A-touch ou KNX, sistema wired ou wireless

Olá. Estou a construir uma casa e quero ter um sistema de domotica. A casa é grande, parte da estrutura antiga (parede grossas e de pedra) e uma instalação amadora (por mim) com Google Home ou Alexa não seria boa ideia. Falaram-me então de duas opções - KNX e A-touch. A primeira já vi e li bastante informação, da segunda só sei que são uma empresa Portuguesa e que dão boa assistência. Alguém com mais contexto sobre estas duas opções que me possa ajudar a tomar uma decisão? (Custos, configurabilidade, … ).

Outra questão é: pelo que li, ambos são wired. Alguém que já tenha tentado uma solução wireless (ou híbrida) numa casa grande e com a configuração que descrevi?

Bem-vindo a comunidade,

A resposta direta e curta é: KNX.

Em Portugal, tens inúmeras empresas a dar excelente assistência e soluções em KNX, de diversas marcas (muito conceituadas) podendo conviver todas dentro do mesmo sistema.

Neste fórum, tens uma categoria sobre KNX, com exemplos e diversos relatos de outros membros.

No que respeita a segunda questão: ao utilizares o HA não só é possível interagir, como podes enviar para dentro do knx outros equipamentos baseados em distintas formas de comunicação como: zigbee, wifi,… obtendo assim uma solução híbrida que, na minha opinião pessoal, será o ideal.

1 Curtiu

Muito obrigado @Luis_Andrade! De qualquer forma, já ouviu ou sabe quem tenha feito pela outra tecnologia? Prós e contras em comparação? Sei que o principal é uma ser standard e a outra ser priorietario (de uma empresa).
Obrigado

1 Curtiu

Não conheço e não sei de ninguém que já tenha instalado. Por isso, não posso dar qualquer tipo de opinião. Contudo, se for um sistema proprietário tens os inerentes problemas associados já por ti identificados… em matéria de decisão, isso será algo que só tu podes dizer se faz sentido. Pessoalmente, nunca iria optar por um sistema que tivesse limitações em termos de integração, versatilidade, multimarca, certificação,… pelos motivos que acima referi.

1 Curtiu

Foge de sistemas proprietários (A-touch neste caso) sempre que possível! Se a empresa falir, ficas sem suporte… Além disso, dependerás sempre dos mesmos para assistência sem teres alternativas. Por último, Touch não é para todos. Eu, por exemplo, detesto…

1 Curtiu

Uma vez mais, muito obrigado @Luis_Andrade.

Olá Nuno, obrigado pela partilha. @Maddoctor consegues inumerar alguns pontos do porquê de detestares? Ou é um pouco pelo que o @Luis_Andrade refere na resposta acima?

A minha experiência com Touch é manhosa… Habitualmente acabas por ter de usar a palma da mão em vez dos dedos …
Nada como “feedback” físico…


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade