Ajuda com colocaçao de sensor CT em medidor de consumo

Boas,

Recebi ontem o meu medidor de consumos RPICT e já consegui configurar tudo e por os inputs a aparecer no EmonCMS .

No entanto, o valor do meu CT1 é completamente errado em relaçao ao que devia estar a indicar como consumo (cerca de 30/40W quando devia ser 500/600)

Alguém me pode dizer o que posso estar a fazer mal sff ?

Aqui está 1 imagem de onde coloquei o sensor :

No disjuntor principal tem o cabo de fase castanho em entrada e depois mais um cabo castanho na saída, que foi onde coloquei o sensor !

Teoricamente este cabo castanho é a fase e deve ser aí que coloco o sensor certo ?

Edit : Mudei o sensor para o fio fase que entra no disjuntor mas agora os valores de leitura sao demasiado elevados ! Um aquecedor de 1800w está a ler 6000W :expressionless:

Poderá ter alguma coisa a ver com nao ter espaço para folgar o cabo dentro do sensor ? Teve de ficar encostado a uma das paredes interiores em vez de estar com folga no meio .

A primeira coisa que me vem À cabeça é estares a usar o CT errado, a segunda é não teres calibrado isso.

1 Curtiu

O ct e este de certeza!

aqui o calibrar acho que e so ajustar a escala no EmonHub mas além de me parecer muito estranho que a escala de 1 tenha de passar a 0.3 para os valores se aproximarem, há disparidades grandes entre os consumos baixos e altos .

Por exemplo, o meu consumo mínimo está a 200 o que deve ser próximo do real, mas se ligo um aquecedor que gasta 2000w detecta-me 2300 .

Se estiver a escala para o aquecedor dar os 2000 que devia entao os consumos baixos ficam inferiores ao que deviam …

Não conheço esse medidor para te dar uma ajuda maior. Porque dizes que o CT é esse de certeza? Tens foto do CT?

Digo que o CT é este de certeza porque é o que é vendido e recomendado pelo vendedor das boards e porque ele diz especificamente que tem de ter um resistor , que o outro modelo identico o SCT013-030 nao tem !

Entretanto já está tudo a funcionar, era efectivamente problema da calibraçao porque nao estava a utilizar o factor de calibraçao correcto para o meu sensor de 30A mas antes o default de 100A !

Nao tinha encontrado esta informaçao em nenhum lado mas lá consegui chegar a uma tabela com os factores de calibraçao recomendados para cada resistencia e agora parece-me estar bastante mais preciso .

No entanto ainda me dá a sensacao de que nao é completamente linear porque a fazer o teste com o aquecedor que gasta 2000W se faço a calibracao para dar os 2000w entao os consumos mais baixos parecem ficar ligeiramente aquém do que era suposto, se calibro para os consumos baixos baterem certo entao o aquecedor dá-me um valor superior ao esperado .

Ainda nao consegui tirar a limpo porque para fazer o teste estou a utilizar uma coisa destas :

E também uma tomada inteligente Tecking SP22

Ambos dao valores algo diferrentes com uma variancia que chega a 100W, pelo que nao sei qual ou se algum dos 2 está correcto !

O motivo de ter perguntado se tinhas a certeza foi porque por vezes os CTs vêm enganados…

Mas bem me pareceu que o problema era de calibração. Existem sempre diferenças entre equipamentos porque usam métodos diferentes de medição. As medições feitas com CT têm sempre um pequeno problema: o cálculo da potencia é feito assumindo um valor fixo da tensão, e como o valor da tensão varia em função de vários factores tens sempre um erro na medição.

A minha board nao usa valor fixo de tensao, usa a tensao real que é obtida através de um transformador uniformizado e recomendado pelo vendedor para uma mediçao precisa dos valores de voltagem .

O problema pelo que estive a ler no fórum openenergymonitor é que os CT só sao precisos até um determinado valor mínimo de amperagem e pelos vistos a mediçao de consumos baixos é um calcanhar de aquiles dos sensores CT , que sao muito sensíveis aos erros de fase com correntes baixas, devido à forma como funciona o núcleo .

No caso dos SCT-013000 o valor mínimo de precisao é de 10A e a partir daí começa a perder …

Sim, esse é de facto um problema comum dos CTs. Quando puderes coloca uma foto do transformador e respectivas ligação e também um link para esse equipamento.

Sim já estava a pensar faze-lo :wink: Junto com um guia de como configurar em Node Red tomadas Teckin da Tuya que nao podem ser flashadas nem com o último Tuyaconvert 2.0 .

Força nisso @Tripton!

P.S.: Consta que saiu uma nova versão do Tuyaconvert com novidades.

Ja vi mas infelizmente continua a nao funcionar para estas ultimas tomadas tuya uma vez que muitas delas ja nao trazem o chip ESPXXX .

EU comprei algumas Teckin SP22 na Amazon e trazem todas chip RTL, que nao funciona com nenhuma versao do TuyaConvert .


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade