Ajuda – Material e automação para chamada de vídeo

Com este tópico pretendo pedir ajuda para realizar o que vou descrever de seguida, e no futuro servir de guia para que quem pretender vir a adotar algo semelhante possa tirar ideias.

Não sei se é possível fazer isto no home assistant, mas o objetivo é realizar uma chamada de vídeo utilizando um telemóvel ou computador no exterior, para uma televisão da casa onde esta o home assistant.

Preciso de fazer isto de maneira a que quem se encontra na casa não tenha de fazer absolutamente nada, só sentar-se no sofá em frente á televisão.

Material que tenho disponível:

  • Hass.io instalado no ubuntu a correr numa VM no proxmox.

  • Acesso a toda a rede onde se encontra o home assistant através do exterior utilizando uma VPN.

  • Televisão, box android e raspberrypi model B

  • Broadlink RM Mini 3

  • Alguns NodeMCU e SonOff

  • NodeMCU ligado na porta USB da televisão para saber quando esta ligada.

Material que preciso:

  • Camara com microfone para ligar na box android ou no raspberrypi

  • … ??

O objetivo seria fazer algo do género:

  • Aceder ao home assistant remotamente e acionar uma automação que tendo em conta o estado da televisão, esta seja ligada (ou não, no caso de já estar ligada) e de seguida seja selecionada a entrada HDMI necessária, utilizando o broadlink.

  • Ao mesmo tempo ligar a box android ou o raspberrypi.

Para o raspberrypi penso que com o sonoff com tasmota já posso controlar a alimentação.

Para a box android caso lhe corte a alimentação, quando esta voltar a ser alimentada tenho de pressionar o botão power para ela iniciar. Em alternativa posso deixar sempre ligada e utilizar o broadlink para a colocar em standby e iniciar quando necessário.
No futuro coloco um optoacupolador 4N25 no botao power controlado pelo sonoff.

  • De seguida realizar a chamada a partir de casa para o exterior, de maneira que quando eu atender se inicie a chamada de vídeo.

Uma das principais duvidas… Que software utilizar para a chamada de vídeo? Skype, Facebook Messenger, outro…?

Como controlar este software a partir do home assistant?

Aceito sugestões para escolher o material que falta, o software a utilizar, e tudo que possam acrescentar.

Obrigado desde já pela ajuda :wink:

Já viste o Android Debug Bridge - Community Hass.io Add-on… permite controlar as boxes Android.

Eventualmente, será possível fazer o pretendido, no caso de teres uma câmera ligada a uma box android e mandares abrir a aplicação em causa.

Outra solução será utilizar um sistema de voip com vídeo.

Com o ADB penso que já consigo fazer o que quero, visto ser possível através do ADB enviar comandos para a box como se estivesse a pressionar as teclas do comando.

Tenho de encontrar a sequência de teclas para depois de iniciar a box, abrir o Skype e iniciar a chamada. :hugs:

@Luis_Andrade Que solução recomendavas para voip com vídeo?

Tens centenas de soluções… basicamente são utilizadas no mercado empresarial para salas de conferências ( ex: http://www.grandstream.com/products/business-conferencing/full-hd-conferencing ).

A solução de voip fica ainda mais interessante se considerares uma plataforma única para telefones, videoporteiro… podendo ter um único sistema para todos estes serviços, não dependendo de clouds.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade