Ajuda com primeira automação

Boa noite meus amigos, venho usando o HA a algum tempo, mas ainda não tinha feito nenhuma automação.
Gostaria da ajuda dos amigos, estou usando o HA para automatizar algumas funções em meu sistema solar.
Ate consegui adicionar os switches e fazer as mudanças manualmente, mais agora gostaria de automatizar algumas funções.

1º - Meu sistema é off grid e tem um sistema de baterias. Quero colocar para quando atingir o limite minimo da bateria o sistema mude a a energia da concessionária. Estou utilizando um Relé de 4 Canais.
image

Ate criei a automação, mais no caso eu gostaria que ele mudasse apenas 3 relés e ele esta mudando todos os 4 relés. No caso estou utilizando 3 reles dos 4 disponiveis para a automação do sistema solar o outro rele eu quero utilizar para automatizar uma tomada com pisca pisca de natal.

- id: '1537994776041'
  alias: Mudar Rede Ar Solar <=> Concessionária
  trigger:
  - below: '25.9'
entity_id: sensor.voltagem_das_baterias
platform: numeric_state
  - entity_id: switch.rede_solar
platform: state
  condition: []
  action:
  - service: switch.turn_on

Então no caso eu gostaria que apenas os 3 reles que são nomeados como. Rede_Interna, Rede_Externa, Rede_Ar sejam mudados e no caso o Switch nomeado como Tomada_Pisca_Pisca não mudasse, pois é nela que preciso criar uma nova automação para ligar e desligar uma tomada de acordo com o nascer e o por do sol.
Ficou grande, mais gostaria da ajuda dos mais experientes. Alguem sabe o que posso fazer??

@Mauricio_Lima quando publicares código deves sublinhar o texto que queres transformar em código e clicar no icone </>. Deverá existir um espaço antes e outro depois do bloco de código para que funcione correctamente. O código em Yaml é muito sensível aos espaçamentos e sem o código devidamente formatado não te poderemos ajudar.

O teu problema nessa automação é estares a dar o comando switch.turn_on sem definires quais os equipamentos que queres ligar. O Home Assistant não pode adivinhar o que queres fazer… Deves utilizar algo deste genero:

- service: switch.turn_on
  entity_id:
    - switch.alpha
    - switch.beta
    - switch.delta

Tens também outro problema (aparentemente) que é o teres nomes de entidades com maiúsculas. As entidades devem ser sempre definidas com letra minúscula.

Ah sim, muito obrigado pela explicação, aparentemente consegui fazer mais agora pintou outra duvida ou probelma.
Ao tentar mudar novamente da rede concessionaria para a rede solar, não consigo. O switch desliga e religa imediatamente.
Preciso ir no switch da automação e desligar a automação pra só assim conseguir mudar a rede.

- id: 'Mudar_Rede_Ar'
  alias: Mudar Rede Ar Solar <=> Concessionária
  trigger:
  - below: '26.1'
    entity_id: sensor.voltagem_das_baterias
    platform: numeric_state
  - entity_id: switch.rede_ar
    platform: state
  condition: []
  action:
  - service: switch.turn_on
    entity_id:
      - switch.rede_ar

@Mauricio_Lima por favor faz o que o Jorge te indicou mais acima, ao partilhares código terás que o fazer da forma correcta, caso contrário é difícil te puder ajudar.

Corrigido. Não me atentei ao espaço antes e após o bloco.

2 Curtiram

Isso acontece porque estás a usar o switch.rede_ar como trigger e ao mesmo tempo é uma action. Ou seja se mudar o estado do switch a acção é ligar o switch e como o switch mudou de estado vai activar de novo o trigger… e fica em loop.

Experimenta tirar o switch do trigger ou definir no trigger a posição do switch com, por exemplo:

- entity_id: switch.rede_ar
  platform: state
  to: off

Em to: coloca o valor retornado pelo switch (pode ser Off, off, 0,…)

Fiz o que aconselhou e deu erro na configuração.

- id: 'Mudar_Rede_Ar'
  alias: Mudar Rede Ar Solar <=> Concessionária
  trigger:
  - below: '26.1'
    entity_id: sensor.voltagem_das_baterias
    platform: numeric_state
  - entity_id: switch.rede_ar
    platform: state
    to: Off
  condition: []
  action:
  - service: switch.turn_on
    entity_id:
      - switch.rede_ar

Tenta assim:

- id: 'Mudar_Rede_Ar'
  alias: Mudar Rede Ar Solar <=> Concessionária
  trigger:
  - below: '26.1'
    entity_id: sensor.voltagem_das_baterias
    platform: numeric_state
  - entity_id: switch.rede_ar
    platform: state
    to: 'Off'
  condition: []
  action:
  - service: switch.turn_on
    entity_id:
      - switch.rede_ar

Agora foi. Se não for abusar muito da boa vontade dos amigos.
Estou com essa segunda automação que desliga a rede interna da casa quando não tem ninguem em casa.
Mais o que acontece pe que durante a noite a rede tambem esta desligando e não quero isso. Como faria pra que isso não ocorra durante a noite?
Gostaria tambem que a mesma religasse quando eu voltasse pra casa, utilizo o ping para verificar se meu celular ou o da esposa esta em casa.

- id: 'Desligar_Rede_Interna_Solar'
  alias: "Desligar rede interna quando não tiver ninguem em casa"
  trigger:
    platform: state
    entity_id: group.all_devices
    to: 'not_home'
    for:
      minutes: 5
  action:
  - service: switch.turn_off
    entity_id:
      - switch.rede_interna_solar

Este tópico foi automaticamente fechado 90 dias após a última resposta. Novas respostas não são permitidas.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade