Ajuda - Código com time e presence

Preciso de ajuda com o código seguinte. Quero que a luz se acenda quando chego a casa dentro de um determinado horário. Algo está mal pois não funciona. Obrigado :slight_smile:

- alias: ligar luz
  initial_state: True
  trigger:
    platform: time
    at: '16:29:00'
    platfomr: state
    entity_id: device_tracker.fern
    to: home
  condition:
    condition: and
    conditions:
      - condition: state
        entity_id: device_tracker.fern
        state: not_home
      - condition: time
        after: '16:29:00'
        before: '19:02:00'
      - condition: time
        weekday:
        - mon
        - tue
        - wed
        - thu
        - fri
  action:
  - service: light.turn_on
    entity_id: light.luz_escritorio_6

Se queres que a luz acenda quando chegas a casa o trigger tem de ser o que quer que detecte que chegas a casa. A hora é condição para acender ou não…

Basicamente tiras o primeiro trigger, e a primeira condição e tens isso feito. E atenção que tens platform mal escrito.

Muito obrigado, vou ver se amanhã funciona, o código fica então assim:

- alias: ligar luz
  initial_state: True
  trigger:
    platform: state
    entity_id: device_tracker.fm
    to: home
  condition:
    condition: and
    conditions:
      - condition: state
        entity_id: device_tracker.fm
        state: not_home
      - condition: time
        after: '16:29:00'
        before: '19:02:00'
      - condition: time
        weekday:
        - mon
        - tue
        - wed
        - thu
        - fri
  action:
  - service: light.turn_on
    entity_id: light.luz_escritorio_6

Então dizes que o trigger é tu estares em casa e nas condições dizes que acende se não estiveres em casa??

Se já tens o tracker no trigger não tem de estar em mais lado nenhum…

Pois, mas eu quero que acenda não quando estou em casa mas sim quando chego a casa… Contudo, se estiver em casa, não quero que acenda…

Estás a dizer o contrário do que escreveste no código… E achas que o HA distingue quando chegas a casa e quando perdes o sinal e voltas a ter?

Não cabe ao HA mas sim ao life360 determinar se estou em casa e até agora não falhou, preciso de ajuda para escrever o código direito, podes ajudar?
Obrigado

O life360 só diz se estás em casa ou não. O resto tem mesmo de ser o HA a interpretar. Uma das coisas que utilizei foi o sistema de presenças extendidas para contornar algumas limitações do HA.

Se utilizares isto, passas a ter novos estados. Se acabaste de chegar o teu estado é just arrived, se estiveres em casa mais de x minutos (ajustável no código) o teu estado é home.

Assim podes ter uma automação que acenda a luz apenas se o teu estado for ‘just arrived’ mas não noutros estados. E isso vai dispensar o tracker na condição.

1 Curtiu

@Fernmac não leste o que eu escrevi no meu post acima. Contudo se queres algo melhor segue o que o Jorge te disse…depois é ir testando…e tentar encontrar a melhor maneira.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade