Acionar controle RF comum usando D1 Mini e Tasmota

Boa tarde amigos! Gostaria de uma ajuda, se possível. Acredito que o @Maddoctor poderia me ajudar!

Aqui no condomínio mudaram a controladora da porta da garagem para RF Rolling Code, inutilizando o meu Broadlink RM PRO :frowning:

Não vou me render! hehe

Pensei em ligar um D1 Mini rodando Tasmota para acionar o botão do controle físico, assim consigo configurar ao HA e abrir a garagem como fazia antes.

Não estou conseguindo achar a configuração correta no Tasmota, tentei colocar o GPIO como relay1 e ligar o mesmo junto com GND no botão físico do controle, mas não consigo acionar. Seria mais ou menos assim:

A cor azul seria um GPIO e o vermelho o GND do D1. Quando eu encosto os dois fios, ele ascende o LED do controle, isto é, a ideia funciona hehe

Porém preciso configurar apenas para acionar por menos de 1 segundo (talvez usando pulse?), simulando o pressionar do botão fisicamente. Assim configuro no HA um switch ou algo parecido MQTT. Pensei até em criar apenas um script com publish mqtt direto para o Tasmota, acionando o GPIO para dar curto no controle. Teria que pensar no correto switchmode, pulsetime, powerretain, etc.

Alguém poderia me ajudar? Obrigado!

Olá,Eu fiz isso em tempos mas de uma maneira muito mais “arruaceira” como estás só a usar um botão eu faria de forma simples, que era colocar um palito nesse mesmo botão ou um pouco de fita isoladora, e depois usar um simples rele ligado na alimentação da pilha.
Ou seja sempre que a pilha tivesse alimentação por parte do rele… por meio segundo… o portão abria, e caso tivese novamente alimentação por mais meio segundo o portão fechava.

Pois é… queria fazer funcionar direto no D1. Tentei também usar como LED, pois ele ascende o LED quando acionado, passando energia. Infelizmente não funcionou também. Teria que ter uma maneira de cortar essa corrente entre o GPIO e o GND manualmente pelo D1.

Vê este video, ele tem a parte 2 do video tambem, talvez te ajude

1 Curtiu

Bem, a forma como tens isso ligado é uma receita para rebentar com o wemos… Estás a alimentar 12v aos pinos dele! Não podes fazer isso assim… A forma mais simples é colocar um relé no wemos e depois os 2 fios que vão para o botão do comando é que estão ligados ao relé…
Outra alternativa seria usares um sonoff basic modificado para baixa voltagem no relé…
Claro,depois terias que usar pulsetime 5,por exemplo…

1 Curtiu

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade