Boa noite comunidade.
Preciso de ajuda para tentar resolver um problema que tenho na minha rede de casa.
Tenho contrato Meo com um FGW GR241AG na gama de IP normal.
A ele tenho ligado por cabo, à porta 1, o meu Home Assistant - Uma box android Tanix TX3.
Na porta 2 tenho ligado por cabo à porta Internet do primeiro módulo (Master) D-Link (COVR-1100 HW:A1 FW:1.07) em modo bridge. A este tenho ligados, por wifi, mais 3 módulos, que me permitem ter internet nas outras divisões e no sótão. Nele configurei uma rede wireless.
No FGW tinha criada uma rede sem fios, com a qual configurei todos os dispositivos HA e tenho tudo a funcionar bem. Sei que cometi o erro de novato ao não criar uma rede exclusiva para a domótica.
Depois de constatar alguns cortes de sinal de internet na casa e de pesquisar, percebi que não tenho a configuração mais correta de internet e tentei corrigir/melhorar a situação. Por isso coloquei o D-link em modo bridge.
Recebi conselhos que apontam que talvez a melhor configuração fosse desligar o wireless do FGW e configurar tudo pelo D-Link, mas quando tento fazer isso recebo uma mensagem a dizer que tal não é possível numa rede Mesh.
Outro fator que também não consigo resolver é que tenho as duas redes wireless atuais com o mesmo SSID, pois quando tento mudar alguma delas (no FGW) há dispositivos que caem e tenho dificuldade em reconfigurar.
Não sei muito bem como (talvez por desespero) mas na semana passada coloquei o Master COVR em modo router - liguei o cabo da porta 4 do FGW à porta Internet do COVR - e coloquei o FGW em modo bridge. Tudo genial, velocidades que nunca tinha tido e a rede Mesh a distribuir maravilhosamente bem. O problema é quando acedia ao Home Assistant (que manteve o IP, talvez por estar ligado por cabo) tudo o que não está ligado por Zigbee desligou-se (ou mudou o IP, presumo eu porque assumiu outra máscara???). Ainda comecei o processo de reconfiguração, mas logo desisti porque ainda são muitos e alguns nem conseguia acesso a eles, penso eu que por estar a aceder a eles pela rede do COVR e eles estavam a apanhar a gama de IPs do FGW (cabo).
A custo - ligando por cabo ao FGW e ao COVR lá consegui reverter a situação e é nela que agora me encontro, na esperança de conseguir a ajuda de uma alma carinhosa.
Peço desculpa se este não é o resumo mais “resumido”, mas pareceu-me a forma mais breve de tentar explicar o cenário.
Agora o meu pedido: Queria a vossa ajuda para, tendo em conta o hardware que tenho, tentar configurar tudo corretamente, se possível, sem ter de reconfigurar os dispositivos do Home Assistant.
Espero não vos ter importunado muito e apelo ao vosso sentido de partilha de sabedoria. Ficarei eternamente grato caso consigais que este meu imbróglio se solucione.
Bem hajais pela paciência.
Abraços.
Miguel Martins
Eu tenho o meu router Nest (com Mesh) ligado ao do MEO e não tenho mais nada na MEO (a não ser a box deTV, claro). Tenho uma unica rede em casa, wifi +lan, gerida pelo Nest.
Desliguei tudo no MEO.
HA na rede Nest.
Olá Pedro. Bom dia e bem hajas pela resposta.
Como tens ligado? Na MEO tens como Bridge, certo?
Eu tentei fazer isso mesmo, mas não consigo desligar o Wireless no FGW.
O outro problema é que se desligar o HA do FGW vou ser, muito provavelmente, obrigado a reconfigurar tudo novamente.
Abraço.
Não tenho mesh da mesma marca mas o conceito é o mesmo: quando ligas um outro router ao teu router principal (MEO) tens duas hipóteses de base (1) bridge ou (2) router.
Quando ligas por bridge é conveniente mudares o DNS para criares uma nova rede/ gama de IPs (basicamente separas a rede da MEO da tua nova rede.
No teu case entendi que tens o router do mesh em modo router (usas a mesma gama de IPs da MEO), o que por vezes funciona sem problemas e outras não, porque alguns dispositivos não gostam de ligar com outros em partilha de recursos como banda de IP. E no teu caso ainda mais porque partilhas o SSID.
A minha sugestão é ligares o router mesh em modo bridge com outro DNS e banda de IP e não usares o mesmo SSID do router da MEO (se possível desliga este para evitar (alguns) ataques externos). Pode dar um pouco de trabalho como reconfigurar o HA mas vale a pena o trabalho. Depois de o fazeres mete IPs fixos nos dispositivos smart que tenhas controlados pelo HÁ para eles se ligarem mais rápido quando a rede falhar
Olá.
Muito obrigado pela tua resposta.
Vou ponderar e depois decidirei.
Grande abraço