Aconselhamento UPS

Olá, gostava de um conselho para o seguinte:
Tenho um “sistema” de alarme com HA (hassio em Raspberry Pi) que já me salvou!..
Gostava de o tornar mais robusto, garantindo que o HA e eventualmente o router ficam ligados, em caso de corte de corrente. O que aconselham, uma situação dedicada ao Raspberry, ou simplesmente um UPS normal com potencia suficiente para aguentar com o router e o HA ligados por 30/60min em caso de corte de corrente?
No caso de ser uma solução só dedicada ao Raspberry existe algo +/- plug and play?
Obrigado.

Acho que devias apostar antes numa UPS para alimentar os equipamentos de rede e o raspberry.

Escolhe uma que tenha ligação USB para a poderes integrar no Home Assistant e poderes configurar para fazer shutdown ao raspberry quando a carga da bateria estiver a chegar ao fim e ainda não tenha voltado a energia. Desta forma evitas corrompoer os dados no cartão de memória do raspberry quando o desligas sem fazer shutdown antes.

Por pouco mais de 50€ já compras uma UPS de 700VA com ligação USB. :wink:

2 Curtiram

Pois, também pensei que sim, vou procurar… Não me importo de investir um pouco nisso.
Algum exemplo de equipamento?

Olá bom dia

eu tenho uma pequena UPS que alimenta:

  • RPI
  • Router
  • Sirene (uma ups de rpi não suporta a sirene…)
  • sensores PIR COM FIO (desenvolvimento por mim com MCP23017. comunicação I2C por GPIO)
  • Leitor RFID COM FIO para ativar e desativar Alarme
  • sistema de vídeo CCTV… com fio… CLARO

Para mim… na segurança… é tudo com fio
Sensores de porta/janela… ok… por Zigbee
mas PIR… com fio.

É muito fácil bloquear as comunicações 2,4Ghz, cortar a energia… e cortar a fibra…
Se eu puder ajudar… diz

Bom dia, Não consigo ter tudo por cabo, mas os sensores Zigbee reportam diretamente ao rasparei pi. E já me salvaram… A sirene tem o seu back up e dispara ao corte de energia. A ideia era acrescentar uma ou duas boas cameras PoE. Por isso acho que seria importante manter cameras e router também no UPS. Quanto ás notificações será que deveria por um modem GSM, ou coisa do género, para não depender só da fibra para as saída? (Nem sei se isso existe com compatibilidade com o HA?)
E se puderem aconselhar um UPS que conheçam… Obrigado!

A UPS a escolher vai depender do dinheiro que queres gastar…
Estabelece um valor limite e depois é ver nas várias lojas o que se consegue comprar por esse preço.
Compras online de UPS tens de ter em conta o valor dos portes devido ao elevado peso das UPS.

As mais conhecidas são as APC e Eaton… Escolhe uma, não necessáriamente desta marca, com ligação USB para poderes integrar no HA.

Exemplo UPS

Uma coisa destas serviria?

Viva Pedro

Mais uma ideia, um sistema UPS em 24VDC (não olhes para a confusao de cabos)


Todo o equipamento que tenho é identico ao teu , tenho rpi, router NOS, router interno, AP, cameras wifi, PIR´s, gateway zigbee, Automato …etc… tudo a trabalhar em DC , por isso, ‘para mim’ nada como esta solução.
Os 24V são necessarios para automato , depois para obter toda as outras tensões uso step down´s , 12V para os pir , router´s , AP, 5V para rpi,cameras , gw zigbee.

Quanto à segurança, o que o Gustavo diz qt a ter tudo por “fio” tem toda a razão, podem cortar tudo no exterior, mas tens a UPS e as automações que podem tentar dar a ultima ajuda enviando alarmes antes de levarem com um balazio.
Para completar e aumentar as hipoteses de enviar alarmes , no Gustavo falta ainda uns sistema transmissão GPRS e outro LoRa, e um cabo para troca de alarmes como o vizinho (se for um gajo porreiro).

A melhor protecção contra roubo… nada como ser um teso e não ter nada para roubar, ter no maximo um carro, se possivel com mais de 10 anos e todo amassado e sem outros sinais de riqueza, de tal forma que consigas que até me deixem uma sopa à porta :slight_smile:

PS: Para uma necessidade pontual de 230VAC , tenho um inversor que se alimenta do sist, 24VDC, só me falta um sistema solar , não tenho pk seria um sinal para o exterior que tinha €€€ para gastar

1 Curtiu

Pois, bom ponto de vista, se está tudo em DC, para quê por um UPS com saída em AC… :wink:

Eu tenho estado a ver também, vou precisar de 2 já que infelizmente o meu armário de comunicação não dava para centrar tudo por limitações de espaço.
Pelo que li, as APC já não são o que eram antigamente todos falam muito bem das Eaton além que são bem compactas.
Também vi referência as ciberpower.
Relativamente a comunicação também pensei num módulo para poder enviar SMS, sugestões? Seria fácil integrar com homeassistant?

1 Curtiu

Podes também ver as Salicru que são das melhores na relação qualidade/preço.

1 Curtiu

Quanto a SMS: Tenho lido que algumas daquelas pens de internet USB da Huawei etc, dao para utilizar, não sei se será muito difícil de configurar? Alguém tem experiencia com isso. Até tenho uma antiga aqui em casa sem uso, mas é um modelo não listado no HA. Acho importante ter SMS por que a net pode falhar em casa, ou no meu telefone…

Sabes se todos os modelos dão para integrar no HA?

Se tiverem ligação USB ou serie é quase certo que o addon NUTS vê a UPS.

1 Curtiu

Ainda nem entrei no mundo HA (mas estou quase!) , mas lembrei-me de contribuir . Como ligação à rede alternativa não seria viável usar um telemóvel barato para fazer um hotspot alternativo? Sempre que o HA perde-se a internet liga-se pelo mesmo.

Mais vale alimentar tudo.

O meo movel não dá ip público .

NOS também não, só no Kanguru.

Não sei se estou a ver mal, mas experimentei agora fazer um hotspot (via Meo). E pesquisar o perguntar o meu IP ao Google e ele indicou-me um IP público.

Têm visto como são os consumos da UPS, já carregada e em Stand by?
Isso parece-me um factor importante.

Eu tenho a APC Back-UPS 850VA para alimentar o sistema de vigilância NVR, o NUC (onde está o Home-Assistant), router da NOS (a funcionar como modem) e o router da Asus (com Dual Wan onde tenho um hotspot da MEO ligado em load balance)
O alarme tem um sistema independente com baterias e avisos por GSM.
Alem disso a casa tem um gerador, a UPS só precisa de aguentar 1 min, depois entra o gerador.

Procuro uma Ups para ligar os seguintes equipamentos:

  • Gravador nvr da reolink
  • mini PC

Em caso de falhar a energia, toda os equipamentos de domotica com bateria continuam a comunicar com o HA, certo? Quero que o HA continue a funcionar porque vou ter o sistema de alarme do HA. Que cuidados devo ter para ficar precavido do sistema de alarme continuar a funcionar quando faltar a energia?

Vou ter um bastidor com o router do operador + router USG da ubiquiti + Switch para ligar os APs, estes 3 equipamentos.
Faz sentido estes 3 equipamentos estarem ligados à UPS? Ou não ganho nada com isso?


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade