Aeotec Z-Stick: Unknown Devices sem explicação

Bom dia,

Primeiro que tudo, votos de Feliz Natal para todos os utilizadores deste forum.
Já o sigo há algum tempo mas é a primeira vez que coloco um post.

Tenho Home Assistant (versão hassio 193) com um controller Aeotec Z-Stick Gen5.
De há uns tempos para cá, sem explicação aparente e de uma hora para outra, todos (ou perto disso) os meus devices zwave ficam em estado “unknown”. Torna-se necessário um (ou vários reboots) ao host para que os volte a detectar, embora fiquem sempre um ou outro em estado unknown, mas apenas como entidade.
Se for ver a configuração de Zwave, os nodes estão correctamente detectados em estado complete, mas depois na secção de devices aparecem como “unknown node:xx”. Certo é que as entities no painel aparecem-me como “Entity not available” e não faço ideia como resolver.
Nos logs do OZW, quando faço heal network ou heal node, comunica tudo com sucesso. Mesmo forçando novo reboot, continuam neste estado, o que me obriga a remover estes nodes e voltar a adicioná-los para voltar a poder utilizá-los.

Já alguem passou por uma situação semelhante ou que me possa dar alguma sugestão adicional?
Já re-instalei o host de raíz (NUC com Ubuntu), já fiz reset manual ao Z-stick e aos devices todos e voltou a acontecer ao fim de algum tempo (2 semanas).

Obrigado.
Um Feliz Natal.

Cumprimentos,
Hugo Almeida


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade