Ajuda com shelly e sonoff automação no HA

Ora bem, partindo do principio, depois de me ter metido neste vicio da automacao, uma das ultimas foi substituir um estore manual por um eletrico. Logico que nao tinha instalacao para os dispositivos. A parte da alimentacao resolvi facil porque perto havia uma tomada, e portanto o motor está ligado num shelly2.5 e a funcionar top pela app da shelly ou pelo home assistant. No entanto há alturas em que nao se torna pratico para abrir/fechar o estore usar o telemovel ou o tablet, e portanto necessitava de algo físico, um interruptor. Como não tinha instalação para isso, e nao quiz andar a partir paredes para instalar tubos e caixas decidi comprar um sonoff tx 3ch e pensei eu depois faço uma automacao. La mandei vir o tx sabendo que ia utilizar 2canais e no terceiro ficaria virtualmente para a automacao…

Primeiro problema como tenho os sonoffs com firmware original e adicionados no ha pelo hacs, os mesmos nao sao detetados como dispositivos mas sim como entidades e nao consegui fazer a automacao. Proximo passo foi flashar tasmota no interruptor. Este problema ficou resolvido mas apareceu outro, o shelly so me permitia selecionar a percentagem que queria abrir

Apos algumas voltas descubri que se colocar chamar serviço/cover toogle ja abre e fecha, o meu problema é que 1 clique abre 100% e outro fecha 100%. O que eu queria era 1clique abre, outro clique stop, outro clique fecha, outro clique stop e assim sucessivamente. Alguem pode dar umas dicas? Obrigado

Boa noite,

A tua ideia seria clicar e abrir, clicar e parar, clicar e fechar, certo?

Uma forma seria existir um input select para fazer isso. Para saberes a última instrução.

Malta entendida em NodeRed diria te que isso era bem fácil lá.

Eu vou dar a minha opinião para fazer directamente com automações. Com base na posição do estore ele ou começa a abrir ou fechar. Sempre apenas uma dessas dependendo se está acima ou abaixo dos 50%. Fazes a verificação com o “choose”.

Antes disso tudo fazer um choose para saber se ele está em movimento e caso esteja vais parar.

Acho que com isto fica funcional e não precisas de entities extra.

Em relação a esse cover eu não tenho estores logo não sei o que isso faz.

Sim a ideia é a que falaste inicialmente, so que os meus conhecimentos ainda nao chegam a esse nivel, portanto nao faço ideia como usar isso do choose.

Podes fazer na UI. Isto equivale a um “switch case”.

Para cada ação existe um condition. Talvez terás de usar um “template” para saber a posição do estore, ou então a condição numérica pode ser suficiente.

image


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade