Ajuda com probleme Ble

Ola pessoal. Ando aqui doido com um “problema” nos bluetooth.

Todos devemos saber que com as ultimas actualizações foi adicionado suporte para bluetoth.

Eu tinha os meus sensores ble da xiaomi adicionados, com um esp e esphome, mas decidi experimentar diretamente atraves do homeassistant. Instalei então o passibe Ble monitor através do hacs, e apos configuração o mesmo encontrou 5 dispositivos (quando eu so tenho 4 sensores da xiaomi). Fui verificar a aparece-me um ibeacon (aparentemente parece ser um Apple AirTag), o problema é que aqui em casa ninguem utiliza apple, e que saibamos nao temos nenhum airtag. É uma moradia, e acho que as casas dos vizinhos nao estão suficientemente perto para o home assistant detetar.

Verifico também que este dispositivo altera o mac adress e o ble major constantemente de 10 em 10 min aproximadamente…
Como utilizamos Android ja utilizei a aplicação que a apple disponibiliza para verificar se temos alguma airtag por perto, mas nao me aparece nenhuma.

Ando aqui a dar em tolo com isto, porque ja tentei desligar tudo o que penso ser bluetooth e nada faz desaparecer aquele dispositivo… alguem com o mesmo problema/situação??

Bluetooth_proxy no esphome.

E não se usa nada no HA.

Muito menos o ble_passive do hacs.

Caso nao seja detectado.

Usar as integrações oficiais xiaomi ble e bthome

Então e porque???

Se temos hardware capaz de tratar do assunto, porque é que devemos “duplicar” o hardware??

Qual é o problema do passibe Ble monitor??

Ppr acaso eu experimentei a integracao oficial que detectava os termómetros, mas os valores nao chegavam ao HA

Vai ser descontinuado quando o BLE do HA amadurecer

pois. Esperemos que entretanto façam algo muito idêntico. Porque realmente os sensores estão a funcionar muito bem com o passive BLE.

Mas na verdade o que me está “a matar” é mesmo aquele ibeacon que eu nao faço ideia que porcaria é aquela.

Pertence a algum vizinho.

Como bluetooth nativo nao precisas do ble_monitor.

No meu caso apenas converti os meus esphome para bluetooth proxy.

Nem a pen usb bluetooth uso, porque a cobertura é fraca.

Mas cada caso é um caso.

Falando de coisas nativas:

Só é preciso da integração Bluetooth com usb ble ou ble interno.

De resto são só as integracoes xiaomi ble e bthome, e esse ibeacon…

Nordic nrf connect

E segue o sinal

Não creio que estejam suficientemente perto os meus vizinhos para os conseguir apanhar. mas mais estranho é que se o Raspberry os conseguisse “cheirar” quando toda a gente diz que tem um bluetooth fraco, então era provável que se eu coloca-se no mesmo sitio o telemovel com a app da apple para detetar as tags, tambem as conseguisse detetar certo??? mas a app nao deteta nenhuma tag.

já instalei, mas não percebi nada daquilo.

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt

FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade