Abertura porta de varanda para gato

Bom dia,

Tenho aqui um pequeno projecto que gostava de inputs para perceber qual o melhor método para efectivar isto.
Tenho uma porta na cozinha que dá acesso a uma varanda semi-fechada, nessa varanda tenho a caixa de areia, o comedouro e o bebedouro (PetKit) da minha gata, no entanto, como a varanda é semi aberta no inverno manter a porta aberta faz com que a casa fique gelada, por isso lembrei-me de colocar um motor na porta para abrir a porta. Comprei este motor Tuya, o abridor de janela automático com braço deslizante de 24 V é usado para abrir a janela batente de 90 graus - AliExpress 30 que vou ligar com um Shelly Wave Shutter para abrir e fechar a porta. A porta tem um trinco, por isso para garantir que a porta é aberta e fechada corretamente vou colocar uma fechadura inteligente, tenho uma Yale Linus ali a marinar…

Problema
Quero abrir a porta quando a gata se aproxima (a porta abre para fora senão ainda levava a gata à frente) e quero fechar a porta assim que a gata volta da varanda (não vou fechar a porta enquanto a gata está na varanda pelo facto de que nesse caso a porta abre para fora e logo ia bater na gata, embora os gatos sejam muito ágeis). Estou a pensar o que posso usar para detectar que a gata se aproximou da porta e que ela voltou. Podia usar um sensor de movimento ou um sensor de presença, mas eventualmente teria que usar dois (dentro e fora para detectar a direcçao) mas não quero que a porta abra sempre pois pode ser apenas alguém na cozinha que não quer sair (Para os humanos, vou criar uma automação que quando destranco a porta com o Yale, o motor é acionado e fica aberta ou um botão zigbee, também vou colocar um sensor na porta para verificar o estado).

Em suma, alguém tem alguma ideia para criar a automação apenas para a gata? Pensei numa coleira com um chip NFC ou RFID mas isso implicava que a gata tivesse que se encostar a algo o que é inviável.

primeiro que tudo para isto funcionar o yale Linus tem de ter um sinal do trinco aberto durante um tempo especifico para fazer a porta abrir ou arriscas te a tentar abrir a porta ainda trancada e danificar alguma coisa.
no entanto na minha opinião tendo o motor para abrir e fechar a porta o trinco é desnecessário e só complica as coisas, eu removia o trinco da porta, simplificar!

segundo para detectar objectos vais precisar de uma camera e de um sistema de deteção de objectos, isto parece ser perfeito para home assistant e frigate. o frigate consegue detectar objectos e direções e zonas.
sensores de movimento não vão ser muito bons para isto e pode acontecer a porta fechar com o gato lá dentro. Talvez Sensores mmWave mas mesmo assim preferia frigate.

o motor de abertura e fecho já tem fins de curso para saber a posição do mesmo, alem de que pouco ou nada serve nesta situação, algo que deverias ter na porta é uma fotocelula para detectar pessoas/animais entre a porta, para a porta nunca fechar quando detectar objectos nessa zona, tal como funciona com os portões de garagem.

mais simples só comprando isto e abrir um buraco na porta:

1 Curtiu
  1. Claro, o comando para abrir a porta só vai ser dado ao Shelly depois de o Yale reportar que a porta está aberta, no Yale podes definir o tempo que ele segura o trinco que deve ser suficiente para o motor abrir a porta até o trinco já não ser um problema.
  2. Queria evitar colocar câmeras para não ter uma parafernália de cabos só para automatizar a porta, na verdade a solução mais simples seriam dois Bluetooth Beacons que detectassem um Bluetooth tracker na coleira da gata, mas ando a ver onde compro e quais compro (mais uma vez se conseguir arranjar algo que funcione a bateria perfeito, caso contrário uso ESPHome)
  3. A gateira era o ideal no entanto a minha porta é uma porta de alumínio com painéis em vidro duplo, acho que abrir um buraco num vidro duplo é capaz de não ser boa ideia além de que é uma casa alugada

Depois de ver o pedido de ideias, também me lembrei do Frigate, pela capacidade de detetar animais.

Também me lembrei de um simples detetor de pressão, para reagir ao peso do gato. Há um material, o Velostat, que muda a resistência consoante a pressão. Deverá dar para colocar um valor mínimo e máximo, para reagir só ao gato.

Um exemplo: https://github.com/sonole/Pet-Velostat-Pressure-Sensor

No entanto, depois de ver a porta gateira, que desconhecia, até fico a pensar se não ficaria mais em conta e seguro trocar a porta ou mandar cortar o vidro… quando deixasses a casa, ficava lá a gateira ou a porta batia com força com o vento e metias ao seguro da casa!

pois, sendo assim, sem poderes mudar grande coisa na casa fica difícil e como não queres cameras.
só te posso aconselhar os sensores de presença mmWave, são muito mais precisos e podem funcionar da forma que pretendes.

Também já considerei sensores mmWave dado a sua precisão, estava a pensar, se for por esse caminho, ter dois, um junto á porta e outro na varanda para controlar a passagem e assim poder dar o comando de abertura e de fecho

terás de experimentar para ver se funciona bem.

Já pensaste invés dessa porta , teres uma porta automática que sobe , tipo as usadas nas galinhas ?

Acho que era mais fácil implementar uma porta para gatos nesse caso

Copyright © 2017-. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt

FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade