Ajuda a configurar rede wireless / Home Assistant

Boa noite comunidade.
Preciso de ajuda para tentar resolver um problema que tenho na minha rede de casa.
Tenho contrato Meo com um FGW GR241AG na gama de IP normal.
A ele tenho ligado por cabo, à porta 1, o meu Home Assistant - Uma box android Tanix TX3.
Na porta 2 tenho ligado por cabo à porta Internet do primeiro módulo (Master) D-Link (COVR-1100 HW:A1 FW:1.07) em modo bridge. A este tenho ligados, por wifi, mais 3 módulos, que me permitem ter internet nas outras divisões e no sótão. Nele configurei uma rede wireless.
No FGW tinha criada uma rede sem fios, com a qual configurei todos os dispositivos HA e tenho tudo a funcionar bem. Sei que cometi o erro de novato ao não criar uma rede exclusiva para a domótica.
Depois de constatar alguns cortes de sinal de internet na casa e de pesquisar, percebi que não tenho a configuração mais correta de internet e tentei corrigir/melhorar a situação. Por isso coloquei o D-link em modo bridge.
Recebi conselhos que apontam que talvez a melhor configuração fosse desligar o wireless do FGW e configurar tudo pelo D-Link, mas quando tento fazer isso recebo uma mensagem a dizer que tal não é possível numa rede Mesh.
Outro fator que também não consigo resolver é que tenho as duas redes wireless atuais com o mesmo SSID, pois quando tento mudar alguma delas (no FGW) há dispositivos que caem e tenho dificuldade em reconfigurar.
Não sei muito bem como (talvez por desespero) mas na semana passada coloquei o Master COVR em modo router - liguei o cabo da porta 4 do FGW à porta Internet do COVR - e coloquei o FGW em modo bridge. Tudo genial, velocidades que nunca tinha tido e a rede Mesh a distribuir maravilhosamente bem. O problema é quando acedia ao Home Assistant (que manteve o IP, talvez por estar ligado por cabo) tudo o que não está ligado por Zigbee desligou-se (ou mudou o IP, presumo eu porque assumiu outra máscara???). Ainda comecei o processo de reconfiguração, mas logo desisti porque ainda são muitos e alguns nem conseguia acesso a eles, penso eu que por estar a aceder a eles pela rede do COVR e eles estavam a apanhar a gama de IPs do FGW (cabo).
A custo - ligando por cabo ao FGW e ao COVR lá consegui reverter a situação e é nela que agora me encontro, na esperança de conseguir a ajuda de uma alma carinhosa.
Peço desculpa se este não é o resumo mais “resumido”, mas pareceu-me a forma mais breve de tentar explicar o cenário.
Agora o meu pedido: Queria a vossa ajuda para, tendo em conta o hardware que tenho, tentar configurar tudo corretamente, se possível, sem ter de reconfigurar os dispositivos do Home Assistant.
Espero não vos ter importunado muito e apelo ao vosso sentido de partilha de sabedoria. Ficarei eternamente grato caso consigais que este meu imbróglio se solucione.
Bem hajais pela paciência.
Abraços.
Miguel Martins

Eu tenho o meu router Nest (com Mesh) ligado ao do MEO e não tenho mais nada na MEO (a não ser a box deTV, claro). Tenho uma unica rede em casa, wifi +lan, gerida pelo Nest.
Desliguei tudo no MEO.
HA na rede Nest.

1 Curtiu

Olá Pedro. Bom dia e bem hajas pela resposta.
Como tens ligado? Na MEO tens como Bridge, certo?
Eu tentei fazer isso mesmo, mas não consigo desligar o Wireless no FGW.
O outro problema é que se desligar o HA do FGW vou ser, muito provavelmente, obrigado a reconfigurar tudo novamente.
Abraço.

Não tenho mesh da mesma marca mas o conceito é o mesmo: quando ligas um outro router ao teu router principal (MEO) tens duas hipóteses de base (1) bridge ou (2) router.
Quando ligas por bridge é conveniente mudares o DNS para criares uma nova rede/ gama de IPs (basicamente separas a rede da MEO da tua nova rede.
No teu case entendi que tens o router do mesh em modo router (usas a mesma gama de IPs da MEO), o que por vezes funciona sem problemas e outras não, porque alguns dispositivos não gostam de ligar com outros em partilha de recursos como banda de IP. E no teu caso ainda mais porque partilhas o SSID.
A minha sugestão é ligares o router mesh em modo bridge com outro DNS e banda de IP e não usares o mesmo SSID do router da MEO (se possível desliga este para evitar (alguns) ataques externos). Pode dar um pouco de trabalho como reconfigurar o HA mas vale a pena o trabalho. Depois de o fazeres mete IPs fixos nos dispositivos smart que tenhas controlados pelo HÁ para eles se ligarem mais rápido quando a rede falhar

1 Curtiu

Olá.
Muito obrigado pela tua resposta.
Vou ponderar e depois decidirei.
Grande abraço


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade