Boas a todos,
Estou a ponto de desistir do meu Shelly EM após várias tentativas, venho aqui procurar alguma ajuda ou se alguém já passou pelo mesmo. A premissa é simples: instalei um shelly pro EM 50 no quadro que mede a entrada total de energia numa pinça e a placa de indução na outra pinça. Ambas estão corretamente instaladas, penso, mas incluo fotografias abaixo.
O problema é que o shelly mede constantemente abaixo do consumo real. Isto comprova-se tanto pelas leituras do quadro como pelo facto de ter ~90% das tomadas de casa também com medição individual e o somatório destas também mede sempre acima do valor reportado pelo shelly. Sei que o shelly tem alguma margem de erro, mas deveria ser na casa de 1% e tenho diferenças de 15 a 20%.
Deixo algumas fotografias abaixo. O shelly está ligado num disjuntor de 10A (a vermelho na foto) que só tem uns switches ethernet ligados, mas penso que isso não tem qualquer influência nas medições. O shelly está ligado por wifi de momento, planeio ligar por cabo, mas também penso que não será esse o problema. Já experimentei meter a pinça em várias posições, afastar de todos os outros cabos, nada ajuda.
Qualquer ajuda é bem vinda. E qualquer questão adicional, posso responder.
Obrigado desde já.