mosquitto"
  },
  "certfile": "fullchain.pem",
  "keyfile": "privkey.pem"
}

Por acaso nao, pensei que nao era necessario uma vez que defeni anonymous true, esse user a pass é o que se quiser certo ?

Não, esse user e pass são o teu login no HA. E como configuraste o MQTT no configuration.yaml?

Apenas tenho mqtt: localhost que era o que tinha no pc

Convém a configuração estar mais completa. Usa algo assim:

#### MQTT
mqtt:
  broker: xxx.xxx.xxx.xxx
  port: 1883
  keepalive: 30
  username: xxxxxx
  password: xxxxxx
  birth_message:
    topic: 'hass/status'
    payload: 'online'
  will_message:
    topic: 'hass/status'
    payload: 'offline'
  client_id: ha_ui_client
  discovery: true
  discovery_prefix: homeassistant

O user e pass são os mesmos do HA.

Muito obrigado pela ajuda, vou testar

Depois diz como correu. Se for preciso damos uma ajuda.

Eu passei por algo similar e no meu caso acredito que era uma limitação que foi corrigida recentemente:

Basicamente o HA tentava arrancar e ainda não tinha o broker à escuta e então dizia sempre que as entidades não estavam disponíveis.

Tenta o seguinte:
telnet ip_broker porta_broker

Se a porta estiver à escuta, faz um restart ao homeassistant e vê se ele já consegue ligar-se ao broker.

Já agora, como é dispositivo novo, tens a certeza que não está configurado com uma firewall que está a limitar acesso? O ideal é fazeres o telnet que mencionei acima, a partir de outro computador.

Boas, o meu problema era mesmo querer utilizar devices sem autenticacao.
Coloquei autenticacao como me foi indicado acima e ficou tudo a funcionar.
Muito obridado pela ajuda de todos

1 Curtiu

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade