Ajuda Ligaçoes Intercom

Bom dia, necessitava de uma ajuda para colocar um sensor de janela dentro do meu intercomunicador de forma a ser ativado quando tocam a campainha… no entanto n percebo mt de eletrônica … e n sei onde o devo ligar… alguém me consegue ajudar?

E como vais depois ligar isso ao Home Assistant?

Neste esquema que parece identico ao teu dispositivo , pode ajudar pk se complementam.
Diria que o sinal de toque aparece no “4” , deve ser entre “4” e o “3” , há de aparecer qualquer coisa
Depois podes tentar rectificar e usar um opto para ligares a um wemos por ex.

Olá,

Essa é a parte fácil, tenho um sensor da xiaomi ja ligado ao HA, a ideia era sempre que tocasse ficava ativo, mas ja me informaram que não vai ser possivel neste tipo de intercom

Mas um sensor de janela porque? Quanto muito um sensor de vibração na campainha para detectar quando tocam à campainha.


Um sensor de janela pode ser ativo com os dois pontos de contacto, no entanto no meu intercom n vai funcionar devido as voltagens.

Isso não funciona porque tens de usar um equipamento com “contacto seco” como por exemplo o Shelly 1.

certo, mas eu antes nao sabia disso, dai ter perguntado :slight_smile: de qualquer forma ja tenho um shelly uni, do me falta saber como o ligar no intercom.

se queres captar o toque da campainha , o contacto seco do shelly não é para isso , o contacto dá uma ordem , é um output, o que precisas é captar o toque certo? Se for isso vê o que mandei em cima.
O sinal que queres captares vai dar entrada “input” num gpio de um wemos por ex. ou de um shelly, mas não é nos bornes do contacto seco de certeza

eu nao percebo mesmo nada de eletronica, sou um mero curioso :slight_smile: hoje chega o shelly uni, queria captar o toque, mas se tivesse o “extra” de conseguir abrir melhor.

aquilo que meteste acima, o preto, é completamente chines para mim.

Pensei que fosse mais simples, de apenas ligar 2 fios… e estava a funcionar teria era de saber quais os fios a ligar e onde.

ja tenho o shelly uni cmg… agora onde ligo isto? alguma alma com paciência para me dar uma ajudar? :slight_smile: obrigado

Boas , para abrires a porta é só fazeres um shunt entre o 1 e o 3 , já captares o toque da campainha vai dar mais trabalho mas também ando a tentar fazer o mesmo . Quando tiver novidades aviso

Já olhaste para o esquema que te enviei e o que te disse lá para cima ?
No caso do teu, o 3 é massa (comum) e o sinal de toque é capaz de aparecer no 1 , verifica isso com um multimetro e que niveis de tensão tens. O som é tipo bezouro ou tom tipo bep?
Depois vais necessitar de um optocoupler com diodo e condensador conforme fiz para o meu (vê desenho) , tb podes utilizar rele de muito baixo consumo, tudo depende da tensão que obtiiveres no borne do toque, no meu caso 8 a 9V depois de rectificado (diodo + condens).

image

Boas malta, já vendi a casa… já não tenho o problema… :grin::grin::grin:

:+1:
Pode ser que ajude o @rui.ghionis_rui.ghionis

Mas no teu é corrente alterna o fio de chamada??

O meu tem duas opções , ou tom ou buzzer , ambos geram alternada.

Thanks , vou espreitar


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade