Ajuda a entender os reles inteligentes sonoff vs shelly - electricidade

Olá a todos

tenho dois equipamentos: um Sonoff BASIC R2 e um shelly plus plug

No caso do shelly, posso ligar a qualquer ficha electrica, da direita para a esquerda ou ao contrario, isto é, nao faz diferença se ponho o terminal 1 no polo neutro e o 2 na fase, ou ao contrario.
De igual forma, ligo qualquer electrodomestico na entrada, quer seja da esquerda para a direita ou ao contrario, uma vez mais nao há crise nenhuma com a posicao da ficha.

Já o SONOFF tem claramente referências ao rigor de conectar o fio da fase num sitio e o fio do neutro noutro, e o mesmo quanto à saida.

Espero que me tenha feito entender, quanto ao que digo .

Aquilo que gostaria de vos perguntar é se posso tratar o sonoff como faz o shelly, isto é, se posso ligar os fios em qualquer posicao, ou se o equipamento irá fritar

o que eu queria, tal como se pode fazer com um qualquer shelly, é ligar uma ficha electrica femea na saida do sonoff, e uma ficha macho na “entrada” do sonoff, e poder ligar numa qqualquer tomada ou extensao, sem andar com medo da polaridade

segue uma imagem ilustrativa do shelly, que nao liga nenhuma aos fios

shelly-plug

e uma imagem do que eu quero fazer com o sonoff

(não liguem à qualidade das fichas, nem dos desenhos, o que interessa é a ideia :slight_smile: )

acham possivel ?

eu acho que sim, nao terá problema

obrigado e cumprimentos a todos

a polaridade só é importante em corrente DC. em correntes AC não existe muito essa importância exceto em raros casos. neste caso tanto o sonoff como o shelly funcionam da mesma forma, a diferença está que numa posição o rele do aparelho corta o neutro, noutra posição o rele corta a fase do equipamento. o ideal será sempre cortar a fase, mas isso nestes aparelhos é difícil de controlar sem um Voltímetro para medir.

https://forum.cpha.pt/uploads/default/original/3X/3/c/3cf92fe7f9ae57822d3b4f40dffe73613e594032.jpeg

se vais fazer isto aconselho vivamente a usar fichas com terra e a passar o terra directamente de uma ficha para a outra.
fora isto podes ligar a ficha da maneira que quiseres que o aparelho irá sempre funcionar.

Viva Duarte, obrigado pela resposta

é essa de facto a ideia que eu tinha

cada aparelho tem apenas um relé, portanto pode “cortar” apenas uma linha:
ou corta a fase, ou corta o neutro

se “acertarmos” na fase, o aparelho fica mais seguro, é claro, mas doutra forma, é tão “seguro” como uma qualquer outra tomada

quanto à questão da “linha de terra” , sim, concordo, logo vejo como implemento a coisa, em termos estéticos e mecânicos

só simplifiquei a pergunta ao máximo, para facilitar a sua análise do problema em caso

obrigado uma vez mais


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade