Ajuda HA + Shelly

Olá a todos.

Registei-me neste fórum porque me apareceu em várias pesquisas que fiz sobre o assunto, e espero que possam dar-me uma ajuda…
Comprei recentemente alguns devices da Shelly, mas não estou nada satisfeito com a app deles, muitos bugs, alguma informação que só aparece em real-time e queria guardar para depois fazer uns gráficos.
Estou então tentado a experimentar o home assistant, que nunca usei mas parece-me que faz aquilo que pretendo.
O primeiro problema é onde correr o HA, não tenho nenhum raspberry pie, nem quero ter o PC todo o dia ligado, há uns tempos um amigo falou-me da google cloud, que para novos registos tem um crédito interessante e dá para fazer umas brincadeiras.
Alguém usa o HA na cloud? Têm ideia dos custos que pode ter? Há tutoriais que possa começar a ver?

Desde já agradeço a ajuda!

Na minha opinião, quando se muda para HA é para ter tudo local, não depender de clouds e internet.
Desconheço esse método que falas, mas também não me parece o caminho certo para seguir.

Para iniciar, tens vários tópicos aqui no fórum que te ajudam a decidir, mas um pc com Windows e máquina virtual, da para começares a ter uma ideia de como funciona.

Obrigado pela resposta.
Eu compreendo e concordo, mas no meu caso não tenho problema em depender da cloud ou da internet, apenas tenho o problema da app da shelly ter demasiados bugs e não mostrar a informação da forma que eu esperava…
Nesse sentido acho que ficaria mais barato alojar a minha instância de HA na cloud do que o custo de comprar um raspbery pie, ou de ter o pc todo o dia ligado…

A utilização do HA é para não estar dependente da cloud, só dependes do teu HW local.
Contudo deve ser possivel correr em maquinas VM alojadas na cloud , mas qt isso custa por mês 14 ~15eur ?

Em 3 ~4 meses já pagaste o rpi , o RPi ligado todo o dia, 365 dias deve dar uns 5 eur ano de energia

Conforme já foi aqui referido, não será boa ideia utilizares alojamento na cloud para teres o HA. Entre as diversas razões já apontadas, saliento outras: segurança, elevada latência, perder temporariamente a comunicação o que pode causar lentidão e até perderes estados dos equipamentos e afetar automações, … No que respeita ao valor dos consumos energéticos de um pi ligado 24/7/365, acho que não deves ficar muito assustado… são muito baixos e, garantidamente, nem vais notar diferença na conta da eletricidade.

Tendo em consideração os dados infra , temos um consumo limite do RPI de 6,4W, portanto no limite terias 6,4Wx24hx365dias =~ 56kW ano , considerando 15cent/kW , terias 0,7€ /mês 8,5€/ano
A minha config do HA deve estar a ter consumos na ordem dos 4W o que dá os tais 5Eur que disse anteriormente.
image
https://www.pidramble.com/wiki/benchmarks/power-consumption

1 Curtiu

Em termos de segurança não tenho grandes problemas, porque os dispositivos que eu tenho não são actuadores, apenas monitorizadores, mas não quer dizer que não venha a ter…
Mas não descarto a hipótese de comprar um raspberry pie, mas como inclui algum investimento inicial (ao contrário da cloud da google que tem um crédito de cerca de $300 para novos registos, pelo menos daria para experimentar sem custos), gostaria de perceber melhor como funciona a integração.
Uma das coisas que não gosto na cloud da Shelly é que com o Shelly EM mostra na app o consumo instantâneo em W, mas esse valor não é guardado em lado nenhum, e eu gostava de fazer um gráfico com esses valores, para perceber a variação ao longo do dia e para saber o máximo para ver se posso baixar a potência contratada. Isso é possível fazer no HA (penso que seria por MQTT e com um plugin para o HA tipo grafana para fazer os gráficos, mas não sei se com o MQTT dá para definir com que frequência se obtêm os dados do device, neste caso queria uma coisa segundo a segundo, ou 2s no máximo)?
Outra coisa que não aprecio é relativamente ao H&T; por um lado mostra o min e max entre duas horas (ex.: entre as 15:00 e 16:00) mas eu gostava de saber a temperatura exacta em cada instante (com um pequeno erro claro, porque no caso deste device ele apenas manda nova info se houver uma variação maior do que um determinado treshold, mas se não mandar nada durante 2h por exemplo sei que nesse intervalo o gráfico é uma linha horizontal apesar de a temperatura poder ter variado algumas décimas de grau), e também gostava de ter um gráfico de comparação entre dois H&T (interior e exterior). Neste caso até por http consigo fazer, porque o Shelly permite definir um URL que ele chama quando ultrapassa os tresholds, é uma questão de registar isso numa BD e depois fazer o gráfico, mas talvez com MQTT fique melhor…

Será que podem dar uma ajuda, nem que seja links para tópicos sobre este assunto?


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade