Ajuda com Shelly EM 50

Boas a todos,

Estou a ponto de desistir do meu Shelly EM após várias tentativas, venho aqui procurar alguma ajuda ou se alguém já passou pelo mesmo. A premissa é simples: instalei um shelly pro EM 50 no quadro que mede a entrada total de energia numa pinça e a placa de indução na outra pinça. Ambas estão corretamente instaladas, penso, mas incluo fotografias abaixo.

O problema é que o shelly mede constantemente abaixo do consumo real. Isto comprova-se tanto pelas leituras do quadro como pelo facto de ter ~90% das tomadas de casa também com medição individual e o somatório destas também mede sempre acima do valor reportado pelo shelly. Sei que o shelly tem alguma margem de erro, mas deveria ser na casa de 1% e tenho diferenças de 15 a 20%.

Deixo algumas fotografias abaixo. O shelly está ligado num disjuntor de 10A (a vermelho na foto) que só tem uns switches ethernet ligados, mas penso que isso não tem qualquer influência nas medições. O shelly está ligado por wifi de momento, planeio ligar por cabo, mas também penso que não será esse o problema. Já experimentei meter a pinça em várias posições, afastar de todos os outros cabos, nada ajuda.

Qualquer ajuda é bem vinda. E qualquer questão adicional, posso responder.


Obrigado desde já.

a primeira premissa de que a margem de erro é 1% está errada:

a tolerancia de erro é de 1% na voltagem e 2% em intensidade de 0 a 5 amperes, e 1% para mais de 5 amperes.

isto quer dizer que a soma de todos estes erros pode ser maior do que aquilo que pensas porque a equação usada para calcular a potencia e a energia consumida é W=VxI será a multiplicação dos dois valores medidos, juntado a isto o facto das pinças se calhar não estarem calibradas tens talvez ai o erro que vês.

Boas, obrigado @Duarte_Santos
A questão das pinças não estarem calibradas é um bom ponto. Já pensei em tentar fazer calibração, mas o shelly apenas permite calibrar uma pinça através da outra. Ora, se eu não sei se qualquer uma está bem calibrada, como é que resolvo isto?

se calhar o mais importante seria confirmares a tensão de leitura no shelly com a de um multimetro e acertar já esse valor, e depois nas pinças talvez fazer a calibrarão do shelly e ver se diminui o erro. Podes sempre depois testar a pinça numa carga unica conhecida, como um secador ou uma torradeira, equipamentos com cargas resistivas sem variações.

tendo um multimetro que meça intensidades dá sempre para calibrar a pinça mas é preciso ter cuidado.


Copyright © 2017-. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade