Acesso Remoto MEO

Boas,

Sou novato nestes temas de homeassistant e com poucos conhecimentos de IT. Instalei o Homeassistant num raspeberri 4 e tenho estado a adicionar algumas integrações e pequenas automações.

Estou naquela parte em querer aceder ao homeassistant remotatemente… segui o seguinte tutorial :https://www.youtube.com/watch?v=zbchVXoMskk&list=PLRGoz5ESP1EExwSAGmeB0Go-va8Bgxgjf&index=3&ab_channel=SpeaktotheGeek

Consegui fazer grande parte das configurações, mas chego à parte de configurar o router e não consigo. Tenho um router da MEO, no entanto o meu Homeassistant está numa outra rede wifi fornecida por um TP Mesh (que está ligada via ethernet ao router da MEO). Como devo proceder?

Obrigado desde já pela vossa atenção.

Um bem haja,
PO

eu recomendo não seguir esse tutorial para acesso remoto! a comunidade e o próprio home assistant, já disse e recomendou o uso de VPNs para acesso remoto ao HA em vez de abrir portas e expor o HA directamente na net.
Não é seguro usar o método que sugeriste alem de ser demasiado complexo para a malta nova.

segue este canal: https://www.youtube.com/watch?v=5rFWcukwCzU

Obrigado pela ajuda.

Já alterei o processo. Segui o teu tutorial, usei o Tailscale e funciona na perfeição :wink:

5 estrelas.

1 Curtiu

Embora já esteja resolvido, acrescento só uma dúvida. Considero que a VPN é mesmo a melhor solução a nível de segurança, mas se não abrirmos a porta ao HA para o exterior, como conseguimos ter o Google Assistant ou Alexa sem ter que pagar pelo Nabu Casa (que considero muito elevado pelo que oferece).

não tenho esses assistentes nem tenciono ter, logo para mim é um “não problema”… obviamente que se alguém quiser ter pode causar problemas, mas do meu ponto de vista não deveria haver problemas fazendo uma VPN que permita acesso á rede local e net (é só uma ideia visto que tenho wireguard e tem essa opção).

Também utilizo o Wireguard para acesso à rede interna, seja para gamas específicas ou para todo o tráfego o assistente da Google não permite configurar vpns…

curioso no HomeKit não tenho esse problema.

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt

FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade