Ajuda a iniciado: qual sistema aconselhado

Olá ,

Sou iniciado nestas andanças e apesar de ter comprado já 3 ou 4 coisas da xiaomi (Wifi e zigbee) tenho encontrado vários problemas, o que me tem feito pensar se não deveria mudar de sistema.

Já ouvi falar em ambiente Tuya, em 2 ou 3 apps diferentes mas estou perdido.

Coisas que valorizo: sistema que falhe sempre, se possível sistema e equipamentos para Europa, utilizar uma só App para gerir e sempre de uma forma simples.

Um grande obrigado para quem me conseguir dar umas luzes!!

HomeAssistant seria um bom sítio para começar

@mqdias olá, a resposta seguinte ao teu post refere que podes usar o Home Assistant como via de interligação dos teus equipamentos.
Não sei quais os equipamentos wifi e zigbee que tens.

Podes referir quais são?
Já tens também algum equipamento onde possas instalar o Home Assistant?
Caso queiras avançar com o HA podes consultar o fórum para que possas aprender mais sobre esta plataforma. Aconselhamos a leitura deste tópico.
De outro modo não damos suporte a qualquer aplicação com uso de clouds sejam elas percententes à xiaomi,tuya etc… (salvo raras excepções ) como por exemplo como usar essas apps para conseguir obter credenciais necessárias para a comunicação desses mesmos produtos como o Home Assistant.

Caros, fico muito grato pela respostas cuidadas.
Pesquisei acerca do tema e de facto verifico que quando me inscrevi no fórum não tinha a noção no que é que me estava a meter.:relaxed:

Talvez um dia mais tarde, mas nesta altura isto parece-me demasiado avançado. Nesta fase queria usar equipamentos com recurso a uma App, ou seja, para utilizadores básicos.

Aproveito por isso para perguntar se têm conhecimento de algum outro fórum onde possa encontrar ajuda mais apropriada.

Um bem hajam a todos que me responderam!!

Já que estás de “saída” só posso desejar o melhor sucesso em outras plataformas… por isso recomendo procurares soluções KNX. Garantidamente irás ter excelentes resultados.

Malta, pelos vistos não estou de saída…tenho feito umas pesquisas e visto uns vídeos no YouTube e fiquei rendido…acho que vou avançar…
Já vi que necessito se um raspberri pi, mas já começam as dúvidas se é o 3, 3+, 4, onde poderei arranjar já com caixa e transformador de alimentação etc.

Vou começar a pesquisar no fórum por respostas a todas estas dúvidas que começam a surgir, mas se alguém quiser já mandar umas dicas, so fico agradecido!

Obrigado

@mqdias excelente opção e bem vindo de volta!

Podes começar pelo Rpi 3B+, a Mauser tem todo o equipamento necessário (Rpi, caixa, fonte de alimentação,etc). Caso possas compra um disco SSD de 120Gb (e respectivo cabo USB de ligação) em vez de um cartão SD.

Bem vindo… de volta,

Podes começar até num PC velho ou no atual e fazer uma VM para o hass.io… assim, o investimento inicial seria zero.

Olá caro Jorge, obrigado pela resposta. Essa capacidade de memória é importante? Para este tipo de uso justifica -se?

Obg!

Caro Luís, peço desculpa pela ignorância, mas o que é uma VM? E isso do hass.io é o programa.
Prometo que hoje à noite vou ver se arranjo mais um tempinho para estudar mais um pouco.

Mas já agora, uma questão prática: para testar e já que tenho 3 equipamentos xiaomi, posso instalar o programa num PC e tentar fazer um primeiro teste? Só mesmo para esse efeito, já que depois o vou desligar, mas assim poderia ir aprendendo qualquer coisa…

Obg!!

Uma VM é uma virtual machine (máquina virtual). Podes instalar um software no pc (caso o mesmo permita e tenha recursos suficientes) como o virtual box ,vmware, …e depois montar uma VM com o hassio.

No caso de ser um pc antigo também é possível. Depende do equipamento em causa.

Contudo, se não tiveres muitos conhecimentos em informática, provavelmente, será mais facil e simples um raspberry pi.

2 Curtiram

Falei em 120Gb porque deve ser o mais pequeno que se consegue comprar porque até 32Gb serão suficientes.

Podes instalar isso mas para usares os equipamentos Zigbee da Xiaomi precisas de uma gateway da Xiaomi ou de outro equipamento compatível que substitua a gateway (CC2531, Conbee, etc.)

Já tenho a gateway. Vou tratar de mandar vir o raspberri para ver se começo a desbravar caminho.

Ja tive a pesquisar e a versão 3 B+ está esgotada na maior parte das lojas Portuguesas.
Queria saber se a versão 4 B também é uma possibilidade ou se por algum motivo há preferência pela 3 B+.

Obrigado

Sim. Existe para pi4b e será mais rápido do que o pi3b+.

Conforme imagem abaixo, estes são os sistemas recomendados:

Podes fazer o download oficial em:

Mais uma vez, muito obrigado! Vou seguir as indicações :wink:

O Rpi 4 ainda não é totalmente suportado pelo HA (embora funcione) por isso talvez a melhor opção seja o 3B+.

Não me parece que esteja esgotado…

https://mauser.pt/catalog/index.php?cPath=1667_2620_1672

Nesse link só aparecem as versões B e não as B+…
E já agora, não encontro a versão 32 bit. Só a de 64…


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade