Acende sozinho? Desliga com Automatização!

Boas comunidade!

Este é apenas um exemplo prático que poderá ser aplicado a outras situações/dispositivos!

Hoje trago a solução para um “problema” que tenho, nomeadamente com luzes a serem ligadas após falha energética, e sim, é mais frequente do que eu gostaria…

Como isto pode acontecer a qualquer hora do dia, estando em casa ou não, tem sido complicado de gerir estes acontecimentos, desde que tenho uma UPS consegui criar uma automatização para o efeito, no entanto, alguns cortes de energia eram tão mínimos que a UPS não acionava, ou seja, a luz permanecia ligada.

Tendo em conta que este “problema” não é um problema mas sim uma questão de segurança pois, no caso de existir um problema no Home Assistant, conseguimos na mesma ligar/desligar a luz com os interruptores normais, descobri uma forma de dar a volta à situação!

Para o efeito, utilizamos uma automatização em que o trigger seja a luz ser ligada, mas com uma condição muito simples, através de um template com a condição:

{{ trigger.to_state.context.user_id == none }}

Ou podemos usar a seguinte para casos onde tenhamos um switch físico e a de cima anule a autoimatização

{{ trigger.to_state.context.parent_id == none }}

Desta forma estamos a utilizar o Contexto do trigger e verificamos se o user é “ninguém” e aqui user aplica-se também se for um botão, automatização, etc, o importante a reter é que o valor será none sempre que “ninguém” tenha ligado a luz propositadamente.

Espero ter ajudado nesta simples situação!

Abraço

1 Curtiu

Boas,

Um pequeno EDIT:

Caso a luz se desligue quando a acionam por um botão, estilo Xiaomi Switch, e a mesma desligar, em vez do user_id usa-se o parent_id

{{ trigger.to_state.context.parent_id == none }}

Abraço

Viva.
Tive esta automação a funcionar até a pouco tempo mas agora deixou de funcionar.
Não liga á condição e aciona sempre as acções.

O que poderá ter mudado ?

Obrigado


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade