Adicionar Shelly que está ligado a outro Shelly

Bom Dia,

Tenho um Shelly Plus 1 no portão de fora, e como não se consegue ligar de forma estável à rede principal da casa, configurei a Wifi 2 desse dispositivo para se ligar a um Shelly Plus 1 PM que está mais próximo.

Está tudo funcional, mas não consigo adicionar esse Shelly Plus 1 ao Home Assistant, porque como tem um IP diferente, não deteta.

Para já consigo usá-lo porque está a funcionar através da integração da Smartthings, mas existe alguma maneira de o poder adicionar diretamente?

Obrigado.

1 Curtiu

Já experimentaste adicionar através de IP e configurar o coiot em unicast?

1 Curtiu

Boas @luuuis,

O coiot em unicast usei em dois Shelly Motion 2, pois foi a unica maneira de integra-los no HA.

Em relação a este Shelly Plus 1, não existe essa opção.

Pelo que li a configuração coiot é apenas para dispositivos de 1ª geração.

O que eu fiz hoje foi desativar a Wifi 2 e obrifar o shelly a se conectar novamente ao Wifi 1 (rede do HA).

Com isso consegui integra-lo. Voltei a ativar a Wifi 2 e agora vou testar se conseguirei usar o dispositivo na mesma.

Pelo menos com o Smartthings funcionou, vamos ver com o HA.

Obrigado.

Para gen2, a config está aqui: https://www.home-assistant.io/integrations/shelly/#shelly-device-configuration-generation-2

1 Curtiu

Bom dia, @dcnilas11 .

Consegui connectar o shelly de gama diferente da rede no HA?
Estou com o mesmo problema com o Shelly 1PM da primeira geração, mesmo actualizando o coiot para o IP do HA.

Atentamente

Diogo Reis

1 Curtiu

Boa Tarde @Diogo_Reis ,

Ainda não.

Mesmo tendo alterado a configuração proposta pelo @pvieira84 o Shelly não funciona diretamente no HA.

Eu consigo funcionar com ele, por intermédio da integração Smartthings.

1 Curtiu

Há ou não conectividade a nível de rede entre o HA e esse Shelly, através do IP de uma subnet diferente? Desconheço a geração Plus e o que permitem fazer com as interfaces WiFi.

Só com alguma espécie de proxy ou porta adicional.

Mas desconheço o funcionamento.

De resto seria preciso rotas estáticas.

Não dá para aceder a esse Shelly com o IP que ele tem de estar ligado a outro Shelly.

Caso prático:
Shelly A - 192.168.1.2
Shelly B - 192.168.1.3

Shelly A ligado ao wifi do Shelly B, fica com os seguintes endereços:

  • 192.168.33.2
  • 192.168.1.3:8002

Quando o Shelly A está ligado ao Shelly B, eu consigo aceder à sua configuração pelo IP: 192.168.1.3:8002, mas não consigo adicionar no HA com este endereço.

Dizes que o Shelly A funciona através do SmartThings por isso concluo que o Shelly B está a fazer de proxy para a Shelly Cloud.

Consegues configurar MQTT no Shelly A? Pode ser uma forma de dar a volta à coisa, se o Shelly B reencaminhar as mensagens. Se bem me lembro a utilização MQTT costumava desactivar a Shelly Cloud.

1 Curtiu

Bom Dia @luuuis,

Se calhar pode ser uma solução sim.

Queria ver se o conseguia fazer com a própria integração Shelly, sem ter de configurar o MQTT para apenas 1 dispositivo.

Mas se calhar não tenho outra hipótese.

Obrigado.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade