Olá a todos!
Novo por aqui, tal como para o tema home automation (não totalmente em branco)
Mudei-me recentemente, e estou a ponderar expandir a rede dos devices Zigbee mas ainda não estou à vontade para perceber o que comprar, onde e como instalar, em termos de eficiência vs. custo vs. benefício.
O que tenho de momento (herdei os devices do anterior proprietário) é o seguinte, nos sítios assinalados.
O router é da Vodafone 1Gbps, está ligado ao mesmo o Gateway SGWZ 1 A1 (Silvercrest/Lidl) e um switch de 8 portas para alimentar a rede nos quartos e sala. Infelizmente (ou não!) todos estão instalados dentro da porta das comunicações na entrada de casa. Obviamente, o sinal na zona da Suite, jardim e alpendres é mesmo muito fraco.
Por isso mesmo, do outro lado da casa na suite, tenho um ONT/repeater Huawei OptiXstar K562. A ideia foi aproveitar a cablagem de rede no quarto para expandir de forma eficaz a rede para aquele lado da casa e na zona do jardim e eventualmente aos alpendres. Neste momento consigo médias de 400Mbps (nada mau!) nessas zonas.
Deixo aqui o esquema:
Os devices Zigbee são comutadores de estores (Aliexpress), instalados dentro das caixas das teclas na parede.
Ontem abri as caixas todas para fazer reset e adicionar os mesmos na app Lidl Home (não sei porquê mas ainda não consegui adicionar o Gateway na app Smart Life).
Os comutadores Zigbee são estes:
(na Suite apenas)
Para já, deparei-me com dois problemas:
-
Comutador Zigbee do quarto dos fundos (13.31 m2): após 3 ou 4 tentativas lá o consegui adicionar na Lidl Home. No entanto, aparece com fequência como Offline. O ONT estava temporariamente colocado nesse quarto, a cerca de 1 metro de distancia do comutador. Será que o comutador por algum motivo se estava a ligar ao router na sala, que quase não tem sinal ali?
-
Na suite, não consegui ligar o comutador Moes à app.
Meto em modo reset, fica a apitar durante 1/2 minutos, mas a app nunca consegue detectar e adicionar.
Tentei 4 vezes, sem sucesso.
A idea era no imediato colocar os comutadores operacionais e começar a brincar um bocadinho com as regras de automation nas apps – só para lhe apanhar o jeito.
Entretanto, delinear um plano para remodelar/expandir a rede e automatismos usando o Home Assistant.
Do que vi até agora é o que pretendo usar, até porque o NodeRED abre um mundo de possibilidades
Tenho algumas ideias para implementar aqui em casa, como por exemplo, controlar duas ventoínhas de tecto, os AC’s, 3 Ipcams exteriores, colocar sensores movimento em locais estratégicos para certos eventos, controlar iluminação exterior, e obviamente com o tempo mais coisas serão adicionadas.
Daí também querer continuar no protocolo Zigbee, tanto quanto possível.
Na Mauser, já tenho na calha o Home Assistant Green + o Home Assistant SkyConnect (PEN USB).
Só ainda não encomendei porque… será mesmo isto que preciso para o sistema base?
Por exemplo, nem fazia ideia que para o Home Assistant se conectar aos devices Zigbee precisava de um hub (SkyConnect, no caso, se não estou enganado!). Num tutorial no YT é que descobri que afinal preciso do hub, o HA Green por si só não é suficiente
PS: e acabei de arranjar lenha para torrar o orçamento nos próximos tempos
Obrigado desde ja pela ajuda, sugestões e explicações que puderem dar